Skip to content

10 Surpreendentes benefícios de malhar à noite

Você é daqueles que gosta de acordar logo cedo pela manhã e já fazer uma caminhada no parque ou ir para a academia? Mas e se você descobrisse que malhar no período da noite também tem lá os seus benefícios, você daria uma chance e trocaria o horário do treino? Não? Calma, antes de tomar a sua decisão final, dê uma olhada nos benefícios que treinar à noite pode proporcionar.

1. Você não precisa enfrentar a academia lotada

Se você já pegou uma manhã lotada na academia, com certeza sabe como isso é irritante. Seja por conta do banheiro lotado, pelo fato do aparelho que você quer usar não estar disponível ou o risco de encontrar alguém que não seca o equipamento que acaba de utilizar, pegar um dia cheio no local pode tirar o bom humor de qualquer um logo pela manhã.

Já quem frequenta a academia à noite tem menores chances de enfrentar esses tipos de problemas, tendo em vista que o local geralmente não fica cheio de gente nesse período.

2. As regras são mais flexíveis

Outra vantagem de não frequentar a academia quando ela está mais lotada é que as regras estabelecidas no local durante o dia podem ser mais flexíveis à noite. Por exemplo, se você quiser ficar meia hora a mais na esteira ou na bicicleta ergométrica, poderá, já que não tem ninguém te dando um olhar ameaçador do tipo “Saia, logo daí!”, enquanto espera que você libere o equipamento.

3. As aulas podem ser menos chatas

Já pensou fazer uma aula de dança vestido com roupa dos anos 80 em uma sala decorada com globos de discoteca? Parece divertido, não? O clima noturno ajuda por combinar com incrementações desse tipo nas aulas, tornando-os menos tediosas. Você se diverte e queima calorias sem ao menos notar!

4. Você consegue treinar de forma mais intensa por mais tempo

Uma pesquisa de 2013, da Universidade de North Texas, nos Estados Unidos, coordenada por David W. Hill identificou que o melhor horário para se exercitar é o noturno. A pesquisa descobriu que os picos da função muscular e da força são atingidos mais à noite, assim como o do consumo de oxigênio.

5. Você pode conhecer a liberdade de correr à noite

Se de dia o parque ou o ginásio podem estar mais cheios de gente, no período da noite esses lugares tendem a esvaziar. Tente correr ou caminhar ao menos uma vez, sinta o vento batendo no seu rosto e experimente a sensação de liberdade que isso proporciona.

É claro que é bom evitar lugares mais perigosos e ter algum acompanhante, para não correr o risco de ser assaltado.

6. Você pode socializar mais

Se de manhã o pessoal da academia pode não estar muito afim de papo por conta de um mau humor matinal ou porque não podem se alongar no local devido a compromissos de trabalho que precisam cumprir logo após, à noite as pessoas geralmente não têm esse tipo de empecilho e podem estar mais abertas para bater um papo com os colegas de malhação.

7. Você pode descontar o estresse de um dia difícil

Dias difíceis fazem parte da vida de todos nós, não há como evitar. Mas por que não transformar toda essa energia negativa do estresse em algo positivo? Em vez de ir para casa e ficar de cara fechada até a hora de dormir, vá para a academia e ponha a sua energia nos exercícios.

Além de aliviar a tensão, você estará mais cansado e pronto para cair na cama e descansar assim que chegar em casa.

8. Suas manhãs serão mais calmas

Malhar à noite é sinônimo de não ter que acordar mais cedo, não precisar arranjar um tempinho para arrumar as roupas de academia e o que irá vestir no trabalho, ter tempo para tomar um café da manhã mais decente e completo e um banho de verdade, em vez daquelas duchas de 30 segundos no banheiro da academia. Com isso, você pode começar o dia com mais disposição.

9. Você pode relaxar

Nem todo treino precisa ser mega intenso. Você pode separar um dia da semana para fazer uma aula mais prazerosa e que te ajude a desestressar como uma aula de relaxamento, de alguma dança que você goste ou uma sessão mais leve de yoga, por exemplo.

10. O personal trainer pode estar mais acessível

Por mais que você ache que já sabe fazer os exercícios corretamente, uma hora ou outra alguma dúvida pode surgir e você precisará da ajuda do treinador da academia. De manhã, quando o local está mais lotado, a atenção que ele te dará poderá ser mais dividida, já que há diversas outras pessoas que também precisam do auxílio dele, o que geralmente não se repete à noite. Com um menor número de pessoas, ele poderá se dedicar mais a você e ter mais tempo para conversar com você e te orientar.

O mesmo também serve para quem sente um pouco de vergonha de receber orientações do personal trainer na frente de um monte de gente. No período da noite, a pessoa pode ficar mais à vontade, já que não terá tantas pessoas para observar quais são as dúvidas dela e o que ela faz de certo ou errado. 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *