5 Dicas para manter a higiene na academia - Blog Unicpharma
Sport

5 Dicas para manter a higiene na academia

Quando pensamos em higiene, sabemos que a academia pode não ser o lugar mais limpo do mundo. Durante um único dia, diversos alunos passam pelo lugar, utilizam os mesmos aparelhos que já foram usados por outros frequentadores, ficam em salas fechadas e dividem o banheiro e vestiário com outras pessoas.

Enquanto alguns podem até tentar manter a higiene adequada no local, levando a própria garrafinha de água e toalhas, secando o suor dos aparelhos de ginásticas antes e depois de usar e até limpando as mãos no álcool em gel, uma pesquisa britânica feita por uma companhia da área da saúde mostrou que a maioria dos alunos assíduos das academias não tem hábitos tão limpinhos assim.

De acordo com o levantamento, 74% dos frequentadores entrevistados afirmou já ter notado que um colega de academia deixou de enxugar um equipamento que estivesse suado, 49% confessou já utilizado uma garrafinha de água, toalha e algum artigo de higiene que não pertencia a eles, 18% admitiu já ter ido malhar mesmo estando doente e 16% afirmou que não lava as suas roupas de ginástica entre um treino e outro.

Apesar de não haver comprovação científica que isso possa causar altos danos à saúde, manter uma boa higiene na academia pode evitar a exposição a germes que causam doenças como resfriado, gripe, norovírus, frieira (pé-de-atleta) e infecções estafilocócicas (infecção na pele).

Para manter a higiene e uma distância maior dos germes que também costumam frequentar as academias é preciso tomar cuidados. Confira na lista a seguir alguns hábitos que você pode incorporar no seu dia a dia da malhação para melhorar esse aspecto:

 

1. Tenha uma garrafinha de água adequada

Se você tem o costume de levar a própria garrafinha de água para a academia e não costuma beber na do colega ao lado, saiba que isso já é um ponto positivo para a sua higiene. Entretanto, o modelo escolhido por você para armazenar a água também tem um importante papel em relação a quantidade de germes aos quais você expõe o seu organismo.

As garrafinhas de plástico não são recomendadas porque costumam reter bactérias. O modelo mais indicado e seguro é o de metal. Para fazer a limpeza, basta utilizar água quente e detergente líquido. Também é importante não dividir a garrafinha com ninguém e tomar cuidado para que nenhum colega a pegue sem que você perceba.

 

2. Limpe suas mãos e o aparelho de ginástica

Para ter certeza de que ficará longe dos germes, além de enxugar e limpar o suor do aparelho de ginástica antes e depois que você se exercitar nele, não deixe de higienizar as suas mãos também. Para tanto, você pode usar uma toalhinha especial e um álcool em gel. Se a sua academia não oferecer esses materiais, traga-os de casa e mantenha-os na bolsa da academia.

 

3. Mantenha a sua bolsa da academia limpa

Se você tem o costume de jogar as roupas e o tênis utilizado durante um dia de treinamento diretamente na bolsa da academia e não possui o hábito de limpá-la com frequência, saiba que ela pode ser uma verdadeira casa para os fungos.

Uma dica para mantê-la mais higienizada é colocar as roupas e os tênis dentro de uma sacola plástica antes de guardar na bolsa e quando chegar em casa retirá-los de dentro dela e mandar direto para a lavanderia.

Outra dica importante é tentar criar o hábito de limpar a bolsa ao menos uma vez por semana e assim evitar o acúmulo de fungos, germes e bactérias nela.

 

4. Use chinelos durante o banho no vestiário

Quando for tomar banho na academia, não coloque os seus pés diretamente no chão do boxe. Como ele é utilizado por muitas pessoas, dá para imaginar o número de germes presentes no local. Para minimizar esses riscos de contaminação, use um chinelo na hora em que for entrar no chuveiro.

Mas não é só isso, você também deve tomar cuidado para manter o chinelo usado no banho sempre limpo, já que quando eles ficam molhados também podem te contaminar e te transmitir as bactérias. Algo que você pode fazer para diminuir esse problema é preparar uma solução com alvejante e mergulhar o calçado dentro de vez em quando.

 

5. Tire um dia de folga quando ficar doente

Caso você esteja com uma gripe ou um resfriado, tire um dia de folga e não vá a academia, mesmo que ache que consiga aguentar um dia de malhação. Assim, você evita de se contaminar com outros germes e piorar o estado de sua saúde e também não passa o problema aos seus colegas.

Da mesma forma, se você estiver com uma ferida aberta na pele, espere até que ela sare para voltar a academia. Se não fizer isso, você também corre o risco de se infectar ou de infectar algum aparelho no qual você venha a treinar.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *