Skip to content

Olho esbranquiçado: possíveis causas

Olho esbranquiçado ou leucocoria ocorre quando a pupila fica branca, ao invés de preta

Olho esbranquiçado ou leucocoria significa “pupila branca” e ocorre quando a pupila, fica com a cor branca, ao invés do habitual preto. Essa condição pode indicar diversos problemas de saúde.

Em crianças, as causas mais importantes de leucocoria são catarata congênita e o retinoblastoma, que é um tumor maligno da retina. Outras doenças que provocam esse tipo de problema podem ser descolamento de retina, retinopatia da prematuridade, má formação da retina, endoftalmite, anomalia vascular da retina e tumor intraocular. 

A leucocoria pode ser detectada apenas com a observação, sendo que em recém-nascidos é obrigatório o “teste do reflexo vermelho” ou “teste do olhinho”. Em outras situações, a doença pode aparecer somente em algumas circunstâncias como quando a pupila fica maior em ambientes escuros. Também pode ser detectada por meio de fotografias, já que a pupila do paciente fica branca diante do flash da câmera, ao invés de ficar vermelha.

Para detectar a leucocoria, o oftalmologista pode utilizar uma lanterna ou o oftalmoscópio, que também permite visualizar diretamente o interior do olho. Para uma análise mais aprofundada, o exame com dilatação da pupila é obrigatório nesses casos, além de ultrassom ocular e tomografia computadorizada, exames que podem ser realizados de acordo com as suspeitas do médico.

Tratamento de olho esbranquiçado
Para obter resultados no tratamento da leucocoria é preciso, antes de mais nada, identificar a causa da manifestação. No caso da catarata será necessário fazer a remoção. Já em situações de retinoblastoma, pode ser recomendado um tratamento multidisciplinar, de acordo com o tamanho e localização do tumor.

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *