Se você notou que depois de comer certos alimentos, você tem coceira…
Como engordamos e emagrecemos?
No momento em que o Nutricionista elabora uma dieta é primordial (independente do objetivo do paciente) que o profissional calcule o GEB e o GET.
O GEB (Gasto Energético Basal) representa a quantidade de calorias que o organismo necessita para funcionar, desconsiderando as atividades do dia-dia, estas calorias são destinadas para funções como: respiração, batimento cardíaco, funcionamento de órgãos como rim, fígado e assim por diante.
E temos o GET (Gasto Energético Total) este é uma somatória do GEB mais as calorias necessárias para as atividades do dia a dia. O GEB e o GET são bases para sabermos o mínimo e o máximo de calorias que podem ser consumidas diariamente.
O GEB representa o mínimo, ou seja, não é recomendado que se consuma menos que ele, pois assim haverá um comprometimento das funções orgânicas, e muitos processos podem entrar em desequilíbrio.
Já o GET é o máximo de calorias por dia, o que se consumir a mais é uma caloria (energia) que o corpo não irá utilizar porque não tem a necessidade então o organismo armazena na forma de gordura, resultado, engordamos.
Tanto o GEB como o GET podem e mudam conforme seu corpo muda (engorde ou emagraça), é de extrema importância recalcular esses dois índices para adaptar sua dieta as novas realidades que seu corpo apresenta.
É importante saber que o GEB e o GET são valores individualizados, variando de acordo com sexo, idade, altura e Rotina.
Por isso que o nutricionista é imprescindível na elaboração e acompanhamento de um programa alimentar (dieta).
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments