Skip to content

5 dicas para proteger os fios do calor, do cloro e da água do mar

Danificados, queimados, ressecados. É assim que seus cabelos ficam no verão? Então está na hora de reforçá-los para encarar essa temporada repleta de piscinas, praias e passeios a céu e sol aberto.

O problema começa quando o sol, o vento e a areia abrem as escamas que formam a parte externa do fio (cutícula). Então o interior fica desprotegido e o cabelo pode ressecar, quebrar ou perder a elasticidade.

Para evitar esse tipo de agressão, basta tomar alguns cuidados que dão bem pouco trabalho. “Tem gente que passa uma quantidade exagerada de produtos. Não caia nessa”, adverte a cabeleireira Danielle Massena, do salão Spalla Hair, em São Paulo.

Uma dica é sempre lavar os cabelos logo após voltar da praia ou da piscina. Também vale cobri-los com chapéu ou boné, para evitar a ação direta dos raios do sol.

“Aplicar leave-in com protetor solar também é uma boa opção”, recomenda Danielle. O produto não precisa de enxágüe e deve ser usado após a lavagem.

Agora, se a temporada na praia for longa, não deixe de visitar o cabeleireiro logo depois de voltar para casa. “Faça hidratação com uma máscara e passe silicone, que protege e recupera o fio”, sugere Danielle. Abaixo, veja mais dicas de como sobreviver à temporada com os cabelos macios e sedosos.

5 dicas para proteger seu cabelo no verão

1. Evite fazer escova todos os dias. Ela deixa os cabelos mais suscetíveis à ação dos raios solares. Nos tempos quentes, chapinha e secador também devem ser usados com moderação.

2. Passe filtro solar especial para cabelos. Reaplique-o depois de entrar na água (sua pele também precisa de um bom protetor).

3. Apare as pontas antes de cair na estrada. Assim, os cabelos correm menos risco de ficarem ressecados.

4. Ao ficar muito tempo exposta ao sol, prenda os cabelos. Vale fazer trança ou rabo de cavalo. Mas desembarece os fios antes e evite prendê-los enquanto ainda estiverem molhados, porque eles se quebram mais facilmente.

5. Ao sair da piscina ou do mar, capriche na lavagem. E nunca deixe resíduos de produtos, como cremes ou máscaras de tratamento. Isso dificulta o fechamento das cutículas e, por conseqüência, favorece o ressecamento.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *