Saiba mais o que é o TDAH e confira alguns sinais para ficar de olho e saber se você realmente possui essa condição
O que é o Coronavírus? Saiba como se espalha e quais os sintomas
Os Coronavírus (CoV), pertencem à família viral que causa desde doenças respiratórias leves, como um resfriado comum, à doenças mais graves como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).
O novo coronavírus, denominado temporariamente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2019-nCoV, é uma nova variante da grande família de coronavírus que ainda não havia sido identificada em humanos anteriormente.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na última quinta-feira (30/01) que, diante do avanço do coronavírus, passa a classificar a epidemia atual como emergência de saúde pública de interesse internacional. A recomendação é de que autoridades de saúde do mundo inteiro aumentem seu monitoramento da doença e fiquem de prontidão para eventualmente adotar medidas de contenção.
O novo vírus foi identificado, também, no Japão, Cingapura, Coreia do Sul, Vietnã, Austrália, Malásia, Camboja, Filipinas, Tailândia, Nepal, Sri Lanka, Índia, EUA, Canadá, França, Finlândia, Alemanha, Emirados Árabes Unidos e outros países, mas ainda não há confirmação de casos no Brasil.
Qual a origem do novo coronavírus?
O novo coronavírus foi identificado pela primeira vez em Wuhan, na China. Ainda não se sabe exatamente a origem do novo vírus, mas acredita-se que a fonte primária seja animal, possivelmente oriunda de um mercado de animais selvagens vivos e frutos do mar em Wuhan.
Como o coronavírus é transmitido?
A transmissão do coronavírus pode ocorrer entre animais infectados e humanos e entre os próprios humanos. Em sua grande maioria, os coronavírus infectam apenas uma espécie animal ou espécies relacionadas como aves, porcos, macacos, cães, morcegos e outros.
Já entre os humanos, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar, secreções ou por contato físico. Como exemplos:
- Espirro;
- Tosse;
- Saliva;
- Catarro;
- Contato com superfícies ou objetos contaminadas e, em seguida, contato com olhos, nariz ou boca;
Contato físico, como o aperto de mão, com uma pessoa infectada.
Quais os sintomas do novo coronavírus?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os sinais e sintomas mais comuns são os respiratórios, febre, tosse, mal estar, dor de garganta, falta de ar e dificuldades respiratórias. Em casos mais graves, a infecção pode causar insuficiência respiratória aguda, problemas gastrointestinais, pneumonia, insuficiência renal e até levar o paciente a óbito.
Dicas de como se prevenir do novo coronavírus
Para evitar o contágio, a Sociedade Brasileira de Infectologia indica alguns métodos eficientes para se prevenir contra a infecção pelo coronavírus:
- Lave com frequência as mãos com água e sabão ou álcool em gel, principalmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
- Evite contato próximo com pessoas que apresentem sintomas de doenças respiratórias;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir boca e nariz ao espirrar ou tossir;
- Evitar tocar nas mucosas dos olhos, nariz e boca;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;
- Evite aglomerações e ambientes fechados
- Em caso de dúvidas, procurar nossos médicos do dr.consulta.
Existe um tratamento para o Coronavírus?
Ainda não há um tratamento ou medicamentos e vacinas específicas para o tratamento da infecção pelo coronavírus. Há apenas medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas e a controlar possíveis complicações. Quadros mais graves da doença e a presença de complicações exigem que o paciente seja encaminhado para internação hospitalar.
[…] o lockdown do coronavírus fazendo com que a maioria das pessoas fiquem em casa, muitas estão preocupadas que o estresse, […]