Skip to content
Campeão olímpico, Michael Phelps ''abre o coração'' e relata depressão

Todos os dias, Michael Phelps se exercita em sua academia em casa. E o atleta olímpico americano mais condecorado de todos os tempos também trabalha diariamente em sua saúde mental.

“Ao longo da minha carreira, tive uma equipe de pessoas ao meu redor que estavam prestando atenção à minha saúde física. Se eu precisasse ficar mais forte, havia 10 pessoas descobrindo maneiras de eu ficar mais forte. Mas mentalmente esse não era o caso”, disse Phelps à Healthline.

Depois de viver com depressão, ansiedade e pensamentos suicidas por anos, ele começou a priorizar a mesma ênfase em sua saúde física e mental. Em 2004, depois de ganhar seis medalhas de ouro e duas de bronze nas Olimpíadas de Atenas, Phelps disse que sentiu “depressão pós-olímpica” pela primeira vez.

“[Você] trabalha tão duro por quatro anos para chegar a esse ponto, e então é como se você estivesse… no topo da montanha, você pensa o que diabos eu devo fazer? Onde devo ir? Quem sou eu?” ele disse.

Pausa

Ele fez uma pequena pausa, mas voltou a treinar logo após o término das Olimpíadas de 2004, passando a competir nas Olimpíadas de 2008 e 2012.

“[Eu] compartimentalizei esses sentimentos e, com certeza, com o tempo, eles decidiram reaparecer sempre que quisessem até que eu conseguisse entender melhor quem eu sou e como trabalho e por que e como sou”, disse Phelps.

No entanto, seu impulso para a autorreflexão e autoconsciência não ocorreu até 2014, quando ele recebeu seu segundo DUI.

“Senti que não queria mais estar vivo e senti por mim que estava causando muito estresse e problemas para outras pessoas ao meu redor, então pensei que a melhor coisa a fazer era simplesmente ir embora”, ele disse. explicou.

Nas profundezas de sua depressão, Phelps ficou em seu quarto por vários dias, pensando no que fazer a seguir.

“Então decidi que era hora de dar um passo para tentar encontrar uma rota diferente, um caminho diferente”, disse ele.

Michael Phelps relata ansiedade

Em 2014, Phelps se internou em um centro de tratamento de pacientes, onde passou 45 dias. Quando ele deixou a instalação, ele começou a se sentir mentalmente bem.

“Assim que saí, continuei a terapia que tinha no meu centro de tratamento. Para mim, você sabe, quando eu comecei era meio esquisito, meio assustador, algo que era novo e eu realmente não sabia o que esperar, e acho que foi aí que a vulnerabilidade escapou pela primeira vez ”, Phelps disse.

“Comecei a me sentir uma pessoa… acho que poderia me amar e gostar de quem eu via. Eu acho que por muito tempo eu me vi como um nadador e não um humano, então poder aprender mais sobre mim, como eu trabalhava, porque eu trabalho assim através do tratamento e desempacotando toda a porcaria extra que eu tinha dentro de mim mim”, disse ele.

Psicoterapeuta

Erica Wickett, psicoterapeuta da BetterMynd , disse que a ajuda profissional é vital para pessoas que lutam contra depressão, ansiedade e pensamentos suicidas.

“Muitas vezes, quando me encontro com clientes que lutam com esses problemas, eles atingem um ponto de ruptura em que suas vidas parecem não fazer mais sentido para eles. Esse sentimento pode ser incrivelmente isolado e muitas vezes há necessidade de ajuda fora de seus sistemas de suporte existentes para ajudá-los a entender as coisas novamente”, disse ela à Healthline.

Os espaços terapêuticos oferecem a oportunidade de explorar com segurança os sentimentos em um ambiente compassivo e empoderador que incentiva a autocompaixão e a compreensão, acrescentou Wickett.

Embora a terapia tenha dado a Phelps uma compreensão de si mesmo e ferramentas para lidar com sua saúde mental, ele disse que é uma jornada contínua para ficar mentalmente bem.

“Minha depressão e minha ansiedade nunca vão simplesmente desaparecer. Eu nunca vou ser capaz de estalar os dedos e dizer ‘Vá embora. Me deixe em paz.’ Isso me faz. É uma parte de mim. Sempre será uma parte de mim”, disse ele.

Psicóloga

Deborah Serani, PsyD, psicóloga e professora de psicologia na Universidade Adelphi, disse que condições graves de saúde mental, como depressão e ansiedade, não podem ser eliminadas ou reduzidas com mudanças casuais no estilo de vida.

“A saúde mental não é apenas um estado de espírito que se pode escolher. Depressão e ansiedade são doenças neurobiológicas que requerem avaliação profissional, tratamento direcionado e gerenciamento crônico”, disse ela à Healthline.

Então, Phelps observou que o gerenciamento de sua saúde mental requer flexibilidade. Ele comparou tornar-se o mais forte mentalmente possível com tornar-se o melhor nadador possível.

“Ao longo da minha carreira, não havia um plano para ganhar oito medalhas de ouro; foi uma espécie de tentativa e erro que tivemos que descobrir uma maneira de chegar lá. Então, para [minha saúde mental] …não posso esperar ter todas as respostas hoje, mas também tenho que me perdoar porque ainda estou aprendendo e às vezes isso é difícil”, disse ele. “[Eu] quero ser o mais perfeito e quero aprender o mais rápido possível, mas às vezes isso não é possível.”

Enquanto ele se apoia em terapia, exercícios e medidas de autocuidado, como diário para lidar, ele aceita que o que funciona hoje pode não funcionar amanhã.

“Estou constantemente aprendendo. Estou em constante crescimento”, disse.

Michael Phelps ”abre o coração”

Como um atleta olímpico de renome mundial, Phelps está conscientizando a saúde mental em todo o mundo. Como homem, ele também está quebrando barreiras únicas.

“Posso falar da perspectiva do atleta de ser homem e atleta. Se eu falasse durante a minha carreira, eu sentiria que seria um sinal de fraqueza… concorrentes que levam vantagem”, disse ele.

Embora ache que o estigma ainda existe, ele acredita que a pandemia ajudou a normalizar a conversa.

“Acho que [o estigma] está caindo um pouco e, para mim, é incrível ver isso. É incrível ver as pessoas falando sobre sua própria jornada à sua maneira e compartilhando suas próprias histórias”, disse Phelps.

Pandemia

De acordo com a Kaiser Family Foundation, a ansiedade e a depressão mais que triplicaram entre os americanos durante a pandemia. Bem como os estudos mostram que o início do COVID-19 e as consequências de viver uma pandemia tiveram uma redução inesperada do estigma quando se trata de doença mental, Serani disse que o maior interesse é que a geração mais jovem de adolescentes está impulsionando o impulso para reduzir o estigma da doença mental.

“Adolescentes e jovens adultos estão liderando as estatísticas no alcance da terapia de saúde mental durante o COVID. Eles também estão falando sobre terapia, saúde mental e estigma entre si nas escolas e amplamente nas mídias sociais”, disse ela.

Embora isso possa ser um lado positivo da pandemia, Lauren Amigo, terapeuta de arte licenciada da BetterMynd, disse que o foco da pandemia permanece na saúde física. Ela apontou os inúmeros folhetos, e-mails, entrevistas e artigos sobre como se manter fisicamente saudável do COVID-19.

“[Mas] não consigo me lembrar nem de uma fração disso sendo focada em permanecer mentalmente saudável. [Embora] eu seja grato por isso ter desencadeado uma conversa maior sobre o bem-estar da saúde mental, acredito que mais poderia ter sido feito ”, disse Amigo à Healthline.

Michael Phelps planeja fazer mais

Em suma, atualmente, ele se uniu à Talkspace para lançar a campanha Permission Slip. Bem como que visa inspirar as pessoas a se darem uma “carta de permissão de saúde mental” simbólica e agirem para seu próprio bem-estar mental.

“Veja o que passamos nestes últimos dois, mais dois anos. Quando olhei pela primeira vez [para esta campanha] pensei que precisava me dar mais um tempo porque me estresso tentando que tudo seja o mais perfeito possível e, na realidade, não é possível”, disse ele. “É tão poderoso ver algo assim porque nos dá a chance de nos expressar e de maneira segura.”

Desde que Phelps fez parceria com a Talkspace em 2018, ele disse que sua principal missão é espalhar a conscientização sobre saúde mental e informar aos outros que há esperança de cura.

“Eu odeio ver a taxa de suicídio aumentar cada vez mais. Eu odeio abrir as notícias e ver alguém [morrendo por suicídio] … porque eu sei como é não querer estar vivo”, disse Phelps. “[E] eu também sei… que há luz no fim do túnel.”

Foto Destaque: Divulgação / Getty Images

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *