Skip to content

Urina com sangue assusta e pode ser muita coisa!

Entenda melhor o que é a hematúria, ou urina com sangue, e o amplo leque de problemas que podem causá-la
É claro que se você vai ao banheiro e enxerga sua urina com sangue já vai ficar preocupado e supor o pior, pois não é algo natural e não deveria acontecer. Mas a hematúria, nome clínico dado a esse sintoma, pode ser uma manifestação de uma grande variedade de condições, sendo de fácil resolução ou mais graves.
Inclusive, já vale ressaltar que, em alguns casos, a quantidade de hemácias na urina é tão pequena que a hematúria existe, mas não é visível a olho nu e só pode ser confirmada com a avaliação, por isso o check-up anual da urina também é indispensável.

Patologias que afetam os rins
Os rins são órgãos que se localizam um de cada lado da parte inferior das costas e são responsáveis pelo equilíbrio da química interna do corpo humano, estando diretamente ligados ao sangue e outros líquidos do organismo. Por isso, muitas doenças que prejudicam seu funcionamento apresentam a urina com sangue como sintoma.
Entre elas estão as pedras nos rins, doença renal policística, os cistos isolados, lesões no órgão, as inflamações que afetam a exata região que filtra o sangue e forma a urina, e as infecções bacterianas.
E, ainda, existe a possibilidade das enfermidades que comprometem os vasos sanguíneos dos rins, como malformações, trombose, fístulas arteriovenosas.

Doenças do trato urinário
Seja na bexiga, na uretra ou na próstata, grande parte das condições associadas ao sistema urinário também apresenta urina com sangue como um sinal comum. A ligação direta entre esses órgãos e o xixi traz uma lista ainda maior de opções e geralmente são as mais frequentes.
Algumas infecções como prostatite; cistite; alto teor de cálcio na urina (condição chamada de hipercalciúria); o aumento da próstata; a endometriose; a necrose de papila renal (privação do sangue para a região da medula renal); e qualquer trauma, como cirurgia ou lesão são exemplos.

Câncer
O câncer é uma das doenças atuais mais complicadas e temidas. E, infelizmente, a hematúria pode caracterizar tumores renais, na bexiga ou na próstata. Por isso, é importante que o paciente busque ajuda médica imediata e mantenha seus exames em dia.
Evite complicações!

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *