Skip to content

Há muitas informações conflitantes – incluindo alguns mitos e rumores – sobre se a masturbação é ruim para você. Saiba disso: se você se masturba é com você e somente você. Se você fizer isso, tenha certeza de que isso não causará nenhum dano físico. E se você não fizer isso, não há nenhum mal, nenhuma falta, para você também. Aqui está o que você precisa saber de acordo com Sian Ferguson, especialista americana.

A masturbação libera hormônios

A masturbação faz com que seu corpo libere uma série de hormônios. Esses hormônios incluem:

  • Dopamina. Este é um dos “hormônios da felicidade” que está relacionado ao sistema de recompensa do seu cérebro.
  • Endorfina. O analgésico natural do corpo , as endorfinas também têm efeitos anti-stress e estimulantes do humor.
  • Ocitocina. Esse hormônio é frequentemente chamado de hormônio do amor e está associado ao vínculo social.
  • Testosterona. Este hormônio é liberado durante o sexo para melhorar a resistência e a excitação. Também é liberado quando você tem fantasias sexuais , de acordo com um estudo de 2011.
  • Prolactina. Um hormônio que desempenha um papel importante na lactação, a prolactina também influencia o humor e o sistema imunológico.

A masturbação pode fazer com que você libere quantidades saudáveis ​​dos hormônios acima, e é por isso que pode afetar positivamente seu humor e saúde física.

Isso afeta seu humor

Dopamina, endorfinas e oxitocina são todos chamados de “ hormônios da felicidade ” associados à redução do estresse, união e relaxamento. Às vezes, a masturbação pode ajudá-lo a se sentir um pouco melhor quando seu humor está baixo.

Assim como seu foco e concentração

Você pode ter ouvido falar de “claridade pós-noz” – uma situação em que seu cérebro de repente se sente focado depois de ter um orgasmo. De fato, muitas pessoas acham que a masturbação as ajuda a se concentrar melhor. Como tal, eles podem se masturbar antes de trabalhar, estudar ou fazer um teste.

Não há explicação científica para isso, pois não foi estudado especificamente. No entanto, essa sensação de clareza e foco pode ser resultado de se sentir relaxado e feliz após um orgasmo.

Pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade

Embora a oxitocina seja comumente conhecida como o “hormônio do amor” e associada ao vínculo social, também está associada ao relaxamento e ao relaxamento.

Como aponta um estudo de 2005 da Oxytocin, a oxitocina desempenha um papel importante na regulação do estresse e na redução da ansiedade. Ele faz isso reduzindo a pressão arterial e diminuindo seus níveis de cortisol. O cortisol é um hormônio associado ao estresse.

Então, se você espera aliviar um pouco a tensão depois de um dia difícil no trabalho, a masturbação pode ser uma boa técnica de relaxamento!

Pode ajudá-lo a adormecer

Curiosamente, muitas pessoas usam a masturbação para adormecer – e não é de admirar. A ocitocina e as endorfinas estão associadas ao relaxamento, por isso faz sentido que a masturbação possa ajudá-lo a dormir, especialmente se o estresse e a ansiedade estiverem impedindo você de dormir um pouco.

Também pode ter um efeito na sua auto-estima

Para alguns, a masturbação pode ser uma forma de praticar o amor próprio, conhecer seu corpo e passar um tempo de qualidade sozinho. Como você está aprendendo a apreciar seu próprio corpo e descobrindo o que é prazeroso para você, a masturbação pode aumentar sua autoestima.

Tudo isso pode melhorar sua vida sexual

Muitos terapeutas sexuais sugerem se masturbar regularmente – seja você solteiro ou parceiro. Além dos benefícios físicos derivados da masturbação, um aumento na autoestima aliado ao relaxamento pode ser ótimo para sua vida sexual.

Quanto à sua libido, há algumas evidências de que a masturbação pode ajudá-lo a manter um desejo sexual saudável. Por exemplo, este estudo de 2009 da Sexual Medicine vincula o uso frequente de vibradores a um alto desejo sexual e função sexual positiva, bem como ao bem-estar sexual geral.

A masturbação pode ajudá-lo a descobrir o que é prazeroso e excitante para você, o que pode ajudá-lo a mostrar ao seu parceiro o que você gosta.

Mas os efeitos nem sempre são positivos

Embora existam benefícios comprovados, algumas pessoas têm experiências negativas com a masturbação. Você pode não gostar do sentimento, ou pode ser contra o seu sistema de crenças, ou você pode simplesmente não estar interessado nele. Isso é bom! Se você optar por se masturbar ou não é com você. Se a masturbação for difícil para você e essa dificuldade estiver incomodando você, considere procurar um médico ou terapeuta.

Algumas pessoas experimentam sentimentos negativos relacionados a expectativas sociais ou espirituais

A masturbação é considerada um pecado em algumas religiões. Há também muitos estigmas sociais ligados à masturbação: algumas pessoas acreditam que as mulheres não devem se masturbar, ou que a masturbação é imoral.

Isso sem falar nos mitos indutores de ansiedade em torno da masturbação. Muitos de nós já ouvimos os rumores de que a masturbação faz você ficar cego, ou que pode fazer com que você cresça o cabelo em suas mãos – ambas afirmações completamente falsas que parecem circular amplamente entre os pré-adolescentes!

Se você acredita nessas coisas e se masturba, pode experimentar sentimentos de culpa, ansiedade, vergonha ou auto aversão depois. Não há problema em se abster da masturbação por causa de suas crenças pessoais, mas se você quiser trabalhar com sentimentos de culpa e se masturbar sem ansiedade, conversar com um terapeuta pode ajudar.

Certas condições subjacentes também podem desempenhar um papel

Além das dificuldades sociais e espirituais, as condições de saúde subjacentes podem dificultar a masturbação. Por exemplo, a masturbação pode ser frustrante se você experimentar:

  • disfunção erétil
  • baixa libido
  • secura vaginal
  • dispareunia , que envolve dor durante a penetração da vagina
  • síndrome da doença pós-orgástica, uma condição pouco conhecida em que indivíduos que têm pênis podem ficar doentes após ejacular

Além disso, a masturbação pode ser perturbadora se você tiver sofrido um trauma sexual. Se você acha que tem uma condição subjacente que dificulta a masturbação e está incomodando, converse com um médico de sua confiança. Da mesma forma, se você está lutando para se masturbar devido ao sofrimento emocional, pode ser útil conversar com um terapeuta.

Em última análise, depende de suas necessidades e desejos individuais

Em suma, a masturbação é ruim para você? Aliás, não, não inerentemente. Assim, se você se masturba e como você se sente sobre isso é individual. Bem como, masturbe-se se quiser, mas não se sinta pressionado a se masturbar se não gostar. Então, é você quem decide!

Foto Destaque: Getty Images

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *