Skip to content
depressão

A depressão é um transtorno mental muito comum nos últimos tempos. Por isso, saber como combater essa doença e buscar opções que melhorem o seu humor é muito importante. Para isso, alguns alimentos podem desempenhar um papel de ajuda.

Para isso, o Blog da UnicPharma separou algumas dicas de alimentos que podem combater a depressão, além de melhorar o seu humor. Quer saber mais? Confira tudo a seguir!

Depressão e alimentação

De acordo com o Ministério da Saúde, a estimativa é de que 24 milhões de pessoas sofram com depressão na América Latina. Geralmente, a pessoa sente-se sem energia, sem interesse, sem vontade de fazer atividades do dia a dia, além do humor ser completamente afetado. Além disso, dor de cabeça e dor de estômago, questões físicas, podem afetar.

Para entender que a alimentação pode ajudar, é necessário entender como o nosso cérebro atua. Ele é o responsável por produzir algumas substâncias, chamadas de neurotransmissores, que controlam diversas funções cerebrais. Entre eles, está a serotonina, capaz de proporcionar a sensação de bem-estar. Ela regula o humor e até mesmo traz aquela sensação de saciedade.

A nossa alimentação consegue produzir mais serotonina, não deixando a função apenas para o cérebro. Entre os principais “auxiliares” para a produção desse neurotransmissor estão: magnésio, cálcio (minerais), ácido fólico (vitaminas), triptofano (aminoácido), vitamina B6 e outros. No entanto, é muito importante destacar que, por mais que ajude na produção da serotonina, é fundamental que você também procure ajuda e tratamento para a depressão, tanto intervenção medicamentosa e terapia, sempre com profissionais da área.

Quais alimentos ajudam?

Dessa maneira, separamos alguns alimentos que podem melhorar o seu humor, sendo ótimos coadjuvantes para aumentar a sua força no combate à doença. Acompanhe a seguir!

Frutas

As frutas são fundamentais para o organismo, pois proporcionam diversos benefícios para o corpo. Entre elas, algumas ficaram conhecidas como agentes do bom humor. São elas: melancia, mamão, abacate, tangerina, banana e limão. Isso porque são ricas em triptofano, um aminoácido que consegue ajudar na produção da serotonina. De acordo com especialistas, o recomendado é que se consuma de três a cinco porções de frutas diariamente, todos os dias.

A laranja e a maçã, por outro lado, ganham ainda maior destaque, pois são grandes fornecedoras de ácido fólico. Ou seja, o seu consumo está associado com a baixa incidência de sintomas depressivos. Como é rica em vitamina C, a laranja também promove maior funcionamento do sistema nervoso, o que garante mais energia, combate o estresse e até mesmo previne a fadiga.

Por fim, em relação às frutas, a banana também é bastante indicada, por é rica em carboidrato, magnésio e potássio, além da vitamina B6, que produz energia. Dessa forma, essa fruta reduz a ansiedade e fornece uma melhor noite de sono. Outra opção muito boa é o abacate, principalmente antes de dormir. A fruta, que tem os mesmos benefícios citados da banana, também ajuda a ter um sono mais tranquilo.

Folhas verdes

De acordo com alguns estudos realizados, uma alimentação que tenha um consumo elevado de folato, uma vitamina do complexo B, também está associada com a menor prevalência dos sintomas da depressão. Entre os alimentos mais ricos na vitamina estão as hortaliças com folhas verde-escuras, como, por exemplo, brócolis, alface e espinafre, entre outros.

Algumas pesquisas, inclusive, mostraram que pessoas deprimidas podem apresentar baixos níveis de vitaminas B12, o que leva à diminuição do folato, assim como o desequilíbrio do metabolismo de neurotransmissores do cérebro que estão associados ao controle do humor. Assim como as frutas, é recomendado a ingestão de três a cinco porções por dia.

Leite e iogurte desnatado

Considerados uma das principais fontes de cálcio, o leite e o iogurte desnatado podem ajudar a eliminar a tensão e a depressão. Isso porque o cálcio consegue diminuir e até mesmo controlar a irritabilidade e o nervosismo. Além disso, também participa das contrações musculares, transmissão dos impulsos nervosos e dos batimentos cardíacos, além de regularizar a pressão arterial. Recomenda-se o consumo de 2 a 3 porções diárias.

Mel

Esse alimento também consegue estimular a produção da serotonina, proporcionando a sensação de bem-estar e de prazer. Dessa maneira, para usufruir os benefícios do mel, é recomendado que você consuma duas colheres de sobremesa por dia.

Ovos

Esses alimentos são ótimas fontes de tiamina e niacina, que são vitaminas do complexo B. Dessa forma, elas colaboram para o bom humor. Assim sendo, o recomendado por especialistas é que você consuma uma unidade por dia, ao máximo. Quem tem colesterol alto necessita tomar cuidado e evitar o consumo em excesso, além de evitar a versão frita.

Soja

A soja é rica em magnésio, que é considerado como o segundo mineral mais abundante no organismo, desempenhando um papel fundamental para a energia das células. Assim sendo, sua deficiência pode resultar na falta de energia. Afinal, o magnésio ajuda a reduzir a fadiga, ao mesmo tempo em que aumenta os níveis de energia. Dessa forma, esse mineral combate o estresse, por conta das suas propriedades tranquilizantes e naturais, principalmente quando são combinadas com cálcio. Logo, a soja é um dos principais alimentos para combater a depressão e garantir o bom humor.

Aveia e centeio

Essas duas opções são ricas em vitamina E e vitaminas do complexo B. Dessa forma, esses nutrientes contam com grande importância para o organismo. Afinal, elas ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, enquanto também combatem a ansiedade e a depressão. De acordo com médicos especialistas, a recomendação é de que se consuma cerca de três colheres de sopa cheia diariamente, no mínimo.

Carnes magras e peixes

Por fim, essas fontes de proteínas são ricas em triptofano, que ajuda no combate da depressão, melhorando o humor. Isso acontece porque aumenta a produção da serotonina, que possui uma grande influência no humor, sendo capaz de diminuir o apetite, reduzir a sensação da dor, além de relaxar e proporcionar aquela sensação de bem-estar e de prazer, garantindo melhoras no sono. O recomendado é o consumo de uma ou duas porções diárias, principalmente de peixes, como o salmão e o atum.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *