Se você notou que depois de comer certos alimentos, você tem coceira…
Apesar de, por muitas vezes, não consumidas, as amêndoas são ótimas opções para quem quer melhorar a saúde. Dessa forma, com ações anti-inflamatórias e antioxidantes, esse alimento contam com inúmeros benefícios e podem acabar sendo facilmente consumidas na rotina.
Dessa maneira, o Blog da UnicPharma separou tudo o que você precisa saber para começar a consumir essa oleaginosa!
Amêndoas
A amêndoa é uma oleaginosa proveniente do fruto da árvore de amendoeira (Prunus dulcis), uma espécie da família Rosaceae predominante nos países mediterrâneos, como Espanha, Portugal e Austrália. Ela também se desenvolve no território da Califórnia, nos Estados Unidos, local que é responsável pela maior parte da produção mundial de amêndoas.
Considerada um fruto seco, a amêndoa é envolta de uma casca dura e firme. É rica em fibras, proteínas e gorduras saudáveis – um perfil nutricional que proporciona inúmeros benefícios à saúde e ajuda a promover o bem-estar.
A semente é comumente utilizada como ingrediente em inúmeras receitas, até na confecção de doces e bolos, especialmente na fabricação de chocolates. Também é comum sua utilização como item na decoração gastronômica.
Benefícios
Por conta da presença dos nutrientes citados acima, as amêndoas podem oferecer uma série de benefícios. A começar por suas propriedades antioxidantes, que combatem o excesso de radicais livres no organismo e auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer. Além disso, o alimento é rico em ácido alfalinolênico, composto que estimula o sistema imunológico e possui ação anti-inflamatória.
Dessa forma, estes também são os principais benefícios do óleo de amêndoas:
- Evita o ressecamento da pele;
- Ajuda no tratamento de psoríase e eczema;
- Reduz as rugas;
- Ameniza as estrias e marcas na pele;
- Hidrata e dá brilho aos cabelos;
- Melhora a saúde vascular;
- Melhora na saúde cerebral;
- Ajuda na saúde digestiva;
- Previne o diabetes;
- Fortalecimento de dentes e ossos;
- Promove a sensação de saciedade.
Além do óleo de amêndoas, a manteiga é outro derivado das sementes que é bastante utilizado na indústria cosmética, por conta de seu alto poder umectante e emoliente.
Por que consumir amêndoas?
- Redução da glicemia: As amêndoas possuem uma alta concentração de ácidos graxos monoinsaturados, também chamados de “gorduras boas”. Essas substâncias ajudam a controlar a taxa de liberação de açúcar no sangue, prevenindo, então, a resistência à insulina e, consequentemente, reduzindo as taxas de glicemia.
- Melhora da saúde cardiovascular: Os mesmos ácidos graxos monoinsaturados que atuam na redução da glicemia também ajudam a proteger o coração, prevenindo ataques cardíacos e complicações cardiovasculares. Além disso, as amêndoas possuem flavonoides, importantes antioxidantes que melhoram a saúde das artérias e reduzem a inflamação no organismo.
- Hidratação cutânea e capilar: O óleo de amêndoas é um dos principais derivados da oleaginosa e é amplamente utilizado na rotina de cuidados com a pele e os cabelos. Devido ao alto poder de hidratação e capacidade de reparar células danificadas, ele pode ajudar na prevenção de estrias e auxilia na recuperação dos fios danificados, além de reduzir o volume das madeixas.
- Redução de manchas e rugas: Ao serem consumidas na alimentação, as amêndoas também podem auxiliar na redução de manchas e rugas na pele. Isso porque elas possuem uma alta concentração de antioxidantes, que atuam na neutralização dos radicais livres produzidos pelo organismo e combatem o envelhecimento precoce.
- Melhora aparência da pele: Além disso, quando usado na fórmula de produtos cosméticos, o óleo de amêndoas também consegue atuar diretamente na aparência da pele, melhorando o aspecto das rugas e uniformizando o tom. Isso se dá graças à ação hidratante do composto.
- Alívio do estresse mental: As amêndoas ainda possuem outros muitos nutrientes importantíssimos para a saúde, como as vitaminas B2 e E, zinco e magnésio. Essas substâncias são eficientes na produção de serotonina, hormônio que estimula a sensação de bem-estar e felicidade. Portanto, consumir as oleaginosas de forma frequente pode aliviar sintomas relacionados ao estresse.
Como incluir as amêndoas na rotina?
Quando o assunto é alimentação, as amêndoas podem ser consumidas em sua forma natural, ainda com a pele, na quantidade recomendada de uma porção por dia (o que equivale a cinco unidades). Nestes casos, a oleaginosa funciona como uma ótima opção de lanche saudável e rápido, além de servir como complemento e finalização de diversos pratos doces e salgados. Além disso, elas também são uma alternativa para pessoas que seguem dietas com algum tipo de restrição, como intolerantes à lactose ou glúten. Isso porque é possível preparar leite, manteiga e até farinha a partir da amêndoa.
Já na beleza, o óleo de amêndoas é o protagonista. Como indicado anteriormente, é possível usá-lo na pele diariamente, sem contraindicações, evitando apenas as partes oleosas do corpo. O ideal é aproveitar os benefícios do óleo, principalmente, nas áreas mais secas, como joelhos, cotovelos e pés – de preferência logo após o banho.
Dessa forma, nos cabelos, é possível utilizar o óleo de amêndoas antes da lavagem, como forma de umectação ou até mesmo misturado na máscara de hidratação. Assim, a dica é não exagerar na quantidade e usá-lo apenas no comprimento dos fios, sem aplicar na raiz.
Onde comprar e armazenar?
As amêndoas podem acabar sendo facilmente encontradas em mercados, hortifrutis, lojas de produtos naturais ou até mesmo na internet. O ideal é comprar a quantidade que você irá consumir dentro do período de um mês para que o alimento não estrague. Dessa maneira, para armazená-las, basta deixar o alimento em uma embalagem hermética limpa, mantida em local seco e longe da claridade. Assim, é possível preservar as características naturais das castanhas por mais tempo e desfrutar do alimento a qualquer momento do dia.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
[…] fica no interior do estômago, formando uma espécie de gel que dilata no estômago, proporciona a saciedade e também ajuda no […]
[…] Tudo o que você precisará para esse remédio é misturar 1 colher de sopa de gema de ovo, 2 colheres de sopa de suco de papaia e 1/2 colher de sopa de óleo de amêndoas. […]