Skip to content
período fértil

O período fértil, momento ideal para que a mulher engravide, pode chegar acompanhado de dúvidas, principalmente em relação ao seu cálculo. Geralmente, ele acontece por volta do 14º dia de um ciclo regular de 28 dias.

Dessa forma, o Blog da UnicPharma separou tudo sobre o período fértil, como dicas e sinais de quando você começará a ovular.

O que é período fértil?

Basicamente, o período fértil é o momento ideal para uma mulher engravidar. Dessa forma, ele dura cerca de 6 dias. Além disso, é a fase do mês em que ocorre ovulação – ou seja, geralmente 14 dias antes da menstruação descer, em uma mulher que tenha menstruações regulares de 28 dias.

Assim, durante o período fértil, o óvulo madura sai do ovário direto para as trompas de Falópio em direção ao útero. Assim sendo, ele poderá ser fecundado por um espermatozoide, dando início, então, a uma gravidez.

Como calcular o período fértil?

Primeiro de tudo é importante saber se seu ciclo é regular ou não. Dessa forma, um ciclo menstrual considerado normal ocorre, no mínimo, a cada 24 dias e, no máximo, a cada 35 dias. Além disso, o fluxo dura de 3 a 5 dias.

Ciclo regular

Dessa forma, para calcular o período fértil é necessário considerar que a ovulação acontece sempre no meio do ciclo. Ou seja, é em torno do 14º dia de um ciclo regular de 28 dias. Assim, a mulher com o ciclo regular de 28 dias deve contar 14 dias a partir da data em que veio a última menstruação. Com isso, a ovulação acontecerá entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data – o que significa o período fértil da mulher.

Ciclo irregular

Enquanto isso, calcular o período fértil no ciclo irregular não é muito seguro para quem está tentando engravidar ou para quem não quer engravidar. Afinal, como a menstruação não surge sempre no mesmo período, as contas podem acabar saindo erradas.

No entanto, existe uma maneira para saber quando é o período fértil. Para isso, é preciso anotar durante um ano a duração de cada ciclo menstrual. Depois disso, basta subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo.

  • Um exemplo: Se o seu ciclo mais curto foi de 21 dias e o ciclo mais longo de 28 dias: 21 – 18 = 3. Enquanto isso, 29 – 11 = 18. Ou seja, o período fértil ficará entre  o 3º e o 17º dias do ciclo.

Além disso, uma forma mais prática e rigorosa de saber qual o seu período fértil em caso de um ciclo irregular, principalmente para mulher que desejam engravidar, é recorrer ao teste de ovulação. Ele é encontrado na farmácia. Assim como, vale a pena ficar atenta aos sinais.

Sinais do período fértil

Assim como dito anteriormente, alguns sinais podem indicar que uma mulher está em seu período fértil. Dessa forma, eles acontecem quando o óvulo é liberado pelo ovário e chega até as trompas de Falópio. Ou seja, isso significa que ele está pronto para ser fecundado pelo espermatozoide e dar início a gravidez. São eles:

  • Aumento da secreção vaginal, que é transparente;
  • Aumento da temperatura corporal;
  • Aparecimento de espinhas;
  • Aumento da libido;
  • Aumento do apetite;
  • Dor na parte de baixo do ventre.

O que significam esses sinais?

Entenda mais os sinais e sintomas que o organismo tem:

Secreção vaginal transparente

Parecido com uma clara de ovo crua, a secreção vaginal transparente é, geralmente, o primeiro sinal de que a ovulação e o período fértil estão chegando. Dessa forma, durante essa fase, há uma liberação de um hormônio, chamado estradiol. Ele produz mais líquido que o habitual, como se fosse um mecanismo de lubrificação, que auxilia a entrada os espermatozoides no canal vaginal.

Além de ser um sinal de que o período fértil está chegando, o muco vaginal se torna mais fluido e transparente. Assim sendo, os espermatozoides encontram mais facilidade para chegar ao óvulo, o que facilita a fecundação.

Aparecimento de espinhas

Outro sinal comum é o aparecimento das espinhas, que surgem quando o período fértil está próximo. Dessa forma, nesse período, a pele da mulher acaba tendendo a ficar mais oleosa, o que favorece o aparecimento de pequenos cravos e espinhas, mesmo depois do período da adolescência.

Aumento da temperatura corporal

O aumento da temperatura corporal acontece por conta dos esforços realizados pelo organismo, que se prepara para a fecundação. Dessa maneira, nesse período, os folículos liberam os óvulos, que aumentam a quantidade do hormônio chamado progesterona, responsável pelo aumento da temperatura em 0,3 a 0,8ºC.

Aumento da libido e do apetite

Também por conta do aumento dos níveis hormonais, principalmente pela progesterona, esse sintoma faz com que a mulher se sinta mais atraente, além de aumentar o desejo sexual. O apetite também pode ficar maior nesse período.

Dor no baixo ventre

A dor na parte de baixo da barriga, bem na região do ventre (na altura dos ovários), é um dos sintomas mais frequentes de que uma mulher está em seu período fértil. Geralmente, algumas mulheres podem acabar sentindo dores, como se fosse cólicas, que aparecem e desaparecem – uma indicação concreta de que está ovulando.

Irritação e instabilidade emocional

Por fim, a variação do humor também acaba sendo comum no período fértil. Dessa forma, geralmente, acontece por conta das alterações hormonais comuns do período.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *