Esses alimentos podem estar deixando o seu cabelo mais fraco e propenso à queda
O cabelo cair é algo natural e que faz parte do ciclo do crescimento dos fios. Dessa maneira, é normal nem notar que perder de 60 a 100 fios de cabelo por dia. Contudo, quando é de forma excessiva pode ser preocupante. Isso pode ser causada por estresse, má alimentação, anemia ou alterações hormonais. Confira as 5 principais causas:
Excesso de estresse e ansiedade
O excesso de estresse e ansiedade podem causar um desequilíbrio hormonal do cortisol – um hormônio relacionado ao estresse. Este, quando em níveis aumentados, pode provocar a queda excessiva do cabelo. Além disso, o estresse a ansiedade também podem afetar a digestão e a absorção de nutrientes do corpo. Sendo assim, há um desequilíbrio de vitaminas e nutrientes essenciais para o crescimento dos fios.
Alimentação pobre em nutrientes
Uma alimentação com poucos nutrientes, vitaminas e minerais pode ser uma das causas do cabelo cair excessivamente. Dessa forma, o zinco, proteínas, ferro e vitaminas A e C são fundamentais para ajudar no crescimento e fortalecimento capilar. Assim, é fundamental uma dieta balanceada e rica, com carnes magras, queijo, leite e frutas – tudo de acordo com orientação do nutricionista.
Menopausa ou andropausa
A menopausa é a interrupção da menstruação por conta do processo natural de envelhecimento da mulher. Assim, o ovário deixa de produzir estrógeno. Enquanto isso, a andropausa é a menopausa masculino, onde os testículos diminuem a produção de testosterona. Dessa forma, provoca uma alteração hormonal, fazendo com que o cabelo caia de forma mais frequente.
Anemia
A anemia é a carência de ferro. Esta também pode causa uma maior queda do cabelo, pois o ferro é um mineral essencial para a produção da hemoglobina – que carrega oxigênio nas células vermelhas do sangue para todos os tecidos do corpo, inclusive o couro cabelo. Dessa maneira, por receber menos oxigênio e nutrientes, pode causar o enfraquecimento e queda dos fios.
Uso de produtos químicos
Formol, alisantes ou tinturas também podem causar o enfraquecimento dos fios. Estes produtos químicos mexem com a estrutura dos fios, fazendo com que se tornem mais secos ou quebradiços, principalmente na raiz. Além disso, causam danos nas cutículas das madeixas, o que também pode aumentar a queda.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments