Skip to content

Consumo de álcool atrapalha o emagrecimento

Bebidas alcoólicas devem ser evitadas por quem quer perder peso

Você não dispensa aquele chope gelado no fim de semana ou um drinque com os amigos no happy hour? Se o consumo for moderado, provavelmente não trará maiores complicações. Isso, claro, se você não estiver fazendo uma dieta para perder peso. Neste caso, a perspectiva muda. Um copo de cerveja pode detonar o resultado de suas metas de emagrecimento. Dependendo da restrição de calorias determinada na dieta, uma simples dose de álcool atrapalha todo o trabalho de disciplina que você teve em uma semana inteira. Além disso, quando se bebe uma caipirinha, por exemplo, os acompanhamentos, aqueles petisco saborosos e calóricos, rondam a mesa. Daí para você relaxar e beliscar frituras é um passo.

O álcool possui grandes quantidades de calorias, perdendo apenas para as gorduras. Conseguir passar a semana inteira cumprindo à risca o cardápio de uma alimentação saudável, mas se entregando às tentações das bebidas no final de semana, é algo condenável num plano de emagrecimento.

Ele modifica o metabolismo e, na maioria dos casos, gera até um sobrepeso, dependendo da quantidade ingerida. “Se você que ir a uma festa, não tome mais que dois copos de cerveja ou um chope.

Outra opção é o vinho tinto seco, porque o branco é mais suave e a pessoa tende a beber mais”, aconselha a nutricionista Sandra Rodrigues de Melo Nascimento.

Segundo a profissional, há uma regra básica na dieta: eliminar gorduras e o álcool. Para aquelas pessoas que possuem o hábito de beber regularmente, é bom lembrar que o álcool tem efeito tóxico na mucosa intestinal e acaba diminuindo a absorção de vitaminas como a tiamina, ácido fólico e B12.

Por ter propriedade diurética, ele aumenta a excreção urinária de magnésio e zinco, nutrientes reguladores do organismo”, acrescenta.

Atenção redobrada
O álcool se acumula no organismo em forma de gordura, atingindo regiões como os glúteos e o quadril. Portanto, é preciso ter cuidado com a quantidade ingerida.

Vale lembrar que quanto o maior o teor alcoólico, maiores são as calorias de cada bebida, destaca a nutricionista Roseli Rossi. Confira a porcentagem de álcool e as respectivas calorias das bebidas mais consumidas pelos brasileiros.

– Cerveja: 1 lata de 350ml: 147 calorias
– Vinho branco doce: 1 taça de 125 ml: 178 calorias
– Vinho branco seco: 1 taça de 125 ml: 107 calorias
– Vinho Rosé: 1 taça de 125 ml: 93 calorias
– Vinho tinto seco: 1 taça de 125 ml: 107 calorias
– Champanhe, filtrados, espumantes: 1 taça de 125 ml: 85 calorias
– Vodka: 1 cálice de 20 ml: 48 calorias
– Uísque: 1 dose de 100 ml: 240 calorias
– Gim: 1 dose (30ml): 60 calorias
– Rum: 1 copo de 50ml: 110 calorias
– Licores: 1 cálice (20ml): 69 calorias
– Cachaça: 1 dose de 50 ml: 120 calorias

Voltar

This Post Has 2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *