Skip to content
saúde dos cabelos

Cuidar da beleza e da saúde dos cabelos pode ser uma tarefa bastante desafiadora. Afinal, com a correria do dia a dia, acaba sendo difícil entender a verdadeira necessidade dos fios. Além disso, cometemos diversos erros, o que prejudica ainda mais os resultados finais das madeixas. Por isso, a oleosidade, pontas duplas, ressecamento, cabelos quebradiços, fios preguiçosos e muito mais pode te deixar com dor de cabeça.

Sabendo disso, neste artigo, o Blog da UnicPharma separou uma lista dos erros mais comuns que acabam com a saúde dos cabelos, assim como a sua beleza. Quer saber mais? Acompanhe a seguir!

Erros que acabam com a saúde dos cabelos

Abaixo, listamos alguns dos principais erros. Confira:

Condicionador na raiz

O uso do condicionador pode contribuir para o aumento da oleosidade capilar. Dessa maneira, ao obstruir os poros do couro cabeludo, pode levar ao aumento da caspa. Alguns cabelos têm raiz naturalmente oleosa. Assim, o condicionador pode intensificar a produção de sebo. Em casos mais avançados, a caspa pode se manifestar, uma vez que o condicionador pode deixar o couro cabeludo excessivamente úmido, obstruindo os poros capilares.

  • Como lavar os cabelos? Molhe bem os cabelos com uma água morninha – primeiro ponto fundamental para manter a saúde dos cabelos. Coloque um pouquinho de shampoo na mão e faça uma massagem suave no couro cabeludo. Depois, enxágue bem, tirando todo o shampoo. Passe o condicionador só nas pontas e comprimento do cabelo. Espere um pouco e tire o produto. Para finalizar, faça um último enxágue com água fria ou morna, a fim de fechar as cutículas do cabelo, deixando mais brilhante.

Esquecer da hidratação

A hidratação possui o poder de conferir leveza e nutrição aos cabelos, restaurando sua maciez, brilho e aparência saudável. Devido ao frequente uso de produtos químicos, como tinturas, alisamentos, relaxamentos, entre outros, os fios tendem a sofrer danos. A hidratação desempenha o papel de reverter esse quadro. Mesmo os fios oleosos podem se beneficiar das hidratações, utilizando-se produtos adequados para esse tipo de cabelo.

Entre os benefícios de uma boa hidratação estão:

  • Conferir leveza aos fios;
  • Nutrir os cabelos;
  • Restaurar a maciez;
  • Aumentar o brilho;
  • Devolver um aspecto saudável aos cabelos;
  • Reverter danos causados por produtos químicos;
  • Também é indicada também para fios oleosos, com produtos específicos.

Lavar os fios com água quente

Recomenda-se evitar o uso de água muito quente, pois pode levar a irritações no couro cabeludo, estimulando a produção de sebo e favorecendo o aumento da oleosidade, o que pode também inibir o crescimento dos fios. É importante variar regularmente o xampu e o condicionador utilizados, além de adotar um xampu de limpeza profunda uma vez por semana ou a cada 15 dias. Essa prática auxilia na remoção de acúmulos de químicos, sujeira e oleosidade, permitindo que o couro cabeludo respire melhor.

Prender o cabelo molhado

Fazer isso ocasionalmente não causa muitos problemas. No entanto, acreditar que amarrar os fios em um nó apertado irá controlar o volume é garantir uma luta constante. Manter o couro cabeludo constantemente úmido pode resultar no acúmulo de fungos e no surgimento de caspa, além de enfraquecer a raiz e causar queda de cabelo. Assim sendo, o uso de um leave-in e proteger o cabelo do vento até que esteja completamente seco são medidas suficientes para evitar que o cabelo fique com muito volume.

Dispensar o uso do leave-in

Sem dúvida, os produtos como xampu, condicionador e cremes leave-in (cremes sem enxágue) são essenciais para manter os cabelos bonitos, especialmente para quem tem cachos. Cabelos crespos demandam cuidados adicionais, pois as curvas dos fios dificultam a distribuição da oleosidade natural presente na raiz até as pontas, resultando em ressecamento nas extremidades. Por essa razão, a hidratação é fundamental.

É importante evitar improvisações, como usar o condicionador como se fosse um leave-in, pois o enxágue é necessário para que as cutículas (camada externa) dos fios se fechem adequadamente. Caso contrário, o cabelo fica enfraquecido, tornando-se mais propenso a quebrar e a apresentar frizz. Portanto, utilizar os produtos adequados e realizar o enxágue adequado são passos indispensáveis para manter a saúde e a beleza dos cabelos cacheados ou crespos.

Fazer duas ou mais químicas juntas

A realização de duas químicas seguidas no cabelo pode ser prejudicial devido à sobrecarga de produtos químicos e ao potencial dano aos fios. Cada tratamento químico, como tinturas, alisamentos, relaxamentos, descolorações, entre outros, possui sua própria composição e modo de agir sobre a estrutura capilar. Quando você submete seu cabelo a uma química, os fios passam por mudanças em sua estrutura, e essa transformação pode enfraquecer a fibra capilar.

Isso pode resultar em:

  • Danos intensificados: cada tratamento químico pode causar ressecamento, enfraquecimento e quebra do cabelo. Fazer duas químicas seguidas pode aumentar esses danos, tornando os fios mais frágeis e propensos a se partirem;
  • Falta de tempo para recuperação: os cabelos precisam de tempo para se recuperar entre os tratamentos químicos. Fazer duas químicas seguidas não permite que os fios se fortaleçam e se restabeleçam adequadamente, levando a problemas a longo prazo;
  • Incompatibilidade entre produtos: alguns produtos químicos podem reagir de forma imprevisível quando aplicados consecutivamente. Isso pode causar quebras, danos irreparáveis e até mesmo reações alérgicas no couro cabeludo.

Como manter a saúde dos cabelos

Se você quer manter a saúde dos cabelos, é importante seguir algumas dicas, como:

  • Use produtos adequados: escolha shampoo e condicionador adequados para o seu tipo de cabelo, seja ele seco, oleoso, cacheado, liso, tingido, etc;
  • Evite lavar com água quente: água muito quente pode ressecar os fios, opte por água morna ou fria para o último enxágue;
  • Hidrate regularmente: faça hidratações semanais ou quinzenais para manter a saúde e brilho dos cabelos;
  • Proteja os fios do calor: use protetor térmico antes de usar secador, chapinha ou modelador de cachos;
  • Evite pentear com os cabelos molhados: cabelos molhados são mais frágeis, espere secar um pouco antes de pentear para evitar quebras;
  • Use pente de dentes largos: para desembaraçar os fios, prefira pentes de dentes largos em vez de escovas, que podem causar quebra;
  • Reduza o uso de produtos químicos: evite o excesso de tinturas, alisamentos e outros tratamentos químicos que podem danificar os cabelos;
  • Corte as pontas regularmente: faça cortes a cada 2 ou 3 meses para evitar pontas duplas e manter os fios saudáveis;
  • Proteja os cabelos do sol: use chapéus ou produtos com proteção UV quando ficar exposto ao sol por muito tempo;
  • Durma com cabelos protegidos: use uma fronha de cetim ou uma touca de seda para evitar atrito e quebra dos fios durante o sono.
  • Evite prender o cabelo com força: rabos de cavalo e coques muito apertados podem enfraquecer e quebrar os fios.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *