Skip to content
Pilates: confira 9 benefícios da prática constante

Pilates, popularizado por celebridades por sua estética longa, magra e esculpida, tornou-se um nome familiar. É muito mais do que o marketing simplificado que promove uma figura “longa e magra” e mais do que o equívoco de que é principalmente para mulheres.

Pilates é para todos, independentemente do sexo, idade, raça, tamanho, habilidade ou nível de condicionamento físico atual. O repertório de Pilates, que inclui exercícios de esteira e equipamentos especializados, é composto por mais de 600 exercícios e variações.

Há algo para todos, se você tem um estilo de vida sedentário, é um guerreiro de fim de semana, está grávida, está em reabilitação, tem ansiedade ou se é um atleta profissional. Estudos mostraram que o Pilates melhora a qualidade de vida por ter um efeito positivo na depressão e na dor, principalmente na diminuição da dor nas costas.

É comumente usado como treino de treinamento cruzado e recomendado por médicos para saúde geral, prevenção de lesões e fins de reabilitação.

O que é Pilates?

Originalmente chamado de “Contrologia”, o Pilates é um método de exercício de corpo inteiro projetado para melhorar as atividades diárias e os meios de subsistência.

Embora haja uma ênfase no trabalho do núcleo, a força do núcleo por si só não é o objetivo final. Em vez disso, usar essa força central para desenvolver padrões de movimento funcionais e sustentáveis ​​em todo o corpo é o objetivo.

Criado no início do século 20 por Joseph Pilates, os exercícios coordenam o movimento e a respiração juntos para trabalhar os músculos estabilizadores menores e mais profundos do corpo, tanto quanto seus motores primários.

O Pilates alinha a estrutura geral de todo o seu corpo e apoia suas articulações. O que parece simples pode ser enganosamente desafiador e incrivelmente eficaz quando feito corretamente com boa forma.

O Pilates é um exercício de baixo impacto que cria força ideal por meio do equilíbrio muscular e do ajuste fino dos padrões neuromusculares.

A força ideal adquirida a partir de uma prática consistente de Pilates não é rígida, equilibrando força com mobilidade e flexibilidade. Ele ajuda você a se mover e respirar em suas atividades diárias com mais liberdade e poder e menos dor.

Benefícios do pilates

1. Aumenta a força do núcleo

O Pilates é famoso por sua ênfase no núcleo – o centro do corpo a partir do qual todos os movimentos se originam. O núcleo são todos os músculos ao redor do tronco que, quando fortalecidos e flexíveis, sustentam e estabilizam o corpo.

O Pilates melhora a força e a função do núcleo. A força do núcleo é um fator chave para diminuir a dor nas costas e no quadril, diminuir a disfunção do assoalho pélvico e é a área da qual deriva o movimento explosivo, daí o apelido de “a potência”.

2. Melhora a postura

Seus pais tiveram a ideia certa quando lhe disseram para parar de se curvar e sentar ereto. Postura melhorada é a diferença entre músculos fracos e desequilibrados, dores de cabeça, dores nos ombros ou nas costas e sentar ou ficar de pé com facilidade.

O Pilates se concentra no alinhamento de todo o corpo, na amplitude ideal de movimento nas articulações e no equilíbrio de todos os músculos opostos. Melhora a postura, trazendo consciência para o seu alinhamento e fortalecendo os músculos posturais negligenciados.

3. Diminui a dor nas costas

O Pilates tem como alvo os músculos abdominais mais profundos e o assoalho pélvico para contrair e liberar – um verdadeiro sinal de força. Esses músculos funcionam como uma cinta para levantar e apoiar os órgãos e proteger e estabilizar as costas.

4. Previne lesões

O Pilates equilibra os músculos do corpo para que eles não fiquem soltos e fracos, nem tensos e rígidos. Músculos muito frouxos e fracos ou muito tensos e rígidos podem tornar o corpo mais suscetível a lesões.

O Pilates se concentra no desenvolvimento de força dinâmica, o que significa que você é mais capaz de apoiar e estabilizar suas articulações enquanto se move. Pesquisas sugerem que o Pilates é um método eficaz para reduzir o risco de lesões no esporte.

5. Aumenta a energia

Ao focar na respiração, o Pilates melhora a capacidade cardiorrespiratória. Isso estimula os hormônios do bem-estar, o fluxo de oxigênio e a circulação sanguínea.

O Pilates consegue tudo isso e, devido à sua natureza de baixo impacto, raramente deixa você se sentindo cansado. Em vez disso, dá-lhe um impulso de energia.

6. Melhora a consciência corporal

Pilates é uma prática mente-corpo que aumenta a propriocepção ou consciência corporal. A atenção para dentro e a capacidade de se concentrar nas sensações do corpo aumentam a consciência do conforto ou da dor, das emoções e do ambiente ao redor.

Com propriocepção aprimorada, o corpo é mais capaz de responder ao estímulo, o que pode prevenir lesões e quedas. Uma melhor consciência corporal pode até ajudá-lo a evitar excessos, pois você estará mais sintonizado com os sinais de fome do seu corpo.

7. Diminui o estresse

Continuando com o benefício da consciência corporal, o foco interno e o uso da respiração do Pilates podem regular negativamente o sistema nervoso. Isso, por sua vez, pode tirá-lo do modo de luta ou fuga, diminuir o cortisol e diminuir o estresse ao longo do tempo.

8. Reduz a dor menstrual

A dismenorreia é a condição de períodos menstruais dolorosos e, se você já passou por isso, sabe como pode ser debilitante. Pesquisas sugerem que o Pilates pode ajudar a reduzir a dor menstrual.

9. Melhora a flexibilidade e a mobilidade

Primeiro, vamos definir a diferença entre flexibilidade e mobilidade. Flexibilidade é a quantidade de alongamento passivo em um músculo. Mobilidade é a amplitude de movimento em uma articulação. Uma boa mobilidade requer flexibilidade, mas também força.

A mobilidade é algo pelo qual você deve se esforçar, enquanto a flexibilidade por si só não é funcional. Você precisa de um equilíbrio entre força e flexibilidade para otimizar a mobilidade.

Uma prática de Pilates continua em movimento com transições suaves entre movimentos precisos e lentos e controlados. Em vez de alongar após um exercício de fortalecimento, a maioria dos exercícios de Pilates é uma combinação dos dois, o que melhora a força, a flexibilidade e a mobilidade.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *