Skip to content
cravos

Resistir à tentação de espremer os cravos no nariz pode ser difícil, não é mesmo? Mas é importante saber que espremê-los não é uma boa ideia e existem maneiras melhores de lidar com esses pontinhos indesejados. Para conseguir uma pele sem cravos, é essencial entender de onde eles vêm. Primeiro, é bom saber que existem diferentes tipos de cravos e cada um requer um cuidado específico.

Dessa maneira, neste artigo, o Blog da UnicPharma separou mais informações sobre os cravos, como eles surgem, os tipos e, claro, como dar um fim neles! Acompanhe a seguir!

O que são os cravos?

Os cravos, também conhecidos como comedões, são lesões que se formam na pele, especialmente no rosto, pescoço, peito e costas. Eles são um tipo de acne leve e são causados pelo acúmulo de sebo (óleo) e células mortas nos poros da pele.

Ou seja, resumidamente falando, os cravos, sejam pretos ou brancos, têm uma origem em comum: a produção excessiva de óleo pela pele. Esse excesso de gordura, junto com outros resíduos, obstrui os poros e resulta na formação dos cravos.

Os famosos “pontos pretos no nariz”, também chamados de cravos ou comedões, são uma forma de acne causada pelo acúmulo de óleo na pele. Apesar do nome, esses comedões podem aparecer de outras formas, como cravos brancos – igualmente irritantes e que requerem atenção especial.

Eles são mais comuns na região conhecida como Zona T do rosto, que inclui o queixo, o nariz e a testa. Essa é uma área onde a produção de óleo é mais intensa. Em alguns casos, os cravos podem aparecer em outras partes do corpo que também produzem muito sebo, como o colo e as costas.

Tipos

Os cravos surgem devido à alta produção de óleo pela pele. Quando esse sebo se mistura com outros resíduos e células mortas, ele obstrui os poros, resultando na formação dos cravos.

Cravos pretos

Os cravos pretos são aqueles poros que ainda não foram cobertos pela pele e estão entupidos apenas por sebo. Eles são comedões abertos, ou seja, quando o poro ainda não está completamente coberto pela pele e está entupido com sebo. A aparência escura ocorre devido à oxidação do sebo quando entra em contato com o ar.

Além do sebo, outros elementos como resíduos de maquiagem, protetor solar e poluição também podem contribuir para o surgimento dos cravos pretos. Embora sejam mais comuns, eles são relativamente mais fáceis de remover, especialmente em comparação aos cravos brancos.

Cravos brancos

Os cravos brancos, conhecidos como “cravos fechados”, são formados dentro da pele, em poros cobertos. Como esses cravos não têm contato com o ar, não oxidam e mantêm sua cor esbranquiçada.

Ao contrário dos cravos pretos, os cravos brancos são mais difíceis de remover e tentar retirá-los em casa pode causar lesões na pele, colaborando para a formação de cicatrizes e espinhas. Por isso, é importante não tentar remover o cravo branco por conta própria e sempre procurar a ajuda de profissionais especialistas em cuidados com a pele.

Diferença entre espinha e cravo

O cravo preto e o cravo branco são os estágios iniciais da acne. Quando o cravo entra em contato com o ar e sofre oxidação, ele se torna preto, mas raramente evolui para uma espinha. Assim sendo, vale destacar que o cravo branco, se não tratado corretamente, pode se transformar em uma espinha. Isso acontece devido a um processo inflamatório mais avançado na pele, que pode causar incômodos, inchaço e vermelhidão.

Como evitar os cravos?

Prevenir o aparecimento dos diversos tipos de cravos é simples. A principal dica é adotar uma boa rotina de cuidados com a pele para evitar que os poros fiquem obstruídos. Para isso, uma rotina de skincare deve levar em consideração:

  • Conheça o seu tipo de pele para escolher os produtos adequados;
  • Lave o rosto duas vezes ao dia com um sabonete facial suave;
  • Faça uma esfoliação suave de 1 a 2 vezes por semana para remover células mortas;
  • Use um tônico facial para equilibrar o pH da pele após a limpeza;
  • Aplique um hidratante facial diariamente para manter a pele macia e hidratada;
  • Use protetor solar todos os dias, mesmo em dias nublados;
  • Inclua tratamentos específicos para preocupações como acne, manchas ou rugas;
  • Utilize um creme específico para a área dos olhos e um hidratante labial;
  • Mantenha-se hidratado bebendo água e tenha uma alimentação equilibrada;
  • Remova sempre a maquiagem antes de dormir para permitir que a pele respire durante a noite.

A hidratação NÃO torna a pele mais propensa ao surgimento de cravos

Ao contrário do que se acredita, a hidratação do rosto para quem tem cravos acaba sendo altamente recomendada. Portanto, sinta-se à vontade para usar produtos que cuidem da sua pele e a mantenham saudável.

Na verdade, quando não hidratamos adequadamente a pele, há maior probabilidade de ela produzir mais sebo, o que pode intensificar o surgimento dos cravos. Portanto, se você tem tendência a ter pele oleosa, opte por produtos com efeito matte ou que tenham ação antioleosidade.

Se um produto provocar o surgimento de mais cravos do que o normal, o ideal é parar de usá-lo e substituí-lo por um cosmético que seja mais compatível com as características da sua pele. Versões oil-free ou em gel são excelentes escolhas nesse caso.

Mitos e verdades

  • Cravos são causados pela sujeira: MITO! Os cravos são formados principalmente devido ao acúmulo de óleo e células mortas nos poros, não pela sujeira em si.
  • Espremer cravos resolve o problema: MITO! Espremer os cravos pode piorar a inflamação e causar danos à pele, além de aumentar o risco de infecções e cicatrizes.
  • Limpar a pele regularmente ajuda a prevenir cravos: VERDADE! Uma boa rotina de limpeza pode ajudar a prevenir o acúmulo de óleo e células mortas, reduzindo o aparecimento de cravos.
  • A exposição ao sol ajuda a eliminar cravos: MITO.! A exposição ao sol pode ressecar a pele, mas não resolve o problema dos cravos. Pelo contrário, pode piorar a condição da pele.
  • Alguns produtos de cuidados com a pele podem ajudar a tratar cravos: VERDADE! Existem produtos específicos com ingredientes como ácido salicílico e retinoides que podem ajudar a desobstruir os poros e reduzir os cravos.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *