Em resumo…
Ou seja, os principais benefícios do treinamento funcional acabam sendo:
- Aumento da força muscular;
- Melhora do condicionamento físico;
- Melhora da capacidade cardiorrespiratória;
- Promove o emagrecimento, que acontece por meio do aumento do metabolismo, o que acaba favorecendo a queima de gordura até mesmo depois do treino;
- Melhora a coordenação motora;
- Favorece a definição muscular;
- Diminui as chances de lesões;
- Melhora a postura e equilíbrio corporal;
- Melhora a flexibilidade.
Sendo assim, os benefícios do treinamento funcional são por conta do fato de serem realizados em alta intensidade. Dessa maneira, os exercícios conseguem aumentar o metabolismo e o gasto calórico, além de melhorar o condicionamento físico.
No entanto, para que você consiga garantir os benefícios do treino funcional, é preciso que a prática das atividades seja feita com o acompanhamento de um profissional de educação física. A partir disso, você conseguirá fazer da maneira corta e intensa, adquirindo os benefícios acima.
Para quem é indicado?
Em geral, todos podem participar e conquistar os benefícios do treinamento funcional. Contudo, assim como todo exercício, é importante ter uma opinião médica, principalmente por se tratar de atividades físicas bem intensas, que tratam de um programa de condicionamento físico.
Ou seja, procure um médico de confiança para saber se você está liberado para participar. Caso tenha problemas de coração ou respiratórios, é preciso cautela. Além disso, caso esteja tudo certo e você for liberado para participar, cuide para se comprometer a ter uma rotina de exercícios e não pule os níveis do treinamento funcional, pois isso pode aumentar os riscos de lesão.
Modalidades
O treinamento funcional tem como base duas modalidades. São elas:
- Alta intensidade: é um programa bastante pesado e busca o máximo do seu condicionamento físico. Para se ter uma ideia, os soldados dos Estados Unidos utilizam esse tipo de treino. Ou seja, é bem intenso, sendo desenvolvido para aperfeiçoar a preparação física em uma variedade de situações.
- Baixa densidade: ideal para idosos e para quem deseja manter apenas a sua boa saúde, o treino funcional de baixa intensidade ajuda a manter o estilo de vida saudável, melhorando força, resistência, agilidade, equilíbrio, entre outros.
Como fazer o treino funcional?
Assim como dito lá no início, os exercícios funcionais podem ser feitos em qualquer espaço. Além disso, são atividades físicas rápidas, como os circuitos podendo varia de 20 a 40 minutos, de acordo com o tamanho e quantidade de séries a serem realizadas.
Além disso, como se trata de exercícios geralmente realizados em circuitos, o treino funcional consegue estimular a melhora cardiorrespiratória, além de promover melhora na resistência física, a tornando maior. Dessa maneira, para que uma pessoa sinta os benefícios das atividades, é importante que seja feita com um profissional, pois será construído um circuito de acordo com os objetivos da pessoa.
Por fim, é possível que qualquer pessoa realize o treinamento funcional, sendo atletas, mulheres no pós parto, sedentários, entre outros. Afinal, o objetivo é aumentar a flexibilidade, emagrecer e fortalecer os músculos. Vale lembrar que não há contraindicações.
Ou seja, como os exercícios podem ser adaptados de acordo com a necessidade da pessoa, o treino funciona acaba podendo ser praticado por qualquer um, principalmente idosos que tenham doenças ortopédicas como artrite, artrose, dor nas costas, hérnia de disco e outras.
This Post Has 0 Comments