Skip to content

Arroz preto une sabor exótico com uma boa dose de fibras e proteínas

Ele tem 20% a mais de proteína e 30% a mais de fibra que o arroz branco

Qual seria o acompanhamento perfeito para os pratos do dia a dia? Certamente o arroz seria a primeira resposta que viria a cabeça de muita gente. Branquinho, com um sabor pouco acentuado, ele não “briga” com o gosto de ninguém no cardápio e ainda garante boas combinações. Mas, uma nova versão do cereal invade as mesas e aguça paladares. Curto, arredondando, de cor escura e sabor marcante, o arroz preto, de origem mediterrânea, muda o conceito do grão. A boa notícia é que o arroz ganha pontos quando o assunto é saúde. “O arroz preto apresenta 20% a mais de proteína e 30% a mais de fibras do que o branco, além de apresentar menos gordura que o arroz integral”, explica a nutricionista, Roberta Stella.

A ingestão adequada de fibras é importante para o bom funcionamento do intestino, fazendo com que o arroz preto e o integral somem mais vantagens na hora da escolha. “Além disso, as fibras, em especial a do tipo solúvel, estão relacionadas com a redução da taxa de colesterol sanguíneo”, aponta a nutricionista.

Ainda falando sobre os benefícios das fibras, Roberta conta que elas são capazes de retardar a sensação de fome, tornando os alimentos ricos nelas em aliados de quem está controlando o ponteiro da balança. A recomendação de fibras para mulheres adultas é de 25 gramas. Para homens adultos, o número aumenta para 30 gramas. Enquanto 250 gramas de arroz branco cozido apresentam 1,6 grama de fibras, a mesma quantidade de arroz integral contém 3,4 gramas de fibras, já o arroz preto leva 4,8 gramas.

E os benefícios não aparam por aí. O arroz também carrega compostos antioxidantes que protegem o organismo da ação dos radicais livres, responsáveis por danificar as células. “Ele é mais rico em compostos fenólicos, ajudando a combater o envelhecimento precoce e protegendo a saúde de doenças”, diz a especialista.

Sabor

Já pensou em um arroz com um sabor um pouco mais doce? Essa é uma das características do arroz preto. “Ele apresenta um sabor um pouco acastanhado, por isso permite combinações diferentes, valorizando o sabor exótico”, diz. “As combinações são infinitas, basta usar a criatividade para aproveitar o alimento e ainda garantir pratos deliciosos”, explica a nutricionista.

Tabela nutricional do arroz para cada 250 gramas de arroz cozido

AlimentoCaloriasProteínasCarboidratosGordurasFibras
Arroz Polido346,7 Kcal7,2 g78,8 g0,3 g1,6 g
Arroz Integral344 Kcal8,0 g72,0 g2,6 g3,4 g
Arroz preto346 Kcal9,8 g72 g2,0 g4,8 g

Custo x benefício

Rico em proteínas, fibras e pobre em gorduras, o arroz preto é uma ótima opção para um prato saudável. Mas o preço é salgado. Ele pode ser até sete vezes que o arroz branco tradicional e até seis vezes mais caro que o integral.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *