O ASTENIA Facebook

Como aumentar as energias depois de uma noite mal dormida

Por mais que a gente tente ir para a cama cedo, ficar longe dos aparelhos eletrônicos e desligar todas as luzes do quarto para ter um bom sono, existem aquelas noites em que simplesmente não conseguimos dormir direito. E há ainda aqueles casos em que acontece um imprevisto, seja médico, familiar ou de trabalho, e precisamos ficar acordados até bem mais tarde do que o costume.

Então, no dia seguinte, quando chega a hora de levantar de novo, a vontade que dá é de deixar trabalho, estudo e casa de lado e dormir por mais algumas horinhas, não é mesmo? No entanto, como o mundo não para de girar simplesmente porque tivemos uma noite de sono ruim, os compromissos não podem ser desmarcados e temos que levantar, estando cansados ou não.

Assim, mesmo sem energia, é preciso tomar coragem, sair debaixo das cobertas e dar início a mais um dia. Mas como dar conta das atividades que temos pela frente, se não descansamos direito e não nos sentimos muito dispostos? É justamente sobre isso que a gente vai conversar hoje.

A seguir, trazemos algumas dicas de como você pode aumentar a sua energia ao longo do dia, após uma noite mal dormida e aguentar firme até chegar a hora de dormir de novo. Tomaremos como base uma pessoa que acorda às 7h da manhã em ponto.

7h da manhã: levante assim que o alarme despertar 

Quando dormimos pouco e o alarme desperta, é normal que o corpo peça para ficar mais um pouco na cama e que a gente entre naquela negação, de não acreditar que já é hora de levantar e querer ficar mais tempo por ali, para descansar um pouco mais.

Entretanto, o alerta que a professora-assistente de psiquiatria da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, Alisson T. Siebern dá é que esse é o pior erro que pode ser cometido por quem tem problemas para dormir adequadamente.

Isso porque dormir até mais tarde do que o habitual deixará o cronograma da pessoa bagunçado e fará com que seja mais difícil para ela pegar no sono à noite. Desse modo, o problema certamente acontecerá mais uma vez na manhã seguinte.

7h10 da manhã: vá até a varanda, sacada ou quintal 

Pouco depois de acordar, a sugestão é ir até a varanda, sacada ou quintal de casa para ter um pouco de contato com a luz do sol. “A luz natural calibra o seu relógio biológico pelo resto doa dia”, explicou o pesquisador da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e PhD Michael A. Grandner.

7h30: tome ou cheire um pouco de café 

De acordo com a especialista do sono Alisson T. Siebern, é recomendado tomar um pouco de café ao acordar de uma noite mal dormida, porque a cafeína interfere nos sinais químicos da sonolência e faz com que fiquemos mais alertas.

Para quem não é muito fã de café e não consegue tomar a bebida de jeito nenhum, a dica é cheirar a xícara dos pais, irmãos, cônjuge ou amigo que esteja bebendo café por perto. Pode parecer estranho, mas uma pesquisa coreana, feita com roedores exaustos, verificou que o aroma dos grãos do café atuam no cérebro de modo a diminuir o estresse causado pela privação do sono.

7h45 da manhã: beber água e comer

É hora de se reidratar e reabastecer o corpo. A maioria das pessoas acorda desidratada de manhã, o que colabora com a sensação de fadiga, mas nem por isso todos têm o hábito de tomar água logo cedo. Por isso, antes de comer ou sair de casa, não deixe de tomar um belo copo de água.

Também é importante não sair de estômago vazio. O café da manhã deve ser tomado dentro de uma hora depois de acordar. Uma boa opção de alimento para obter uma dose de energia é a aveia.

10h da manhã: mais um pouco de café 

Se o cansaço continuar a bater, você pode tomar mais um pouco de café lá pelas 10h da manhã. Porém, tente não exagerar na quantidade, tendo em vista que consumir mais que 500 mg de cafeína causa nervosismo e irritação, assim como ficar sem dormir.

Também não deixe para beber a sua última xícara de café do dia muito tarde, pois isso poderá atrapalhar o seu sono a noite.

Meio-dia: tire uma soneca 

Parabéns, você conseguiu sobreviver a manhã após uma noite de sono ruim. Agora que o seu intervalo para o almoço chegou, reserve meia horinha para tirar uma bela de uma soneca.

Conforme o diretor médico do centro de medicina do sono da Universidade de Stanford Clete A. Kushida contou, estudos já comprovaram que uma pequena soneca no meio do dia pode compensar a perda de uma hora de sono na noite anterior e melhorar a sensação de alerta, o desempenho nas tarefas diárias e o humor.

12h30: nada de almoçar em restaurantes 

Esse não é o dia ideal para você ir a um restaurante e fazer uma refeição mais pesada, isso pode ficar para outro dia, quando você estiver mais descansado. Em vez disso, coma algo mais leve, como uma salada, na cozinha do escritório mesmo e guarde uns minutinhos do seu intervalo de almoço para outras atividades, como a que você verá abaixo.

3h da tarde: dê uma caminhada

Sabe os minutinhos que você reservou no horário de almoço? Use-os para fazer uma caminhada no meio da tarde. Provavelmente é esse o momento em que os efeitos da sonequinha que você tirou ao meio-dia já estarão indo embora.

Uma pesquisa realizada na Universidade do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que uma caminhada acelerada de 10 minutos aumenta energia – mais do que comer a um doce, por exemplo – e os efeitos duram por até duas horas.

4h da tarde: respire de maneira acelerada 

Antes de entrar para uma reunião de trabalho ou começar mais uma aula da faculdade, que poderão te deixar com mais sono ainda, tire uns minutinhos para fazer uma técnica de respiração acelerada. A chamada The Bellows Breath promete deixar a pessoa mais alerta e revigorada, da mesma maneira como se estivesse acabado de malhar.

Ela funciona da seguinte maneira: basta inalar e exalar rápida e constantemente através do nariz.

Hora de ir embora: peça uma carona

Finalmente os compromissos acabaram e é hora de ir para casa. Então está tudo certo e seguro, não é mesmo? Não exatamente. É que afirma o médico, especialista do sono e professor da Universidade de Stanford, Robert Pelayo e outros especialistas: quando a pessoa não dormiu direito e está bastante cansada pode ser perigoso dirigir até em casa. Isso porque não existem truques ou dicas para deixar alguém bem acordado ou laerta enquanto faz o caminho no carro.

O problema é agravado pelo fato de se tratar de um trajeto já conhecido pelo motorista, o que pode fazer com que a mente fique mais relaxada. Além disso, algumas pessoas não conseguem se dar conta de quão exaustas se encontram, mesmo que acabem fechando os olhos de tanto cansaço.

Para não dar chance ao perigo, o melhor é pedir para um dos pais, um amigo, namorado ou namorada ou colega de trabalho dar uma carona e chega a salvo em casa. 

8h às 10h da noite: relaxe

Separe as últimas horas do seu dia que você passará acordado para relaxar. Depois de ter jantado e conversado com o pessoal que divide a casa com você, aproveite para ler um livro, ouvir um pouco de música ou realizar qualquer outra atividade que te relaxe e espere o sono aparecer.

Hora de dormir: deite-se mais cedo

Como você certamente estará mais cansado do que em outros dias, sentirá sono mais cedo. Então, aproveite para ir para a cama meia hora antes do que está acostumado, descanse bem e recupere as energias para o próximo dia.

Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *