A quimioterapia é um tratamento medicamentoso que usa substâncias químicas poderosas para…

Como saber se tenho Síndrome do Cólon Irritável?
Os sintomas da Síndrome do Cólon Irritável são parecidos com os de outras doenças intestinais
A Síndrome do Intestino Irritável é uma alteração fisiológica em que as contrações que o intestino faz durante a digestão são mais fortes e reduzidas ou mais fracas e demoradas do que o normal.
Essa condição faz com que surjam sintomas como gases, flatulência, inchaço abdominal, cólicas e alteração na consistência das fezes (mais aguadas ou endurecidas do que de costume).
As causas do desenvolvimento da Síndrome do Cólon Irritável não são exatas, mas sabe-se que alergia e/ou intolerância alimentar, estresse, alterações hormonais e desequilíbrio da microbiota intestinal devem ser considerados.
Histórico da doença na família, sexo feminino, idade até 45 anos e saúde mental comprometida (depressão, traumas, ansiedade) também são fatores de risco para a Síndrome do Cólon Irritável.
Uma vez que não se sabe exatamente as causas da Síndrome do Cólon Irritável, o tratamento varia de acordo com os sintomas apresentados.
Em geral, são indicados mudança de hábitos e/ou uso de medicamentos que vão amenizar esses sintomas.
Quando não é tratada, a Síndrome do Cólon Irritável prejudica seriamente a qualidade de vida, aumentando o risco de se desenvolver depressão. Além disso, pode desencadear quadros crônicos de prisão de ventre ou diarreia, o que compromete gravemente a função intestinal.
Atenção:
Se você apresentar dor abdominal que piora durante a noite, tiver perda de peso sem motivo, sofrer desidratação e/ou notar presença de sangue nas fezes, procure atendimento de emergência.
Como os sintomas são muito parecidos com os de outras doenças intestinais, é fundamental consultar um médico para ter o diagnóstico adequado.
Então, não deixe de procurar ajuda ao menor sinal de que a Síndrome do Cólon Irritável pode estar presente.
This Post Has 0 Comments