Skip to content

O que pode causar mancha branca

Normalmente, as manchas brancas surgem pela falta de pigmentação na pele. Podem aparecer em qualquer parte do corpo, conforme diferentes situações climáticas, em casos de infecções, alergias, ou até mesmo, uma doença autoimune.

Além da diversidade de causas, as manchas podem apresentar-se em cores, tamanhos e densidades diferentes e ser temporárias ou permanentes.

Principais problemas de pele que provocam manchas brancas no corpo

Vitiligo: não é uma doença contagiosa, ocorre por uma redução no número de melanócitos – que são as células que dão cor à pele – e suas causas ainda não são completamente estabelecidas. Porém, fenômenos autoimunes, relacionados à doença da tireóide, anemia e diabetes, parecem estar associados ao vitiligo, assim como traumas emocionais.

Geralmente, as manchas começam pequenas e são mais claras do que a pele normal. Com o tempo, a mancha se torna totalmente sem cor. Em alguns casos, podem diminuir espontaneamente ou aumentar em número e tamanho.

O vitiligo pode ser controlado. Dependendo do tipo da doença, do grau de acometimento e da idade do paciente, podem ser usados medicamentos tópicos e orais, fototerapia e até procedimentos cirúrgicos.
Pano branco ou micose de praiatecnicamente chamada de pitiríase versicolor, trata-se de uma micose superficial provocada por fungos do gênero Malassezia, que são leveduras que habitam normalmente o folículo piloso sem causar doença, em períodos mais quentes do ano, esses fungos migram do couro cabeludo para a pele e acabam causando as manchas.

A infecção surge por predisposição genética associada a fatores externos como calor, umidade, oclusão da pele por roupas ou cosméticos (óleos bronzeadores, por exemplo). Atinge com mais frequência adolescentes e adultos jovens, que têm uma maior atividade da glândula sebácea.

Manifesta-se por manchas redondas ou ovais, recobertas por escamas finas, no tronco e braços que podem variar do branco até o vermelho e o castanho. Em geral, as lesões não causam problemas, ocasionalmente a pessoa pode sentir coceira.

O tratamento é simples, sendo realizado com medicações tópicas e orais. Como as recidivas da doença são comuns, deve-se sempre adotar medidas preventivas após o tratamento.

Pitiríase alba: são manchas brancas e ásperas com descamação fina, de causa desconhecida, que afetam pessoas alérgicas, e evoluem para manchas com pouca ou nenhuma pigmentação, na face, nos braços e no tronco.

Em geral, surgem em crianças e estão relacionadas com o ressecamento da pele. Não são transmissíveis e costumam piorar nos meses mais secos do ano.
É importante aplicar hidratantes, filtros solares, suspender o uso de sabonetes que ressecam a pele e evitar banhos muito quentes e demorados.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *