Skip to content
gases intestinais

Você sabia que os gases intestinais são influenciados por diversos fatores, desde comer muito depressa até o uso de antibióticos. Alguns alimentos também podem acabar causando esse “problema”. Contudo, também existem chás que podem ajudar nesta situação.

Dessa forma, o Blog da UnicPharma separou tudo sobre gases intestinas, desde o que pode causar até algumas dicas para aliviar.

Gases intestinais

Os gases podem ser causados por inúmeros motivos. Eles acontecem por conta da fermentação dos alimentos pelas bactérias intestinais durante o processo de digestão. Dessa forma, eles podem não cheirar mal, nem ser um indicativo de problema de saúde.

Causas

Produção por bactérias é apenas um dos vários motivos para que os gases intestinais aconteçam. Eles podem ser causados quando uma pessoa come depressa, pois faz com que o ar entre no organismo, ou por conta do uso de antibióticos ou consumo de alimentos de digestão lenta.

Além da produção por bactérias, os gases podem também surgir quando a pessoa come muito depressa, pois é comum que o ar entre no organismo, aumentando a quantidade de gases formados. De fato, a formação de gases é influenciada pelos hábitos e estilo de vida. Confira as principais causas:

Comer depressa

Quando você come muito rápido, por diversos motivos, como estresse ou ansiedade, pode acontecer a entrada de ar no organismo. Dessa forma, isso faz com que se forme gases. Essa condição é chamada de meteorismo intestinal, que pode ser bastante desconfortável. Além disso, também tende a causar dor abdominal e inchaço.

Nesse caso, é preciso comer mais devagar, evitando que o ar volte a entrar no organismo durante a alimentação. Alguns medicamentos, como o luftal, também podem aliviar os sintomas.

Alimentos de difícil digestão

Carboidratos, proteínas e gorduras possuem uma digestão mais lenta. Dessa forma, eles aumentam a fermentação no intestino. Ou seja, a quantidade de gases formados crescem no organismo. Os principais alimentos que causam os gases intestinais são:

  • Grão de bico, ervilhas, lentilha, batata;
  • Repolho, brócolis, couve-flor, milho, leite;
  • Bebidas com gás, cerveja, cebola, aspargos;
  • Feijão, batata doce, iogurte, ovos, farelo de trigo.

Com isso, combinar os alimentos ricos em fibra com os alimentos que contam com muita gordura também favorecem a formação de gases. Para isso, então, é importante cuidar da alimentação e evitar as comidas responsáveis pelo aumento dos gases. Busque ter uma alimentação mais leve e com fácil digestão. Chá de camomila e erva-doce podem ajudar.

Prisão de ventre

A prisão de ventre pode aumentar os gases intestinais. Como as fezes ficam mais tempo no intestino, favorecem o aumento da fermentação, além de dificultar a saída dos gases. Por isso, causam dor e desconforto abdominal. Neste caso, é importante buscar maneiras de combater a prisão de ventre. Dessa forma, aposte em uma alimentação saudável, rica em fibras e bastante água.

Uso de antiácidos ou antibióticos

O uso de antiácidos e de antibióticos podem acabar alterando a flora intestinal. Assim, o processo de fermentação dos microrganismos podem aumentar a produção de gases. Nestes casos, se faz importante a consulta a um médico para saber se é possível fazer a troca do medicamento ou interromper o seu uso, caso os gases causem muito desconforto.

Chás que combatem a prisão de ventre

Alguns chás, que contem com propriedades calmantes e digestivas, podem se tornar uma boa solução caseira para quem sofrer com os gases intestinais. Além disso, as bebidas, como boldo, hortelã e macela, combatem a má digestão, dando um fim na sensação de barriga inchada, arrotos frequentes e até mesmo dor de cabeça.

Chá de boldo

Uma das formas mais excelentes de aliviar a má digestão é o chá de boldo. Beber após as refeições muito grandes e cheias de gordura pode ajudar. Tudo isso acontece porque o boldo é uma planta medicinal que estimula o fígado a metabolizar as gorduras. Dessa forma, torna elas menores e mais fáceis de serem digeridas. Ou seja, alivia os sintomas da indigestão.

Chá de erva-doce

Assim como dito anteriormente, a erva-doce é uma planta que possui propriedades estimulantes. Ou seja, auxiliam na produção de enzimas digestivas, ajudando na digestão e aliviando os sintomas de estufamento, desconforto na barriga ou arrotos frequentes, por exemplo.

Chá de hortelã-pimenta

Esse chá conta com uma ação digestiva, além de anti-espasmódica. Dessa maneira, consegue melhorar o processo digestivo e aliviar as cólicas que podem surgir por conta do acúmulo de gases intestinais.

Chá de macela

Considerada como um ótimo tratamento caseiro para a má digestão, a macela e seu chá deve ser tomado diariamente. Isso porque se trata de uma planta com propriedades calmantes e digestivas. Dessa forma, são eficazes no combate a indigestão.

Chá verde e hortelã

O chá verde com hortelã também é uma boa opção caseira para auxiliar a digestão. Esse chá estimula a produção de ácidos estomacais, sendo uma ótima opção de remédio caseiro para quem sente o estômago cheio e sofre com os arrotos frequentes.

Chá de ervas

Por fim, um chá que misture algumas ervas medicinais também pode ter um ótimo efeito. Misture chá de erva-doce com espinheira santa e boldo. Estes três têm propriedades que ajudam na digestão dos alimentos, além de limparem o fígado. E o melhor é que podem ter um efeito mais rápido.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *