Skip to content
Profº José Afonso

UnicPharma recebeu, em live, no último dia 17 de setembro, o Profº José Afonso C. Silva, fundador da Plataforma Farmacologia Aplicada 2.0, e do instagram @farmacologiafacil. Assim, com mais de 1 mil alunos cadastrados nas aulas online, José Afonso contou como funciona a rotina de aulas, tanto presenciais quanto à distância, e o surgimento do badalado instagram.

“O instagram da Farmacologia Fácil começou em torno de um ano e meio, dois anos… Eu fiz para vender ovos de páscoa. O nome era ‘ovos de páscoa fácil’, nada a ver com meu ramo. Eu queria vender pela internet, aquela coisa de marketing digital. Mas eu ficava com uma coisa na minha cabeça: ‘Se eu não ensinar, não vou aprender!’. Passou a páscoa, pensei que não venderia mais nada, aí mudei para farmacologia fácil e comecei a fazer o que eu gosto”.

O professor mostrou a importância de dar aula, se tornando uma referência para os alunos com a forma próxima que trata eles: “Os trato como filhos”. Enfatizou que o conhecimento vem da vontade de cada um e que a tecnologia está a favor de todos. Hoje em dia não precisa de uma biblioteca para buscar conhecimento, pois um celular pode dar muito conhecimento e com ele não há desculpas para não saber. Bradou também seu trabalho é de orientação.

Conhecimento vem a partir da gente. Tentamos crescer cada vez mais e acho importante que os alunos tenham esse contato. A todo momento trocar conhecimento, conhecer mais da área. Para que conheçam mais da nossa história na docência. Que no futuro um ou dois alunos se espelhem em nós e tenham vontade de crescer nessa área. Isso seria o mais gratificante!”.

Leia também

O Profº José Afonso comentou que fa maior motivação que uma pessoa pode ter é a família. Mas que, além disso, para que os profissionais de farmácia sigam motivados dentro da área, é necessário paixão pela profissão:

“Você sai de casa para cumprir sua vocação e sente que está representando várias pessoas que estão atrás de ti, torcendo por ti. Numa escala maior você está representando sua cidade, numa escala maior representando seu estado, depois seu país. Isso vai te motivando. Mas continuar dentro da área tem que ser amor! Se você tem amor ao que você faz você segue crescendo”.

“Todo farmacêutico tem que ser hipocondríaco em conhecimento” – Profº José Afonso

Por fim, José Afonso brincou com o fato de farmacêutico ser “viciado em remédios”, mas de forma profissional, por estudar muito cada evolução e atualização dos medicamentos. Porém, finalizou dizendo que o foco é o conhecimento:

“Todo farmacêutico tem que ser hipocondríaco em conhecimento. Gostar de estudar o medicamento. Porque cresce e muda muito. A atualização tem que ser constante. Porque por trás da farmácia você tem a indústria farmacêutica investindo trilhões de dólares em inovação”.

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *