Skip to content

Pular refeições é uma má ideia ou uma arma secreta para perder peso? Uma tendência alimentar que não mostra sinais de desaparecer em breve é ​​o jejum intermitente. É quando você se abstém voluntariamente de alimentos ou bebidas que não sejam água por um determinado período de tempo. Alguns jejuam por motivos religiosos, enquanto outros jejuam para perder peso.

Mas será que o jejum intermitente é uma forma saudável de perder peso?

As três abordagens populares para o jejum intermitente são:

  • Jejum em dias alternados
    Faça uma dieta normal e saudável em um dia e depois jejue completamente ou faça uma pequena refeição no dia seguinte. Normalmente, a pequena refeição tem menos de 500 calorias.
  • 5-2 Jejum
    Faça uma dieta normal cinco dias por semana e jejue dois dias por semana.
  • Jejum diário com restrição de tempo
    Coma normalmente, mas apenas dentro de uma janela de oito horas por dia. Por exemplo, pule o café da manhã, mas almoce por volta das 11h e jante por volta das 19h.

Benefícios do jejum intermitente

O jejum intermitente pode melhorar sua saúde? Uma pesquisa recente descobriu que o uso do jejum intermitente para perda de peso pode trazer alguns benefícios a curto prazo.

Parece que jejuar por um curto período de tempo pode produzir cetose, que é um processo que ocorre quando o corpo não tem glicose suficiente para obter energia e, em vez disso, decompõe a gordura armazenada. Isso causa um aumento de substâncias chamadas cetonas. Isso, juntamente com menos calorias consumidas em geral, pode levar à perda de peso. A pesquisa sugere que o jejum em dias alternados é tão eficaz quanto uma dieta típica de baixa caloria para perda de peso.

O jejum também afeta os processos metabólicos do corpo que podem funcionar para diminuir a inflamação, bem como melhorar a regulação do açúcar no sangue e a resposta ao estresse físico. Algumas pesquisas mostram que isso pode melhorar as condições associadas à inflamação, como artrite, asma e esclerose múltipla.

Poucas pesquisas de longo prazo foram feitas sobre o jejum intermitente para examinar como ele afeta as pessoas ao longo do tempo. Como resultado, os benefícios ou riscos para a saúde a longo prazo são desconhecidos.

Efeitos colaterais do jejum intermitente

O jejum intermitente pode ter efeitos colaterais desagradáveis. Eles podem incluir fome, fadiga, insônia, irritabilidade, diminuição da concentração, náusea, prisão de ventre e dores de cabeça. A maioria dos efeitos colaterais desaparece dentro de um mês.

Seguir uma rotina de jejum intermitente pode ser mais fácil para algumas pessoas, em vez de tentar controlar as calorias todos os dias. Outras pessoas, especialmente aquelas com horários ocupados ou variáveis, têm mais dificuldade em manter uma rotina de jejum intermitente.

O jejum intermitente é adequado para você?

O jejum intermitente é seguro para muitas pessoas, mas não é para todos. Pular refeições não é recomendado para menores de 18 anos, pessoas com histórico de distúrbios alimentares ou grávidas ou amamentando. Os atletas podem ter dificuldade em abastecer e reabastecer adequadamente para um estilo de vida ativo. Se você tem diabetes ou outros problemas médicos, converse com sua equipe de saúde antes de iniciar o jejum intermitente.

Além disso, observe que a chave para a perda de peso com o jejum intermitente é não comer demais durante as janelas de alimentação. Comer menos calorias do que gasta continua sendo a base para perder peso.

Reduzir o período de alimentação pode dificultar a obtenção das vitaminas e minerais necessários. Durante esta dieta, é importante comer refeições feitas com ingredientes saudáveis ​​e de qualidade, como frutas, vegetais, grãos integrais, laticínios com baixo teor de gordura e proteínas magras.

O jejum intermitente pode ser perigoso se for levado longe demais. Uma técnica chamada jejum seco restringe a ingestão de alimentos e líquidos, resultando em desidratação grave e apresentando sérios problemas de saúde. A desnutrição pode ocorrer se a restrição calórica for muito severa, como uma média de menos de 1.200 calorias por dia a longo prazo.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *