A importância dos carboidratos no desempenho esportivo é bem documentada, especialmente em…

Menstruação atrasada nem sempre significa gravidez. Isso porque diversas outras situações podem levar ao atraso. Entre os mais comuns estão as alterações hormonais, estresse em excesso e até mesmo o consumo de cafeína ou de bebidas alcoólicas.
Vale lembrar que esse atraso geralmente pode durar de um dia até dois meses. Contudo, caso a menstruação continue atrasa por mais de três meses é recomendado consultar o médico. Dessa forma, a causa será identificada e tratada. Assim, confira as 5 causas mais comuns:
Excesso de exercício físico
Essa causa tende a afetar mais atletas ou pessoas que estão se preparando para alguma prova ou competição de esportes. Assim, o excesso de atividade física pode levar a alterações hormonais. Isso acontece geralmente por conta do aumento da prolactina, que leva ao atraso da menstruação. Dessa forma, é importante saber como praticas atividades físicas regulares, sem excesso.
Estresse e/ou ansiedade
O estresse e a ansiedade podem influenciar bastante na regulação hormonal. Isso acontece por conta da ação realizada pelo hipotálamo, a glândula cerebral responsável por essa função. Assim, acontecem alterações na menstruação. Assim, algumas dessas situações causam a ausência por mais de três meses, o que chama-se amenorreia. Dessa forma, é recomendado consultar um médico.
Pílula de uso contínuo
Pílulas ou anticoncepcionais de uso contínuo fornecem hormônios ao organismo todos os dias, não tendo nenhuma pausa. Dessa forma, acabam impedindo a menstruação. Contudo, alguns pequenos sangramentos acontecem ocasionalmente – mas em dias diferentes do ciclo -.
Para mulheres que deixam de usar anticoncepcionais, sendo a pílula, implante ou injeção, o ciclo menstrual pode acabar demorando para se tornar regular de novo. Estima-se que demore cerca de seis meses. Para isso, não há motivos para a preocupação, pois é normal.
Alterações no sistema reprodutor
O sistema reprodutor pode ter algumas alterações ao longo dos anos. As mais comuns são a endometriose, síndrome dos ovários policísticos ou até miomas no útero. Assim, oscilações nos hormônios causam a alterações na menstruação. Além disso, duas glândulas localizadas no cérebro, o hipotálamo e a hipófise, são responsáveis pela regulação dos hormônios sexuais. Dessa forma, doenças que alterem essas glândulas causam oscilações.
Dietas restritivas
Assim como o excesso de exercícios físicos, algumas dietas muito restritivas podem levar a oscilações nos hormônios, causando alterações no ciclo menstrual. Isso acontece por conta da redução de nutrientes. Dessa forma, o organismo aproveita a pequena quantidade de nutrientes para as funções mais importantes, o que reflete em atraso ou a própria ausência na menstruação.

Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
[…] sabia que menstruação atrasada não é sempre sinal de uma gravidez, certo? Afinal, outra situações, como estresse […]