Skip to content

Entenda a importância da aplicação da vitamina C para pele

Não é de hoje que o uso da vitamina C para pele opera verdadeiras maravilhas. Esse recurso é relacionado à beleza, mas também pode auxiliar no tratamento de doenças ou fortalecer as defesas do organismo.

A vitamina C é indicada para qualquer tipo de pele e, para fins cosméticos, as fórmulas devem conter a substância pura, com no mínimo 5% de concentração. O uso é recomendado apenas a partir dos 25 anos de idade.

Ao contrário da vitamina A, a vitamina C não tem o problema de acúmulo e pode ser utilizada no dia a dia — tanto na parte da manhã quanto da noite.

Disponível em alimentos, na composição de cosméticos e procedimentos estéticos, o ideal é consultar um dermatologista para descobrir qual forma de aplicação é mais eficiente para cada caso.

Mas, afinal, como funciona a vitamina C para a pele? Abaixo, explicamos alguns de seus benefícios:

1. Estimula a produção de colágeno

Boas notícias para quem pretende se beneficiar da vitamina C: ela é uma das substâncias que estabiliza a pele e cria moléculas de colágeno, o que significa que é um dos ingredientes mais confiáveis quando o assunto é retardar o envelhecimento. A vitamina também aumenta a qualidade do colágeno criado no corpo, o que dá mais elasticidade à pele.

2. Melhora a hidratação

Se você sofre com pele seca, talvez seja a hora de experimentar produtos contendo a vitamina C em sua formulação — principalmente se você já utilizou outros cremes hidratantes antes, sem sucesso. A alta concentração de vitaminas pode ser o que seu corpo precisa.

Mas, vale ressaltar outra vez, um dermatologista saberá identificar as deficiências de vitamina do corpo para prescrever exatamente o necessário ao seu tipo de pele.

3. Reduz a inflamação

Sabe-se que, em altas concentrações, a vitamina C também possui qualidades anti-inflamatórias. Isso é ideal para as pessoas que costumam acordar com leves inchaços na região dos olhos ou pelo rosto em geral. Nesses casos, um sérum facial é o mais efetivo.

4. Defende contra radicais livres

A vitamina C é antioxidante. Cientificamente, isso significa que ela pode doar elétrons, a fim de neutralizar radicais livres — resultados do stress oxidativo. Na prática, apesar de não proteger a pele como o protetor solar, o composto pode minimizar os danos causados pelo sol.

Ou seja, é possível combiná-la com outros produtos para potencializar os efeitos de proteção.

5. Reduz manchas

Como a vitamina C ajuda a pele a se regenerar, essa pode ser a solução para reduzir manchas avermelhadas ou marrons. Acrescente a isso suas propriedades anti-inflamatórias e uma pele uniforme estará a dois passos de distância — o que é de grande alívio para quem sofre com acne ou rosácea.

Além de prevenir doenças, descobrimos, então, que os benefícios da vitamina C para pele também incluem auxiliar em seus tratamentos de beleza.

6. Acelera a recuperação de queimaduras de sol

Além de proteger sua pele dos danos causados pelo sol, como já explicamos acima, a vitamina C acelera o processo de recuperação após uma queimadura. Abusou da praia? Um produto com a substância pode ser útil para se livrar da vermelhidão e aliviar a coceira, ardência e outros sintomas associados à queimadura solar.

Com tantos benefícios associados ao uso da vitamina C para pele, é inegável o poder para hidratação, tratamento e prevenção que essa substância tem.

 

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *