Skip to content

Uma preocupação especial: as gorduras do tipo trans

Apenas um tipo de gordura alimentar é pior do que a gordura saturada as, cada vez mais comuns, gorduras do tipo trans. No inicio do século XX, os americanos ingeriam uma quantidade praticamente insignificante deste tipo de gordura, mas atualmente elas são responsáveis por 2 a 4% das calorias diárias totais.

Este tipo de gordura não está presente somente nas margarinas, mas também nas gorduras vegetais, batata frita de saquinho, produtos de padaria e biscoitos processados. Sem contar um número enorme de outros produtos que trazem escrito em seus rótulos : gordura vegetal parcialmente hidrogenada ou gordura vegetal . Há mais de 3 décadas os pesquisadores começaram a desconfiar que as gorduras do tipo trans são muito agressivas, iniciando ou sustentando o processo que acaba levando à obstrução das artérias.
Mas, foi apenas nos últimos anos que o argumento contra as gorduras do tipo trans ganhou força.

Estudos internacionais mostraram que a gordura do tipo trans não só elevam o LDL (colesterol ruim), mas também reduzem substancialmente o bom colesterol (HDL), além de elevar a quantidade de triglicérides, aumenta ainda mais os riscos para as doenças cardíacas. Estas gorduras também aumentam a propensão de formação de coágulos no interior dos vasos sanguíneos no coração, cérebro e em outras partes.

Este mal duplo, triplo ou até mesmo quádruplo, aumenta a chance de doenças cardíacas. Assim, uma mulher que ingere 3% das suas calorias diárias na forma de gorduras trans tem 50% mais chances de ter uma doença cardíaca nos próximos 14 anos quando comparado àquelas que ingerem apenas 1% da energia diária.

Dica nutricional: A maneira mais segura, comprovada e deliciosa de reduzir a chance de desenvolver doenças do coração é diminuir a ingestão de todos os tipos de gordura da dieta e aumentar os carboidratos integrais. Sem esquecer de consumir mais frutas e verduras frescas!!! Sua saúde e seu coração com certeza agradecerão!

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *