Ginseng Pode Diminuir Sua Inflamação (Foto: IStock)

O ginseng é uma planta que as pessoas usam na Ásia há milhares de anos, valorizando-a por suas propriedades medicinais. Além disso, ele e seus compostos ativos chamados ginsenosídeos parecem reduzir os marcadores inflamatórios.

Os dois tipos mais populares de ginseng são o asiático e o americano. Aliás, eles variam em seus efeitos e quantidades de compostos ativos. O da Ásia é supostamente mais revigorante, enquanto dos EUA é considerado mais relaxante.

O ginseng tem sido associado a muitos benefícios à saúde, principalmente devido aos seus compostos ativos chamados ginsenosídeos. Seus efeitos incluem a redução dos sinais de inflamação no corpo.

Uma análise de 9 estudos examinou 420 participantes com níveis sanguíneos elevados do marcador inflamatório CRP. Aqueles que tomaram 300-4.000 mg de ginseng por dia durante 4-24,8 semanas reduziram significativamente os níveis de CRP.

Os pesquisadores sugeriram que as propriedades anti-inflamatórias vêm de sua capacidade de suprimir o NF-κB – um mensageiro químico que ativa genes que promovem a inflamação.

Da mesma forma, outra análise de 7 estudos, incluindo 409 pessoas, descobriu que tomar 1.000-3.000 mg de ginseng diariamente durante 3-32 semanas reduziu significativamente os marcadores inflamatórios, incluindo IL-6 e TNF-α.

O ginseng é fácil de adicionar à sua dieta. Você pode ensopar suas raízes em um chá ou adicioná-las a receitas como sopas ou salteados. Alternativamente, você pode tomar o extrato como suplemento. Ele está disponível em cápsulas, comprimidos ou pó em lojas de produtos naturais e online. Assim como na UnicPharma, onde você pode adquirir esse produto. 

Foto Destaque: Divulgação / IStock 

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