Skip to content

Como engordamos e emagrecemos?

No momento em que o Nutricionista elabora uma dieta é primordial (independente do objetivo do paciente) que o profissional calcule o GEB e o GET.

O GEB (Gasto Energético Basal) representa a quantidade de calorias que o organismo necessita para funcionar, desconsiderando as atividades do dia-dia, estas calorias são destinadas para funções como: respiração, batimento cardíaco, funcionamento de órgãos como rim, fígado e assim por diante.

E temos o GET (Gasto Energético Total) este é uma somatória do GEB mais as calorias necessárias para as atividades do dia a dia. O GEB e o GET são bases para sabermos o mínimo e o máximo de calorias que podem ser consumidas diariamente.

O GEB representa o mínimo, ou seja, não é recomendado que se consuma menos que ele, pois assim haverá um comprometimento das funções orgânicas, e muitos processos podem entrar em desequilíbrio.

Já o GET é o máximo de calorias por dia, o que se consumir a mais é uma caloria (energia) que o corpo não irá utilizar porque não tem a necessidade então o organismo armazena na forma de gordura, resultado, engordamos.

Tanto o GEB como o GET podem e mudam conforme seu corpo muda (engorde ou emagraça), é de extrema importância recalcular esses dois índices para adaptar sua dieta as novas realidades que seu corpo apresenta.

É importante saber que o GEB e o GET são valores individualizados, variando de acordo com sexo, idade, altura e Rotina.

Por isso que o nutricionista é imprescindível na elaboração e acompanhamento de um programa alimentar (dieta).

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *