Skip to content

Ânsia de vômito o tempo todo: o que pode ser?

A ânsia de vômito pode ser sintoma de diversas situações e condições clínicas e deve ser investigada por um médico

Existem diversas condições de saúde que podem induzir a ânsia de vômito, que é descrita como a sensação de que você vai vomitar, ou seja, expelir o conteúdo gástrico.
A ânsia de vômito pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer idade, mas é bastante comum na rotina de mulheres grávidas e de pacientes em tratamento quimioterápico contra o câncer.
Ainda que pareça inofensiva, a ânsia de vômito (e até o próprio vômito) pode ser um alerta de algo mais sério, especialmente se é uma condição que dura por muito tempo.
Na gravidez, o sintoma é comum em decorrência das alterações hormonais, mas também pode-se considerar a hiperêmese gravídica, que é um desequilíbrio de fluidos e minerais, que traz danos à mamãe e ao bebê.
Em crianças, é muito comum que aconteça por infecções (virais ou bacterianas) e/ou intoxicação alimentar.
Já em adultos, a ânsia de vômito também pode ser induzida por situações em que há abuso de substâncias tóxicas (como álcool, por exemplo).
Outras causas são mau funcionamento da musculatura gástrica, efeito colateral de anestesia, enxaqueca, gastrite, doença do refluxo gastroesofágico, pancreatite, problema renal e até ansiedade.
Só para ter ideia de como as possibilidades são variadas, infarto do coração, contusões, meningite, obstrução intestinal, apendicite e até tumores cerebrais têm a ânsia de vômito constante como sintoma.
Então, é muito importante investigar essa condição em atendimento médico, sempre descrevendo as situações que induzem essa ânsia de vômito e, principalmente, se há outros sintomas associados.

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *