Skip to content
whey protein

Se você está começando ou tem experiência intermediária na prática de musculação, é provável que já tenha se deparado com informações sobre o Whey Protein, um dos suplementos mais renomados no contexto das academias. Devido à sua frequente conexão com o universo do fisiculturismo, é comum que algumas pessoas erroneamente acreditem que esse suplemento é destinado exclusivamente a atletas profissionais. Porém, será que isso não é apenas mais um mito?

O Whey Protein conta com diversos mitos, por muitas pessoas não entenderem completamente seu uso, assim como seus benefícios. Quer saber mais? O Blog da UnicPharma explica mais sobre.

Whey Protein

Atualmente, o Whey Protein é amplamente adotado por aqueles que buscam aumentar sua massa muscular e tem conquistado uma crescente popularidade no cenário fitness, incluindo também aqueles que têm o objetivo de reduzir gordura corporal.

No entanto, ao longo dos anos, uma série de equívocos surgiram em relação a esse suplemento, afetando a percepção que as pessoas têm a seu respeito. É possível encontrar frequentadores de academias que optam por não usar suplementos, com base no equívoco de que eles são destinados apenas a atletas de elite, ou até mesmo por receios infundados de que possam ser prejudiciais para o organismo.

1- Whey Protein engorda

Um dos mitos prevalentes em relação ao Whey Protein é a ideia de que seu consumo pode resultar em ganho de peso na forma de gordura corporal. No entanto, essa alegação é equivocada e carece de fundamento, pois tal aumento só ocorreria se houvesse um consumo excessivo de calorias em relação àquelas que são queimadas.

Contra as crenças equivocadas, o Whey Protein pode, na realidade, contribuir para o controle do peso, uma vez que sua natureza proteica auxilia na redução do apetite e aumento da sensação de saciedade.

Embora contenha calorias, a quantidade de calorias presentes no Whey Protein não é suficiente para provocar um aumento de peso em indivíduos que seguem uma dieta equilibrada. No entanto, é de extrema importância ressaltar que a incorporação do suplemento deve ser orientada por um nutricionista, que irá garantir que ele seja introduzido de forma adequada e integrado a uma alimentação saudável alinhada com os objetivos individuais.

2- Quanto mais, melhor…

Apesar de ser um suplemento altamente benéfico para a recuperação muscular, é importante não consumir quantidades excessivas de Whey Protein de uma só vez. A quantidade ideal de proteína a ser ingerida varia de acordo com fatores como idade, sexo, nível de atividade física e outros.

Isso se deve ao fato de que a nossa alimentação já inclui fontes de proteína provenientes de alimentos como ovos, carnes e leguminosas. Ao adicionar uma quantidade excessiva de Whey Protein, o corpo pode converter esse excesso em energia ou, em alguns casos, armazená-lo como gordura.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma ingestão diária de proteínas em torno de 0,8 gramas por quilograma de peso corporal para adultos saudáveis. Contudo, para atletas e pessoas que realizam atividades físicas intensas, as necessidades proteicas podem ser maiores. Assim, varia entre 1,2g a 2 gramas por quilograma de peso corporal.

Recomendamos sempre buscar orientação de um nutricionista para determinar a quantidade adequada de Whey Protein para você. Além disso, leve em consideração seus objetivos, dieta diária, rotina de treinos e outros fatores individuais. Um profissional de nutrição pode oferecer a orientação personalizada necessária para otimizar o uso desse suplemento em consonância com suas necessidades e metas.

3- Apenas fisiculturistas podem consumir

Ao contrário do que muitos acreditam, o Whey Protein não é reservado exclusivamente para fisiculturistas. Embora amplamente popular entre atletas profissionais devido aos seus benefícios no desenvolvimento muscular, esse suplemento pode ser utilizado por qualquer pessoa que busque aumentar sua ingestão de proteínas.

O aumento da ingestão de proteínas não se restringe apenas a atletas ou profissionais do fitness. Isso ocorre porque as proteínas são nutrientes essenciais para o organismo e desempenham um papel vital na síntese muscular, saciedade, função imunológica e recuperação pós-treino. Assim, até mesmo pessoas com o objetivo de perder peso ou de manter a massa magra podem colher benefícios ao incorporar o Whey Protein em uma alimentação saudável e equilibrada.

Um estudo publicado no American Journal of Physiology Endocrinology and Metabolism sobre o uso de Whey Protein em idosos para promover o ganho de massa muscular demonstrou que a ingestão de 35g resulta em uma maior absorção de aminoácidos. Por consequência, em sua utilização para a síntese de proteínas musculares. Portanto, a inclusão desse suplemento na dieta de idosos auxilia na preservação da massa magra. Além disso, contribui para o fortalecimento muscular e atua na prevenção da sarcopenia.

4- O Whey Protein consegue substituir o treino de resistência

O Whey Protein é uma ferramenta valiosa para ajudar na recuperação e no crescimento muscular após sessões de treinamento de resistência. No entanto, é fundamental entender que não pode substituir o próprio treino, sendo mais apropriado como um complemento.

O treinamento de resistência abrange atividades como levantamento de pesos, uso de resistência elástica e exercícios que usam o próprio peso corporal. Essas práticas têm como objetivo principal desenvolver força, resistência muscular e aprimorar a composição corporal.

É importante frisar que consumir Whey Protein sem realizar o treinamento correspondente dificilmente resultará em ganhos musculares visíveis. No entanto, ainda há benefícios: aumentar a saciedade, elevar a ingestão de proteínas de alta qualidade e até preservar a massa magra.

Em suma, o Whey Protein é mais eficaz quando utilizado em conjunto com um programa de treinamento de resistência adequado. Enquanto o suplemento pode contribuir para uma recuperação muscular mais eficiente e estimular o crescimento muscular, é o treino consistente e bem planejado. Dessa forma, desempenha o papel primordial na conquista de resultados significativos em termos de força e composição corporal.

5- Todos são iguais

Existem três tipos principais de Whey Protein, cada um com diferentes graus de processamento e conteúdo de nutrientes. São eles:

  • Whey Protein Concentrado (WPC): Contém cerca de 70-80% de proteína. Também retém pequenas quantidades de gordura e carboidratos. Oferece uma variedade de nutrientes benéficos presentes no soro do leite. Pode ser uma opção econômica e versátil;
  • Whey Protein Hidrolisado (WPH): Passa por um processo de hidrólise, que quebra as proteínas em fragmentos menores (peptídeos). É pré-digerido, o que pode facilitar a absorção e reduzir a possibilidade de causar desconfortos digestivos. Costuma ser bem tolerado por pessoas com sensibilidade à lactose.
  • Whey Protein Isolado (WPI): Possui um teor de proteína mais alto, geralmente em torno de 90% ou mais. Passa por um processo adicional para remover a maior parte da gordura e carboidratos, sendo uma escolha com menor teor calórico. Assim, é uma ótima opção para quem deseja aumentar a ingestão de proteína sem adicionar muitas calorias extras.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *