Skip to content
Janeiro Branco: uma campanha sobre a saúde mental

Não tão famosa como outras campanhas, as pessoas se perguntam: O que é Janeiro Branco? O Janeiro Branco é uma campanha similar ao Outubro Rosa e Novembro Azul. Mas o objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas.

Decerto é comum as pessoas acharem que é frescura ou besteira os problemas que não sejam físicos. Mas o assunto é bem extenso. Existe uma infinidade de transtornos psicológicos e diferentes motivos, sem algo pré-estabelecido, que podem desencadear estes problemas. De acordo com os dados de 2020 da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é recordista em doenças mentais.

Por que Janeiro Branco?

Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as famosas promessas, metas e até lembranças do que não cumpriu no ano anterior. As pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, nas relações sociais, condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.

E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida. Então vamos deixar claro algumas coisas aqui: tristeza não é depressão! Mas claro que todos ficamos tristes e sem vontade de fazer nada algum dia na vida. Porém, dizer que está em estado de depressão é errado e faz com que o preconceito de alguns prejudiquem os verdadeiros doentes.

“Janeiro, assim como a cor branca, está associado a simbologia do início de todo novo ano, sensação de novos planos e novo estilo de vida. O conceito do Janeiro Branco foi criado para incentivar as pessoas e instituições a pensarem a respeito de suas vidas, a qualidade de seus relacionamentos e o quanto investem em sua saúde mental e emocional e também daqueles que estão ao seu redor”, explica Rachel Righini, psicóloga do IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer).

O que o Janeiro Branco faz?

O Janeiro Branco promove palestras, palestras-relâmpago, oficinas, cursos, workshops, entrevistas midiáticas, caminhadas, rodas de conversa e abordagem de pessoas em todos os lugares nos quais as pessoas se encontram: ruas, praças, igrejas, empresas, residências, academias, shoppings, hospitais, prefeituras etc. Entretanto, em janeiro de 2021, por causa da pandemia do Covid-19, a campanha tem priorizado espaços abertos e meios online.

Mas as campanhas geram conscientização, combatem tabus, mudam visões, orientam as pessoas e inspiram autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo! O Janeiro Branco é uma fonte inesgotável de ações e de reflexões sobre tudo isso.

O que é uma doença mental?

É importante esclarecer o que é doença mental. Este termo se refere à transtornos mentais ou distúrbios psíquicos. É uma condição que afeta o estado emocional do indivíduo e sua vida em geral. Tais distúrbios psíquicos ocasionam mudanças na forma de pensar e agir.

Há cura para transtornos mentais?

Sobre esta pergunta, contudo, a verdade é que varia de acordo com o tipo de doença ou transtorno. Para algumas há cura. Em outras tratamento específico para controlá-las. Por isso é importante buscar o auxílio de um profissional.

Tipos de doenças mentais

Por fim, conheça as principais doenças relacionadas à saúde mental e emocional estão:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Transtorno obsessivo compulsivo (TOC);
  • Síndrome do pânico;
  • Esquizofrenia;
  • Estresse pós-traumático;
  • Síndrome de Burnout;
  • Luto;
  • Fobia;
  • Medo.

“O ser humano tende a negligenciar esses cuidados, por falta de informação e medo do estigma do diagnóstico associado aos transtornos de Saúde Mental”, finaliza a psicóloga Rachel.

This Post Has 3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *