Ozempic e Wegovy são normalmente prescritos para diabetes, mas nos últimos meses…
Bebida é estimulante, melhora o desempenho em exercícios e protege o sistema respiratório
O consumo moderado do café proporciona uma série de benefícios para a saúde. A bebida tem um efeito termogênico e, por isso, ajuda na perda de peso. Também tem ação estimulante e auxilia a diminuir dores de cabeça.
Esta bebida pode prevenir algumas doenças neurodegenerativas, como Doença de Parkinson e Alzheimer, e diabetes tipo 2. O café ainda proporciona benefícios para o sistema respiratório e está associado a um menor risco de câncer.
Benefícios do café comprovados
Efeito estimulante: O principal componente do café é a cafeína. Esta substância quando consumida em doses baixas a moderadas tem ação estimulante. Assim, o sono diminui e a energia aumenta.
Café ajuda a emagrecer: Diversos estudos apontoam que o consumo de café contribui para a perda de peso. Isto ocorre porque a cafeína presente na bebida faz com que ela tenha uma ação termogênica, aumentando o gasto calórico e contribuindo para a queima de gordura.
Melhora o desempenho nos exercícios: Devido à ação estimulante da cafeína, o café proporciona mais pique para praticar exercícios. A bebida estimula a ação dos músculos durante atividades prolongadas, que passam a utilizar a gordura como fonte de energia em vez de açúcares encontrados nos carboidratos.
O alimento também irá reduzir a sensação de fadiga, melhorando o rendimento físico. Consequentemente, ocorre o aumento da força muscular, possibilitando maior grau de carga e repetições de execução do exercício após a ingestão de cafeína.
Melhora a concentração: Devido ao efeito estimulante da cafeína, o café irá proporcionar melhora na concentração e consequentemente na capacidade de aprendizado.
Bom para os músculos: A cafeína poupa a glicose do músculo esquelético. Quanto maior a quantidade de glicose no músculo, mais longe ele fica da fadiga; e ainda aumenta e facilita a entrada da quantidade de cálcio.
Protege o sistema respiratório: Diversos estudos, entre eles um realizado pelo Cochrane Database Review , apontam que o café tem um efeito broncodilatador. Portanto, é bom para quem tem asma – e também para prevenir a doença. Além disso, a bebida também reduz a fadiga dos músculos respiratórios.
Previne o Parkinson: Estudos apontam que o café tem sido eficaz na prevenção do Parkinson. Em um deles, homens que consumiam pelo menos 3 a 4 xícaras de café por dia apresentavam um risco cinco vezes menor de desenvolver Parkinson, do que os não-consumidores. Num outro estudo prospectivo, homens que bebiam diariamente uma xícara de café possuíam um risco 50% menor de desenvolver a doença, não tendo sido encontrada qualquer associação em relação ao consumo de descafeinado. Por isso, acredita-se que é a cafeína que ajuda a prevenir o Parkinson.
Diminui o risco de depressão: Diversas pesquisas demonstraram uma associação inversa entre o consumo de café e o risco de suicídio. Ainda não se sabe exatamente a razão deste benefício. É conhecido que doses moderadas de cafeína interferem positivamente no humor. Além disso, o ácido acético, presente em boas quantidades no café, apresenta efeito antidepressivo quando administrado em animais.
Previne câncer: O café, em quantidades moderadas, ajuda na prevenção do câncer. Isto porque ele possui ação antioxidante e combate os radicais livres que favorecem o aparecimento de tumores.
Diminui o risco de morte: Um estudo feito com mais de 400 mil homens e mulheres americanos e publicado na revista científica New England Journal of Medicine concluiu que o consumo moderado de café pode estar inversamente relacionado à mortalidade total. Os tomadores de café apresentaram menor mortalidade por causas cardíacas, doenças respiratórias, acidente vascular cerebral, causas externas, diabetes e doenças infecciosas.
Previne espasmos nos olhos: Pessoas que consomem o café de forma moderada estão sujeitas a desenvolver menos espasmos involuntários nos olhos, chamado de blefaroespasmo primário. Pesquisas apontam que o consumo do café também é benéfico para quem já sofre com a doença, pois ele irá atrasar o desenvolvimento.
Previne a morte por cirrose: Uma pesquisa feita pela Universidade Nacional de Singapura com 63 mil pessoas observou que beber duas ou mais xícaras de café por dia pode reduzir o risco de morte por cirrose.
[…] o cansaço continuar a bater, você pode tomar mais um pouco de café lá pelas 10h da manhã. Porém, tente não exagerar na quantidade, tendo em vista que consumir […]
[…] Isso significa que a cafeína acelera o metabolismo do corpo. Por causa disso, o organismo passa a processar as substâncias mais rapidamente e queima mais calorias no processo. Somando isso ao inibidor de apetite, a cafeína é um poderoso aliado na tentativa de emagrecer. […]