Skip to content

10 Tarefas do dia a dia que ajudam a queimar calorias

Quando você pensa em atividades físicas que ajudam a emagrecer, quais logo passam pela sua cabeça? Correr? Nadar? Andar na esteira? Levantar peso? Pois saiba que além desses exercícios existem outros movimentos que fazemos corriqueiramente em nosso dia a dia que podem nos ajudar a emagrecer, sem que ao menos notemos o esforço que estamos fazendo, em alguns casos.

E por mais que as atividades comuns da rotina não possam sozinhas fazer com que a gente emagreça – já que nem sempre são feitas com constância, intensidade ou durante muito tempo, e por isso não substituem a malhação – se aliadas a uma dieta balanceada e a uma rotina de treinos, elas contribuem para que o gasto calórico seja maior e assim auxiliam a nossa perda de peso.

Por isso, não deixe de conferir a lista abaixo com 11 tarefas comuns que ajudam a queimar calorias e a quantidade gasta, tendo como base o organismo de uma pessoa de 60 kg, de acordo com a Revista Exame.

Assim, da próxima vez que ficar em dúvida entre se jogar no sofá e passear com o cachorro ou dar uma forcinha na faxina em casa, você certamente se lembrará de como essas atividades podem ser benéficas.

1. Passear com o cachorro

Dar uma volta com o cachorrinho não somente deixa o bichinho de estimação mais feliz por passar um tempo de qualidade com você, como te ajuda a queimar 300 calorias em uma hora de passeio, que correspondem à mesma quantia que você ganha ao comer 100 g de linguiça calabresa, por exemplo.

2. Passar aspirador de pó

Quer unir o útil ao agradável? Então que tal queimar um pouco das calorias daquele pedaço de bolo de cenoura com cobertura de chocolate que você comeu de manhã e ainda limpar o chão da casa que já está acumulando sujeira? Basta passar uma hora passando o aspirador de pó. A tarefa gasta 350 calorias, o que equivale a um pouco menos da quantia presente no bolo, que é de 371 em uma porção de 50 g.

3. Tocar instrumentos musicais

Essa é para quem tem talento musical ou simplesmente gosta de tocar um instrumento durante o tempo livre. Vários deles ajudam a queimar calorias: flauta e piano gastam 140 por hora, o violão elimina 150, a guitarra e o baixo queimam 160 e a bateria gasta 230 em 50 minutos.

4. Tirar o pó dos móveis

Faz tempo que você não dá uma limpeza geral nos móveis da sua casa e eles estão bem empoeirados? Então aproveite para passar uma hora tirando o pó das estantes, mesas, cadeiras e tudo mais o que você tiver por aí, e gaste 200 calorias. Isso é um pouco mais do que você elimina ao fazer alongamentos – com a atividade são queimadas 180 calorias – e praticamente equivale a um alfajor de chocolate, que tem 190 calorias em 50 g.

5. Arrumar os armários

Aproveite que você tirou o pó dos móveis e dê uma organizada na bagunça dos seus armários. Passar uma hora fazendo isso elimina 160 calorias, o mesmo gasto obtido em meia hora leve de musculação e quase igual a 100 g de arroz-doce, que possui 164 calorias.

6. Segurar um neném no colo

Além de ser uma delícia, já que bebês são super fofos, carregar uma criança recém-nascida no colo equivale a 140 calorias a menos. Algo que você poderia adquirir comendo uma banana caramelada, por exemplo.

7. Subir escadas

Pode ser um dos primeiros passos para você começar a perder peso e se sentir mais disposto a praticar exercícios físicos ainda mais intensos. Esqueça que o elevador existe e suba e desça as escadas do prédio em que mora ou do local do seu trabalho e perca 310 calorias em meia hora, mesma quantidade presente em uma porção de 100 g de torta de camarão.

8. Fazer sexo

Como se alguém precisasse de desculpas para ter um momento de intimidade com o marido ou esposa, mas fato é que fazer sexo durante meia hora, além de ser prazeroso, consome 280 calorias. Isso equivale aproximadamente a um misto quente, que possui 283 calorias, e ao valor gasto em uma hora jogando basquete.

9. Massagear alguém

Seu namorado/namorada vive pedindo uma massagem, mas você sempre fica com preguiça e se recusa a fazer o favor? Pois nós temos um argumento que pode te ajudar a mudar de ideia. Massagear uma pessoa durante 30 minutos queima 110 calorias. Basicamente o mesmo gasto em uma partida de vôlei de meia hora, que elimina 110 calorias, e um pouco menos do que a quantia adquirida em uma paçoca de 30 g – que tem 114.

10. Cozinhar

Comer algo feito em casa já é mais saudável do que comprar alimentos industrializados pré-prontos ou fazer as refeições em restaurantes fast-food. Se for você mesmo que preparou o seu prato então, melhor ainda! Cozinhar durante uma hora queima 180 calorias, o mesmo consumido em 300 ml de chope.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *