Skip to content
Exclusiva com Dr. Aílton Bogalho no Dia Internacional do Cirurgião Buco Maxilo Facial

Neste dia 13 de fevereiro comemora-se o Dia Internacional do Cirurgião Buco maxilo facial, popularmente conhecido como buco maxilo. Assim, o Blog Unic entrevistou o Dr. Aílton Bogalho, bacharel em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro – UNISA e com especialização em Cirurgia e Traumatologia Buco maxilo facial pelo Hospital de Base de Bauru.

Nesse ínterim, Dr. Aílton é cirurgião buco maxilo facial dos hospitais Metropolitano Lapa, Hospital São Luiz e São Camilo. Também é Chefe do Serviço de Cirurgia Buco maxilo facial do Hospital São Francisco Cotia e Membro Fundador do Centro de Cirurgia Ortognática e ATM de São Paulo.

Portanto, Dr. Aílton Bogalho é um dos profissionais mais qualificados quanto a este assunto. Em suma, o Buco maxilo estuda e promove o tratamento cirúrgico de problemas e patologias da cavidade bucal, traumatismos da face, tratamento das deformidades dentofaciais, tumores benignos da cavidade oral e região maxilofacial, implantes dentários, reconstruções ósseas dos maxilares e tratamento clínico e cirúrgico das disfunções das articulações temporomandibulares. Dessa forma, o cirurgião é responsável por diversos procedimentos clínicos e cirúrgicos, como:

  • Cirurgias Ortognáticas (procedimento realizado para correção de deformidades dentofaciais);
  • Cirurgia Bucal (todos os procedimentos realizados na cavidade bucal, sendo a extrações do siso as mais comuns);
  • Disfunção da ATM (problemas na articulação temporomandibular);
  • Dores Orofaciais (enxaqueca e outras provenientes dos dentes);
Exclusiva com Dr. Aílton Bogalho no Dia Internacional do Cirurgião Buco Maxilo Facial
Cirurgia de ATM bilateral com os grandes amigos @drdanielcassano e @dalianzo no 17º Curso de Formação em Cirurgia de ATM.

Entrevista com Dr. Aílton Bogalho, Cirurgião Buco maxilo facial

– Quando tem indicação para algum caso cirúrgico em relação a ortognática? É possível compensar sem cirurgia?

“Alguns casos da pra compensar com ortodontia. Porém, o resultado não é satisfatório. Algumas compensações podem gerar outros problemas ao paciente, como perdas ósseas, aumento de sorriso gengival, instabilidade dentaria, etc… Além de não resolver os problemas relacionados a face”.

– Em caso de disfunção de ATM, tem como fazer um tratamento mais conservador ou todos os casos são cirúrgicos?

Antes de mais nada, em ATM sempre entramos com tratamentos conservadores inicialmente. Mas, quando não evolui bem, temos como opção o tratamento cirúrgico. Assim, podendo ser por Artroscopia (cirurgia por vídeo), ou a cirurgia aberta”.

– Qual tipo de medicamento costuma prescrever, manipulados ou industrializados?

A princípio costumo prescrever medicamentos industrializados de referência no mercado, mas não há contraindicação ao uso de manipulados”.

– Enxaqueca ou dores de cabeça tem relação com dor de dente?

“Sim, ainda mais, pode ter relação com os dentes e com problemas articulares da ATM também”.

– A não retirada do siso pode ser um problema?

“De fato, a não retirada de um siso com indicação de extração pode acarretar em inflamações e infecções local (pericoronarite), movimentações indesejadas, cistos envolvendo o elemento dentário, etc”.

– Estalidos ao movimentar a boca, o que pode ser?

“Estalidos são problemas de ATM intra articular, normalmente causado pelo deslocamento do disco articular”.

– Queixo pequeno ou para frente, o que fazer?

Em síntese, queixo para frente (crescimento em excesso) ou para trás (deficiência de crescimento), tem que ser tratado com cirurgia de avanço ou recuo da mandíbula (cirurgia ortognática). Logo, podendo, em alguns casos, ser resolvido só com mentoplastia (avanço ou recuo do queixo).

– Dia 13 de fevereiro é o Dia Internacional do Cirurgião Buco maxilo facial. O que acha da data?

“De antemão, é uma data importante para nós cirurgiões buco maxilo facial termos o reconhecimento dentro da odontologia”.

– Quais dos principais casos deve-se procurar um Cirurgião Buco maxilo facial?

“Certamente casos de deformidade facial, disfunção articular, traumas em face, cirurgias de terceiros molares e implantes”.

Ademais funções do buco maxilo por Dr. Aílton Bogalho

Decerto, além dessas funções, o cirurgião Buco Maxilo Facial reúne conhecimento específico para conduzir uma série de procedimentos para a correção de deformidades e males que atingem não só o interior da boca, mas toda a face e estruturas ósseas anteriores às orelhas e até entre as sobrancelhas.

Portanto, casos de apneia obstrutiva do sono também podem ser solucionados por uma intervenção Buco maxilo facial, afinal, a mesma pode decorrer devido à falta de crescimento maxilomandibular, assim ocasionando o estreitamento das vias aéreas superiores. Por fim, a cirurgia buco maxilo facial é uma área das ciências médicas que trabalha em conjunto com outras especialidades como a Ortodontisa, Fonoaudiologia, Fisioteraperapia, Otorrinoloaringologia, entre outras.

Foto destaque: Arquivo Pessoal

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *