Skip to content
sono reparador

O sono reparador é como a supercarga do nosso corpo. É quando a gente dorme profundamente e o organismo se concentra em se recuperar. Ele conserta nossos músculos, ajuda a memória a se organizar e até solta hormônios importantes. Lembra da sensação incrível depois de uma boa noite de sono? Isso é o poder do sono reparador fazendo sua mágica! Sem ele, a gente pode ter problemas de concentração, humor e até de saúde.

Dessa forma, se você quer saber o que é o sono reparador, seus benefícios e como ter uma noite de qualidade, siga conosco. Abaixo, o blog da UnicPharma traz mais informações sobre esse assunto. Confira!

Sono reparador

Você já teve aquelas noites em que você dormiu por horas, mas ainda acordou se sentindo cansado e desgastado? Isso acontece porque nem todo sono é igual. O sono reparador é o tipo de sono que realmente nos revitaliza, nos faz sentir renovados e prontos para enfrentar o dia. É aquele sono de qualidade que vai além das horas na cama.

O sono reparador é quando o nosso corpo faz o seu trabalho nos bastidores. Durante esse período, nosso organismo se concentra na recuperação física e mental. Imagine como se fosse uma equipe de manutenção noturna que entra em ação para consertar e preparar tudo para o próximo dia.

Processos essenciais

Durante o sono reparador, ocorrem processos essenciais, como a reparação dos nossos músculos e tecidos. É como se o corpo estivesse fazendo pequenos reparos depois de um dia inteiro de atividades. Além disso, a mente também se beneficia desse sono. É nesse momento que as memórias são organizadas e consolidadas, ajudando-nos a lembrar das coisas importantes.

Mas não para por aí. O sono reparador também é responsável por liberar hormônios vitais. Esses hormônios não apenas ajudam a regular o funcionamento do corpo, mas também afetam nosso humor, energia e até mesmo o nosso apetite. Infelizmente, muitas vezes negligenciamos a importância desse sono de qualidade. O estilo de vida agitado e as demandas do dia a dia podem nos levar a sacrificar essas horas preciosas de sono reparador. No entanto, quando fazemos isso, estamos prejudicando nossa saúde e bem-estar a longo prazo.

Valorizar e priorizar o sono reparador deve ser uma parte fundamental da nossa rotina. Criar um ambiente de sono confortável, estabelecer uma rotina regular de sono e adotar hábitos saudáveis antes de dormir são passos que podemos dar para garantir que estamos recebendo o sono reparador que nosso corpo e mente merecem.

Benefícios do sono reparador

Entre os principais benefícios do sono reparador estão:

  • Renovação física;
  • Consolidação da memória;
  • Melhoria do humor;
  • Cognição aprimorada;
  • Reforço do sistema imunológico;
  • Equilíbrio hormonal;
  • Recuperação energética;
  • Saúde cardiovascular;
  • Beleza e pele saudável;
  • Equilíbrio emocional.

Como ter uma boa noite de sono?

1. Siga um horário regular de sono

Uma das primeiras sugestões para desfrutar de uma noite de sono tranquila é estabelecer um horário consistente para ir para a cama e para acordar. Sim, isso vale para os fins de semana e feriados também! Essa prática condiciona tanto o corpo quanto a mente, facilitando o relaxamento na hora certa ou o despertar nas horas programadas.

Mantenha essa rotina, mesmo que signifique dormir menos algumas vezes. Deitou-se mais tarde? Ainda assim, acorde no horário usual. Teve um sono mais prolongado e perdeu um pouco do sono habitual? Vá para a cama conforme o planejado. Outra dica útil é prestar atenção a quanto tempo de sono você precisa para acordar revigorado e cheio de energia, assim você pode determinar a quantidade de descanso necessária para começar o dia com disposição.

2. Tire sonecas com sabedoria – até 45 minutos

Você gosta de tirar cochilos? Eles podem ajudar a ter um sono mais tranquilo e saudável à noite. Quando você tira sonecas de forma equilibrada, isso pode ser muito bom para o seu sono e para se sentir melhor no dia a dia.

Algumas pessoas dividem o sono em diferentes momentos ao longo do dia. Isso também tem a ver com a soneca famosa chamada “siesta”, que é comum em países como Espanha, México e Chile, depois do almoço. Assim, se você acha essa ideia legal, lembre-se de não dormir mais do que 45 minutos, para não atrapalhar o sono da noite.

3. Deixe o café para o dia

Evite consumir cafeína pelo menos seis horas antes de dormir. Isso inclui coisas como café, chás, energéticos, refrigerantes e chocolate. Assim sendo, a cafeína é um estimulante forte que demora a sair do corpo, o que pode tornar difícil pegar no sono.

4. Escolha comidas leves à noite

Para dormir melhor, é bom optar por refeições mais leves à noite. Assim, alimentos com açúcar, gordura, fritura e temperos fortes podem atrapalhar o sono. Se der, evite comê-los até quatro horas antes de dormir. Se bater aquela fome, escolha lanches leves.

5. Exercícios físicos ajudam a relaxar

Fazer exercícios é ótimo para relaxar do estresse diário, soltar as tensões e afastar o sedentarismo. No entanto, é melhor evitar exercícios perto da hora de dormir, pois podem fazer o efeito contrário e deixar o corpo acordado em vez de relaxado. Assim, o legal é fazer atividades mais intensas durante o dia e, à noite, escolher coisas mais tranquilas, como ioga ou alongamento, para preparar o corpo e a mente para uma noite de sono tranquila.

6. Mantenha o celular longe da cama

Você sabia que a luz do celular e de dispositivos eletrônicos ativa o cérebro? Essa luz artificial interfere no processo natural de relaxamento à noite, mantendo você acordado e atrapalhando o sono tranquilo. Se você usa o celular como despertador, deixe-o na mesinha ao lado da cama ou em outro lugar, com a tela virada para baixo e sem as notificações ligadas. E quando for dormir, evite levá-lo com você, nem que seja por poucos minutos, está bem?

7. Cama é para descansar, não trabalhar

Dentro de casa, o quarto tem uma missão especial: ser um refúgio para descansar e ter noites tranquilas. Assim, a forma como ele é iluminado, ventilado e até mesmo o som que entra fazem toda a diferença quando se trata de criar um ambiente para uma boa noite de sono. Por isso, é uma boa ideia evitar levar o computador para a cama e não transformar o quarto em um espaço de trabalho. O quarto deve ser aquele lugar onde você se desconecta, diminui o ritmo e renova as energias.

8. Banho quente antes de dormir

Quando se trata de ajudar quem tem dificuldades para dormir, tomar um banho é uma ótima ideia. Dessa forma, a água na temperatura certa, talvez uma música suave e um carinho especial na pele, como esfoliar, hidratar e limpar, são maneiras naturais de relaxar, que podem ajudar a ter uma noite de sono tranquila.

9. Tenha uma rotina de sono

Além do banho quente, existem outros rituais que ajudam a diminuir o ritmo e tranquilizar tanto o corpo quanto a mente. Meditar, praticar técnicas de respiração ou tomar um chá sem cafeína são algumas opções. Concentre-se no presente e deixe as preocupações do lado de fora do quarto. Uma dica útil para acalmar a mente é fazer uma automassagem.

10. O sono não vem? Dê uma volta

Mesmo que você tenha um ótimo ritual antes de dormir e o sono não apareça, não se preocupe. Em vez de ficar se revirando na cama, aumentando a ansiedade e a tensão, levante-se e faça um breve passeio pela casa. Se tiver um quintal ou varanda, olhe para o céu, respire profundamente e não se preocupe em precisar dormir. Depois de alguns minutos, tente de novo. Se após 20 minutos o sono ainda não aparecer, tente distrair a mente mais uma vez.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *