Skip to content

Quando o clínico geral pode ajudar sua saúde

Especialidade habilita o médico a lidar com diferentes doenças e seu objetivo é a promoção geral da saúde

Apesar da especialidade de clínico geral ser tão comum, muita gente ainda tem dúvida sobre o que ela atende. Na verdade, como o próprio nome sugere, essa é a área que possui uma visão geral do organismo humano. De acordo com a Sociedade Brasileira de Clínica Médica, esse profissional está apto a resolver 70% das doenças.
Por possuir um conhecimento aprofundado de todos os órgãos e sistemas do corpo humano, o clínico geral consegue fazer diferentes tipos de diagnósticos, tanto em relação a condições frequentes e simples quanto em relação às mais  complexas e raras. Além disso, pode solicitar exames, prescrever medicamentos, fazer diagnósticos diferenciais de diversas patologias e até realizar cirurgias, apesar dessa última condição ser mais realizada pelas especialidades cirúrgicas.
O clínico geral pode prevenir e tratar as principais doenças
Se você está sofrendo de algum mal-estar ou dor de origem desconhecida e não sabe qual médico procurar, a recomendação é que você consulte um clínico geral e esclareça os seus sintomas. Ele pode diagnosticar e tratar a sua condição, como também identificar o problema e te encaminhar para outro profissional especialista quando for necessário.
Dentre as doenças mais comuns que ele pode te ajudar a prevenir e controlar estão a obesidade (leve e/ou moderada), hipertensão, hipercolesterolemia, diabetes, osteoporose, deficiência de vitaminas e minerais, gastrite, anemias, algumas infecções (de pele, pulmonares,  urinárias e intestinais), alergias, dores em diversas partes do corpo e até alguns transtornos de ansiedade.
Além disso, você pode agendar uma consulta com um clínico geral para realizar exames de check-up, fazer uma avaliação e orientação antes de começar atividades físicas, avaliar o pós-operatório de várias cirurgias, se informar sobre as vacinas que precisa tomar, orientar sobre as dietas específicas para as doenças mais comuns e tirar as dúvidas a respeito de outras especialidades, como do uso de medicamentos receitados por elas.
O atendimento por um médico de clínica geral pode ser feito em um consultório (como é o nosso caso), em unidades de internação hospitalares ou mesmo a domicílio.
O benefício de um acompanhamento médico vitalício 
Como o clínico geral entende de diversas condições de saúde e dos aspectos psicológicos, sociais e familiares de seu paciente, sendo especialmente qualificado para promover a saúde com foco em prevenção, a clínica geral é uma das especialidades que pode acompanhar você ao longo da vida.  
Mas não é só o clínico geral. Afinal, esse profissional muitas vezes trabalha em conjunto com outras especialidades em casos complexos, como quando o paciente apresenta vários tipos de doenças crônicas. Assim, ele consegue dar orientações específicas, tanto para outros médicos como para quem recebe o tratamento.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *