Os EAAs desempenham um papel fundamental em mais do que apenas sua…
Quando pensamos em higiene, sabemos que a academia pode não ser o lugar mais limpo do mundo. Durante um único dia, diversos alunos passam pelo lugar, utilizam os mesmos aparelhos que já foram usados por outros frequentadores, ficam em salas fechadas e dividem o banheiro e vestiário com outras pessoas.
Enquanto alguns podem até tentar manter a higiene adequada no local, levando a própria garrafinha de água e toalhas, secando o suor dos aparelhos de ginásticas antes e depois de usar e até limpando as mãos no álcool em gel, uma pesquisa britânica feita por uma companhia da área da saúde mostrou que a maioria dos alunos assíduos das academias não tem hábitos tão limpinhos assim.
De acordo com o levantamento, 74% dos frequentadores entrevistados afirmou já ter notado que um colega de academia deixou de enxugar um equipamento que estivesse suado, 49% confessou já utilizado uma garrafinha de água, toalha e algum artigo de higiene que não pertencia a eles, 18% admitiu já ter ido malhar mesmo estando doente e 16% afirmou que não lava as suas roupas de ginástica entre um treino e outro.
Enquanto isso, leia mais:
- Em suma, veja dicas para deixar seus cabelos mais fortes
- Como resultado, alto colesterol: um problema simples de ser resolvido
- Veja o que você pode fazer para acabar com a sua disfunção erétil
Apesar de não haver comprovação científica que isso possa causar altos danos à saúde, manter uma boa higiene na academia pode evitar a exposição a germes que causam doenças como resfriado, gripe, norovírus, frieira (pé-de-atleta) e infecções estafilocócicas (infecção na pele).
Para manter a higiene e uma distância maior dos germes que também costumam frequentar as academias é preciso tomar cuidados. Confira na lista a seguir alguns hábitos que você pode incorporar no seu dia a dia da malhação para melhorar esse aspecto:
1. Tenha uma garrafinha de água adequada
Se você tem o costume de levar a própria garrafinha de água para a academia e não costuma beber na do colega ao lado, saiba que isso já é um ponto positivo para a sua higiene. Entretanto, o modelo escolhido por você para armazenar a água também tem um importante papel em relação a quantidade de germes aos quais você expõe o seu organismo.
As garrafinhas de plástico não são recomendadas porque costumam reter bactérias. O modelo mais indicado e seguro é o de metal. Para fazer a limpeza, basta utilizar água quente e detergente líquido. Também é importante não dividir a garrafinha com ninguém e tomar cuidado para que nenhum colega a pegue sem que você perceba.
2. Limpe suas mãos e o aparelho de ginástica
Para ter certeza de que ficará longe dos germes, além de enxugar e limpar o suor do aparelho de ginástica antes e depois que você se exercitar nele, não deixe de higienizar as suas mãos também. Para tanto, você pode usar uma toalhinha especial e um álcool em gel. Se a sua academia não oferecer esses materiais, traga-os de casa e mantenha-os na bolsa da academia.
3. Mantenha a sua bolsa da academia limpa
Se você tem o costume de jogar as roupas e o tênis utilizado durante um dia de treinamento diretamente na bolsa da academia e não possui o hábito de limpá-la com frequência, saiba que ela pode ser uma verdadeira casa para os fungos.
Uma dica para mantê-la mais higienizada é colocar as roupas e os tênis dentro de uma sacola plástica antes de guardar na bolsa e quando chegar em casa retirá-los de dentro dela e mandar direto para a lavanderia.
Outra dica importante é tentar criar o hábito de limpar a bolsa ao menos uma vez por semana e assim evitar o acúmulo de fungos, germes e bactérias nela.
4. Use chinelos durante o banho no vestiário
Quando for tomar banho na academia, não coloque os seus pés diretamente no chão do boxe. Utilizado por muitas pessoas, dá para imaginar o número de germes presentes no local. Para minimizar esses riscos de contaminação, use um chinelo na hora em que for entrar no chuveiro.
Mas não é só isso, você também deve tomar cuidado para manter o chinelo usado no banho sempre limpo. Bem como, já que quando eles ficam molhados também podem te contaminar e te transmitir as bactérias. Algo que você pode fazer para diminuir esse problema é preparar uma solução com alvejante e mergulhar o calçado dentro de vez em quando.
5. Tire um dia de folga quando ficar doente
Caso você esteja com uma gripe ou um resfriado, tire um dia de folga e não vá a academia. Mesmo que ache que consiga aguentar um dia de malhação. Assim, você evita de se contaminar com outros germes e piorar o estado de sua saúde e também não passa o problema aos seus colegas.
Da mesma forma, se você estiver com uma ferida aberta na pele, espere até que ela sare para voltar a academia. Se não fizer isso, você também corre o risco de se infectar ou de infectar algum aparelho no qual você venha a treinar.
Foto Destaque: Getty Images
Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527
[…] a rotina de higiene, lavando sempre as mãos e tomando banhos […]
[…] A frieira ou pé de atleta é uma infecção causada por um fungo que se caracteriza por uma erupção muito típica na pele. Existem muitas maneiras de obtermos o fungo, como contato direto com alguma pele infectada ou algum objeto onde o fungo esteja, como maçanetas, cobertores ou na academia. […]
[…] Já aconteceu de você chegar para mais uma sessão de treinamentos na academia e perceber que deixou para trás a tão necessária garrafinha de água ou as suas toalhas de banho e mãos? Além da desatenção, o problema que pode estar por trás desse esquecimento é a maneira como você organiza a sua mochila da academia. […]