Skip to content

Gorduras também combatem a obesidade

Embora a maioria das pessoas acredite que para conseguir combater a obesidade ou até mesmo perder alguns quilos o correto é eliminar totalmente a gordura da alimentação, isso não é verdade. Alguns tipos de gordura, como os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, são essenciais para a nossa saúde e ainda estimulam vários processos diferentes na luta contra a obesidade.

Esses ácidos colaboram na queima de gorduras ingeridas, melhoram o controle do nível de açúcar no organismo e a capacidade de transportar a glicose do sangue para as células e influenciam importantes alterações genéticas anti-obesidade, entre outras benfeitorias.

Os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 podem ser encontrados em nozes, sementes de linhaça e abóbora, peixes gordurosos como o salmão, mariscos, algas marinhas e em verduras de folhas verdes.

Após falar sobre um assunto que é muito confundido, quero emendar outro tema extremamente delicado: A nutrição funcional e a doença de Alzheimer e Parkinson.

Doenças neurodegenerativas podem ter suas incidências reduzidas, dependendo do tipo de alimentação que a pessoa tem. No caso do Alzheimer, a vitamina C associada à vitamina E, demonstra eficácia na prevenção da doença, porém estas vitaminas têm de ser ingeridas juntas, pois isoladamente não apresentam o mesmo resultado.

Além disso, o consumo de uma a três vezes por semana de peixes que contem ácidos graxos w-3 podem reduzir em até 60% a chance de incidência deste mal. A deficiência de vitaminas do complexo B (B12, B6 e ácido fólico) no organismo também pode levar ao surgimento da doença.

As associações das vitaminas C e E, além de uma dieta rica em frutas e vegetais, demonstraram sucesso na prevenção do Parkinson. Para quem já tem esta doença, a vitamina B2 combinada a uma alimentação sem carne vermelha ajuda a capacidade motora dos pacientes, assim como uma dieta vegetariana e a cafeína, que pode ser encontrada no café, chocolate, chá verde e preto, entre outros.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *