skip to Main Content
remédio manipulado para ansiedade melhores para tomar

Sentir tremores, falta de ar, náuseas e perceber o coração acelerado faz parte da rotina daqueles que sofrem com ansiedade. Recentemente, essa preocupação excessiva com o futuro vem afetando cada vez mais as pessoas, a ponto de afetar as atividades diárias.

O transtorno de ansiedade eleva os níveis de estresse no organismo, o que prejudica o sono e a imunidade. Felizmente, há como tratar essa condição com remédio manipulado para ansiedade.

Quer conhecer quais são esses remédios e seus benefícios? Continue acompanhando o conteúdo que preparamos a seguir!

Confira a linha de manipulados para a depressão e ansiedade da UnicPharma!

Qual a diferença entre remédio manipulado e industrializado?

remédio manipulado para ansiedade diferença entre remédio manipulado e industrializado

Antes de partirmos para os exemplos de manipulados para a ansiedade, é importante que você entenda a diferença entre remédios industrializados e manipulados.

Os medicamentos industrializados são desenvolvidos em larga escala, por meio de maquinários industriais, baseados em fórmulas fechadas. Por outro lado, os remédios manipulados são preparados individualmente por farmacêuticos, de forma personalizada.

Isso significa que cada remédio é fabricado para atender as diferentes necessidades dos indivíduos. Nesse contexto, o farmacêutico considera características do paciente, como idade, peso, gênero e condições de saúde.

Vale ressaltar que todos os medicamentos manipulados são feitos conforme os protocolos farmacêuticos, de modo padronizado por uma equipe técnica.

O passo a passo da fabricação consta na literatura oficial do setor farmacêutico, com base nos componentes de cada fórmula.

Conforme citamos logo acima, os manipulados existem para suprir as individualidades de cada pessoa, identificada pelos profissionais de saúde, e que não estão disponíveis em drogarias tradicionais. Os critérios de indicação dos manipulados, são:

  • remédios com doses personalizadas, considerando a idade, peso, gênero e condição de saúde do pacientes;
  • associação com outros medicamentos fármacos, que possam reduzir a quantidade de remédio a ser consumido;
  • inexistência de medicamentos específicos ou descontinuação de remédios pela indústria;
  • remédios que não prejudicam a saúde de indivíduos com condições especiais, como alérgicos a determinados componentes medicamentosos.

A fabricação de manipulados ficou popular, após a descoberta da farmacogenética, que mostra que algumas pessoas reagem diferentemente aos mesmos medicamentos, dependendo de sua etnia e outras diferenças genéticas.

Com isso, ficou evidente que os profissionais de saúde devem prescrever medicamentos personalizados, sempre que surgir a necessidade. Para isso, o médico precisa conhecer a fundo as diferenças entre os remédios manipulados e industrializados.

Remédio manipulado para ansiedade: 11 melhores que podem te ajudar!

remédio manipulado para ansiedade que podem te ajudar

Já citamos inicialmente o quão presente o transtorno de ansiedade se tornou na vida das pessoas hoje. Muitas vezes, seus sintomas atrapalham a rotina diária, comprometendo o convívio social do indivíduo.

Essa condição pode se manifestar de inúmeras formas, como sensação de aperto no peito, tremores, calafrios, náuseas, pensamentos acelerados e negativos, preocupação excessiva e outros. Em alguns casos, muitos deles podem aparecer ao mesmo tempo.

Contudo, é importante destacar que a ansiedade por si só não é um problema; todos ficamos ansiosos por algum motivo, e esse sentimento é natural do ser humano.

O grande malefício é o transtorno de ansiedade, que pode gerar os sintomas listados acima, prejudicando a qualidade de vida.

Quando isso acontece, é necessária a consulta com psicólogos e psiquiatras, a fim de investigar as causas do transtorno e, se necessário, utilizar medicamentos no tratamento. Normalmente, os ansiolíticos mais prescritos são o Clonazepam, Lorazepam, Diazepam etc.

Contudo, eles exigem receita médica para serem consumidos, além de causarem dependência quando não ingeridos em doses controladas. Com alternativa, existe o remédio para ansiedade manipulado natural. Confira a lista abaixo.

1. Pinetonina

Uma excelente solução para quem deseja garantir um dia tranquilo, leve e produtivo. A Pinetonina tem efeito calmante e relaxante reduz  os níveis de cortisol — hormônio do estresse —, melhorando o humor e proporcionando bem-estar.

E o melhor é que não gera a sensação de sonolência no meio do dia. Além disso, por se tratar de um medicamento natural, possui aplicação segura e livre de toxicidades e efeitos colaterais.

Você pode encontrar esse manipulado no formato de spray nasal, em composição de Pinetonina 30% ou 50%. As recomendações de uso são: pulverizar 1 jato em cada narina, até duas vezes ao dia.

2. Valeriana Officinalis

Outro remédio para ansiedade fitoterápico é a Valeriana. Com propriedades sedativas, é indicada para quem sofre com insônia, um dos grandes sintomas do transtorno de ansiedade.

É possível encontrar o medicamento em cápsulas e na forma de chá. Contudo, alguns estudos indicam que o formato de cápsulas se mostrou mais eficaz, já que é mais fácil controlar a dosagem ingerida.

Por ser um remédio natural, não causa dependência, ao contrário de muitos ansiolíticos industrializados. Porém, é necessário prescrição médica. Para consumir a Valeriana 100mg ou 400mg, você deve tomar 1 cápsula, 30 minutos antes de dormir.

3. Relora

Esse manipulado para a ansiedade é um derivado das cascas da planta magnólia e amurense. A Relora ajuda a reduzir o estresse, fadiga, insônia, além de controlar o apetite desenfreado — sintoma do transtorno.

Um dos destaques desse remédio natural, é que sua sensação de relaxamento se assemelha a de muitos antidepressivos industrializados. A recomendação de uso do Relora 250mg é de ingerir 1 cápsula, duas vezes ao dia.

4. Rhodiola Rosea

Outro remédio manipulado para ansiedade bastante eficaz é a Rhodiola Rosea 300mg. Esse medicamento natural é popularmente conhecido como “raiz de ouro” ou “raiz dourada”.

Entre seus benefícios, estão o poder de reduzir o estresse, combater a insônia e o desânimo — grandes sintomas do transtorno de ansiedade —, além de estimular a concentração.

Para consumí-lo em doses seguras, deve tomar apenas 1 cápsula de Rhodiola por dia.

5. Serenzo

Mais um aliado no tratamento do transtorno de ansiedade, o Serenzo 250mg em cápsulas auxilia no controle da compulsão alimentar, gerada pela doença.

Esse poderoso remédio natural é extraído da laranja Citrus Sinensis. Suas propriedades calmantes também ajudam a controlar quadros de irritabilidade e mudanças drásticas de humor, que podem causar problemas gástricos, dores musculares e depressão.

Portanto, o medicamento é uma excelente maneira de preservar a saúde física e mental. Para consumí-lo, é necessário ingerir 1 cápsula ao dia, pela manhã.

6. Passiflora Incarnata

Outro remédio em cápsula para ansiedade bastante efetivo, é a Passiflora, que pode ser encontrada em caixas com 200mg a 400mg.

Trata-se de um calmante natural, extraído da flor do maracujá. Suas propriedades relaxantes, anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudam a combater a insônia — maior sintoma da ansiedade — e inflamações.

Apesar de ser um produto natural, existem alguns cuidados que você deve tomar ao incluir a Passiflora em sua rotina. Mulheres grávidas e lactantes não podem consumi-la. Além disso, não é recomendado o consumo com bebidas alcoólicas.

As doses seguras de uso da versão em 200mg são de 1 a 3 cápsulas ao dia. Já na versão de 400mg, bastam 2 cápsulas ao dia.

7. Melatonina

Mais um remédio manipulado para dormir, que ajuda a tratar os sintomas do transtorno de ansiedade, é a Melatonina. Trata-se de um hormônio produzido naturalmente pelo organismo durante o sono.

Nesse sentido, para manter os níveis recomendados desse hormônio, é necessário ter uma boa noite de sono, todos os dias. Contudo, essa é uma tarefa bastante complicada para quem sofre com ansiedade, não é?

Felizmente, ela também pode ser suplementada, ingerida na forma de cápsulas. Nesse contexto, o medicamento promove um melhor funcionamento do organismo, devido à sua ação antioxidante.

Vale destacar que você precisará de prescrição médica para consumí-lo. As indicações de uso da Melatonina 5mg são de 1 cápsula antes de dormir, todos os dias, ou conforme orientação médica.

8. Kawa Kawa

Seu nome científico é Piper Methysticum. Trata-se de uma planta nativa das ilhas da Oceania, mais especificamente da região que envolve a Polinésia, Indonésia e Melanésia.

Por conter propriedades relaxantes, atua como sedativo natural, acalmando o sistema nervoso central. Dessa forma, é bastante utilizado como ansiolítico natural. Também não requer receita médica para ser consumido.

As recomendações de uso da Kawa Kawa 100mg são: ingerir 1 cápsula, duas vezes ao dia.

9. Zembrin

Remédio natural, que oferece benefícios comprovados clinicamente, como melhora do humor, bem-estar, controle da compulsão alimentar — efeitos do transtorno de ansiedade — e sintomas da TPM.

Por se tratar de um medicamento natural, não requer receita médica para ser consumido. Normalmente, você consegue encontrar o Zembrin 8mg em cápsulas.

As recomendações de uso variam conforme a orientação médica. Em geral, indica-se a dose de 8mg a 25mg por dia, uma vez ao dia. Os benefícios ficam evidentes a partir da terceira semana de uso.

Caso o paciente não perceba mudanças após esse período, com a dosagem mínima, pode-se ajustar o consumo para até 25mg.

10. 5-HTP (L-5-Hidroxitriptofano)

Trata-se de uma substância absorvida pelo organismo por meio da alimentação, a partir do aminoácido triptofano. Esse aminoácido é convertido em 5-HTP, que por sua vez, é convertido em serotonina.

A serotonina é um neurotransmissor, responsável por controlar nosso humor, apetite e sono. Portanto, esse medicamento natural é uma excelente alternativa para tratar os sintomas do transtorno de ansiedade, pois não causa dependência.

Também não exige receituário médico para ser consumido. A recomendação de uso do 5-HTP 30 mg é de 1 cápsula, até duas vezes ao dia, preferencialmente pela manhã e à tarde.

11. Ashwagandha

Conhecida como ginseng indiano, a Ashwagandha funciona como um medicamento natural, aliado no tratamento de distúrbios cognitivos e neurológicos.

Suas propriedades calmantes e naturais atuam no sistema nervoso, combatendo a insônia, o estresse e melhorando a concentração. Ótimos benefícios para quem sofre com os sintomas da ansiedade, não é?

Contudo, existem algumas ressalvas quanto ao seu consumo. Mulheres grávidas e lactantes devem evitar esse medicamento. Além disso, pessoas com hemocromatose também não podem consumi-lo.

Isso porque, esse remédio pode aumentar os níveis de hemoglobina e eritrócitos. Nesse sentido, é necessário a prescrição médica para seu uso.

Por falar em uso, você pode encontrar a Ashwagandha 500mg nas farmácias de manipulação. Deve-se tomar 1 cápsula ao dia, preferencialmente pela manhã.

Qual o melhor remédio manipulado para ansiedade?

remédio manipulado para ansiedade qual o melhor

Qualquer um dos manipulados naturais para a ansiedade que listamos acima são excelentes opções de tratamento. Só lembre-se que, alguns deles, exigem receita médica para o consumo.

Na prática, o melhor remédio será aquele que oferecer mais benefícios para você, e se encaixar melhor em seu dia a dia.

Como os efeitos desses manipulados variam conforme o uso, a dosagem e as características individuais do paciente, o melhor a se fazer é ir testando, sempre seguindo as orientações do seu médico.

Porém, segundo relatos populares, os manipulados para ansiedade mais bem avaliados são o Zembrin 8mg e o Relora 250mg.

Um dos principais benefícios dos manipulados, em comparação com os remédios industrializados, são seus ingredientes naturais. Por isso, oferecem princípios ativos com maior eficácia.

Além disso, possuem menos conservantes em sua composição, o que significa que apresentam uma durabilidade menor após aberto.

Outra vantagem é o valor; medicamentos manipulados para a ansiedade costumam custar menos que os remédios industrializados para o mesmo fim.

Onde comprar os melhores remédios manipulados para ansiedade?

remédio manipulado para ansiedade onde comprar

Os melhores manipulados para tratar a ansiedade você encontra na UnicPharma. Aqui, é possível achar os melhores preços e produtos de altíssima qualidade, além do atendimento personalizado.

A farmácia permite fazer o pedido totalmente online. Você só precisa escolher os remédios indicados pelo seu médico, realizar o pagamento e esperar a entrega no conforto do seu lar.

Todos os remédios citados nos tópicos acima estão disponíveis na UnicPharma. Além disso, também é possível personalizar seu próprio medicamento, de acordo com as recomendações do seu profissional de saúde.

Só na UnicPharma você encontra os melhores remédios manipulados para a depressão e ansiedade!

Conclusão

Utilizar um remédio manipulado para ansiedade pode ser a solução para quem sofre com a condição. Especialmente, porque os medicamentos tradicionais voltados para isso costumam pesar no orçamento, além de exigirem sempre a receita médica a cada pedido.

Como dissemos inicialmente, o transtorno de ansiedade nunca esteve tão presente na sociedade. Entretanto, vale lembrar que somente a ansiedade não é um malefício, mas sim o transtorno de ansiedade, que afeta a qualidade de vida de milhares de pessoas.

Por isso, converse com seu médico sobre a possibilidade de tratar os sintomas da ansiedade com medicamentos naturais manipulados.

Farmacêutico
Licenciado em Farmácia pela Universidade Paulista – UNIP – 2018
Profissional com 14 anos de Experiência em Farmácia de Manipulação,
após formação atuante como Responsável Técnico, com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.89527

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.