Skip to content

O que é gordura no fígado?

Excesso de peso e níveis alterados de triglicerídeos são importantes fatores de risco para a gordura no fígado

Gordura no fígado é um jeito simplificado de chamar a esteatose hepática, que acontece quando partículas de gordura (triglicerídeos) começam a se infiltrar nas células do órgão. 
Ter um pouco de gordura no fígado é normal. Mas quando uma parcela de 5 a 10% dele é formada por gordura, é sinal de alerta.
As causas de um acúmulo exagerado de gordura no fígado podem ter origem alcoólica (caso de quem abusa do consumo de álcool) ou não-alcoólica, quando há sobrepeso, obesidade, hepatites, diabetes, resistência à insulina, níveis altos de triglicerídeos no sangue, uso de alguns medicamentos.
Mas vamos reforçar: o excesso de peso (especialmente com acúmulo de gordura abdominal) é uma das maiores causas do problema, então, vale ter atenção.
Em geral, a gordura no fígado não gera sintomas e só é diagnosticada em exames de rotina.No entanto, pode dar sinais como dor no quadrante superior direito do abdômen, fadiga sem motivo e, em casos mais avançados, deixar a pele e os olhos amarelados (icterícia), causar inchaço abdominal e nos membros inferiores, confusão mental, tremores e alteração de sono.
Como não existe um medicamento que, sozinho, trate a gordura no fígado, é recomendado que se faça alterações no estilo de vida para acabar com o problema.
Entre essas alterações estão: alcançar o peso ideal, seguir uma alimentação saudável (rica em fibras e com baixa quantidade de carboidratos), não beber e praticar atividade física.
Quando não é tratada, a gordura no fígado pode evoluir para uma inflamação chamada esteato-hepatite e, posteriormente, para uma cirrose hepática, cujo tratamento pode envolver transplante do órgão.
Se identifica com alguma das condições aqui descritas ou sente algum desconforto?

Quer proteger e melhorar a saúde do seu fígado? Confira aqui na Unicpharma o Silimarina!

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *