Skip to content

As inflamações que provocam sangue no xixi

Quando rins, bexiga ou próstata apresentam uma infecção, a hematúria pode ser um dos sintomas 
Existem algumas doenças que acabam provocando a presença de sangue no xixi, sintoma chamado de hematúria, e entre elas estão as inflamações dos órgãos relacionados à produção e eliminação da urina.
O processo é simples: os rins filtram as substâncias que precisam ser eliminadas do sangue e transformam na urina, que é armazenada na bexiga, saindo pelo canal da uretra para o meio exterior. Nos homens, a próstata é o órgão que liga a bexiga ao canal. Quando um desses órgãos apresenta uma inflamação, pode acabar eliminando sangue na sua parte do processo urinário.

Glomerulonefrite
Essa condição acomete o glomérulo, justamente a parte do rim que filtra o sangue e forma a urina, ou seja, responsável por eliminar as toxinas do fluxo sanguíneo. Ela pode ser primária, quando ocorre de forma isolada, ou pode ser secundária, consequência de doenças como lúpus ou diabetes.
A glomerulonefrite pode ser bacteriana ou viral, sendo a pós-estreptocócica (pós-infecção bacteriana da garganta) a mais comum. Além do sangue no xixi, deixando a coloração rosada, a urina também se apresenta espumosa, e o paciente pode apresentar fadiga, hipertensão, anemia e inchaço nas mãos, pés e abdômen por retenção de líquido.

Cistite
A cistite é a infecção da bexiga causada geralmente pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino humano. Ela é mais frequente em mulheres e está intimamente relacionada à atividade sexual.
Os sintomas mais comuns são necessidade urgente de ir ao banheiro com frequência anormal, ardor ao urinar, dores na bexiga, costas e baixo ventre, e febre. O sangue no xixi acontece quando os casos da cistite são graves, geralmente nas do tipo medicamentosa, que são as inflamações decorrentes de medicamentos, como os da quimioterapia.

Prostatite
A inflamação na próstata, o órgão masculino que envolve parte da uretra, responsável pela produção do líquido ejaculatório, pode ser bacteriana (decorrente de uma infecção urinária) ou não bacteriana, que não possui causas conhecidas.
As mais comuns são as bacterianas agudas, que provocam febre alta, mal-estar, calafrios, dores nas costas, nos músculos e nas articulações, além dos sintomas urinários, e o sangue no xixi pode estar presente nos quadros avançados da condição.

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *