Skip to content
alimentos energéticos

Você sabia que existem alimentos que, quando digeridos, fornecem energia para manter as funções vitais do organismo e as atividades do dia a dia? Estes são os alimentos energéticos. Eles são encontrados facilmente e podem ajudar bastante.

Dessa forma, o Blog da UnicPharma separou tudo sobre esses alimentos energéticos, quais são e como incluir no seu dia a dia. Acompanhe tudo!

Alimentos energéticos

Assim como o próprio nome indica, esses alimentos ajudam a dar energia ao organismo. São, principalmente, ricos em carboidratos, como batata e arroz, ou em gorduras, como o azeite e o abacate.

De acordo com pesquisas, cada 1 grama de carboidrato fornece 4 calorias de energia para o corpo. Enquanto isso, cada 1 grama de gordura fornece 9 calorias. A ingestão diária recomendada de carboidratos deve ser entre 55 a 60% do total de calorias da dieta, já a e gorduras deve ser entre 30 e 35%.

Os alimentos energéticos são aqueles que, quando digeridos, fornecem energia para manter todas as funções vitais do organismo e as atividades do dia a dia. Esses alimentos são principalmente ricos em carboidratos, como pão, batata e arroz, e em gorduras, como azeite e abacate. Vale destacar que alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras e água também devem ser consumidos diariamente.

Proteínas também fornecem energia

Mesmo que as proteínas também forneçam energia, o organismo só as usa para isso em casos de emergência, como em casos de jejum. Dessa forma, as proteínas não são classificadas como alimentos energéticos. Pelo contrário, são alimentos construtores. Isso porque a sua principal função no organismo acaba sendo a construção de tecidos.

Os tipos de alimentos energéticos

Os principais tipos de alimentos energéticos são:

Frutas

Por conta da frutose (conhecida como açúcar da fruta), elas são ricas em carboidratos. No entanto, também são ricos em vitaminas, fibras, minerais e compostos antioxidantes. Dessa maneira, ajudam a manter a saúde. Além disso, previnem o envelhecimento precoce e surgimento de doenças crônicas. Recomenda-se a ingestão de frutas por dia, inteiras e com cascas, pois ajudam na ingestão de fibras.

Cereais e tubérculos

Os cereais e tubérculos fazem parte de um grupo de alimentos ricos em carboidratos essenciais. Isso porque eles possuem alto valor energético, por conta do amido. Enquanto isso, contam com baixo custo em comparação com outros alimentos. Assim, recomenda-se priorizar o consumo de cereais na forma integral, pois fornecem boas quantidades de fibras para o organismo.

  • Os principais tipos de cereais são: arroz, centeio, cevada, aveia, milho e trigo. No caso dos tubérculos, podemos encontrar batata, batata-doce, mandioquinha, yacon, inhame e mandioca.

Leguminosas

As leguminosas contam com grandes quantidades de carboidratos e fibras. Além disso, também fornecem proteínas e vitaminas do complexo B para o organismo. Dessa maneira, os alimentos desse grupo são lentilha, grão-de-bico, soja, feijão e ervilha.

Oleaginosas

Ricos em gorduras, as oleaginosas fornecem fibras, vitaminas do complexo B, vitamina E e minerais, como cálcio, fósforo, magnésio e potássio. Assim, entre os alimentos que incluem as oleaginosas: avelã, nozes, castanha-do-pará, amêndoas, macadâmia, pinhão, amendoim, pistache e castanha de caju.

Peixes gordos (ou peixes azuis)

Os peixes gordos são aqueles cuja carne é rica em gordura. Isso acontece pois vivem em águas muito frias. Esse é o caso do salmão, sardinha, truta e atum.

Óleos e sementes

Os óleos, como óleo de coco, azeite e óleo de abacate, são ricos em gorduras saudáveis. As sementes também são positivas, sendo elas a linhaça, chia, gergelim e girassol. No entanto, vale destacar que eles precisam ser consumidos em pequenas porções por conta do seu alto teor calórico.

Para que serve os alimentos energéticos

Os alimentos energéticos ajudam a fornecer energia ao corpo na forma de calorias. Dessa maneira, podem ser considerados como o combustível para que as células do corpo mantenham todas as funções vitais, como a manutenção do corpo e a respiração, por exemplo. Além disso, também ajudam na realização das atividades, como caminhar e correr.

Vale destacar que esses alimentos também podem ser ricos em outros nutrientes. Ou seja, contam com grandes quantidades de vitaminas, minerais, fibras e outros compostos antioxidantes que favorecem a saúde de forma geral. Assim, a quantidade de alimentos energéticos que se deve consumir varia de uma pessoa para outra. Contudo, isso depende de peso, estado de saúde, sexo, idade e até mesmo se a pessoa realiza atividades físicas ou não.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *