Skip to content
Qual é a diferença entre fibra solúvel e insolúvel?

A fibra dietética é a parte dos alimentos à base de plantas que passa principalmente pelo sistema digestivo sem quebrar ou ser digerida. Existem dois tipos de fibra: fibra solúvel e insolúvel.

Assim, a fibra solúvel se dissolve em água e inclui pectina vegetal e gomas. Enquanto isso, a insolúvel não se dissolve na água. Inclui celulose vegetal e hemicelulose.

Aliás, a maioria das plantas contém fibras solúveis e insolúveis, mas em quantidades diferentes. A fibra é uma parte importante de uma dieta saudável e oferece suporte a muitos sistemas corporais diferentes.

Fibra solúvel e insolúvel tem benefícios exclusivos

À medida que a fibra solúvel se dissolve, ela cria um gel que pode melhorar a digestão de várias maneiras. Assim, a fibra solúvel pode reduzir o colesterol e o açúcar no sangue. Ajuda o corpo a melhorar o controle da glicose no sangue, o que pode ajudar a reduzir o risco de diabetes.

Em síntese, a fibra insolúvel atrai água para as fezes, tornando-as mais macias e fáceis de passar, com menos pressão para o intestino. Dessa maneira, a fibra insolúvel pode ajudar a promover a saúde e a regularidade intestinal. Também apoia a sensibilidade à insulina e, como a fibra solúvel, pode ajudar a reduzir o risco de diabetes.

A fibra dietética pode ajudar muito na saúde intestinal, que os pesquisadores estão descobrindo cada vez mais que desempenha um papel em muitos problemas de saúde em todo o corpo. A quantidade certa de fibra alimentar total pode:

  • controlar o peso corporal
  • controlar e possivelmente prevenir a hipertensão
  • ajuda a equilibrar os níveis de colesterol no sangue
  • regular os movimentos intestinais e prevenir hemorróidas, o açúcar no sangue e os sinais de saciedade do seu corpo, que avisam quando você está cheio
  • menor risco de câncer de cólon, risco de câncer de mama e risco de diabetes
  • requerem mais mastigação, o que retarda suas refeições e auxilia na digestão

Foto Destaque: Divulgação/Getty Images

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *