skip to Main Content
como fazer a barba crescer

Esperar que a barba cresça pode parecer muito com ver a grama crescer. Isso pode ser frustrante se você estiver tentando deixar a barba crescer. Quanto mais jovem você for, mais tempo levará para atingir seus objetivos de barba. Os pelos faciais dos homens começam a aparecer durante a puberdade. Muitos homens ostentam o início de um bigode e alguns raminhos de cabelo no queixo anos antes do resto da barba começar a aparecer.

Alguns homens veem sua barba cheia aparecer quando são tão jovens quanto 18 ou 19 anos. Outros podem continuar a ter áreas esparsas de crescimento até os 20 e poucos anos ou até mais tarde.

Alguns homens podem nunca conseguir a barba dos seus sonhos. A genética e os hormônios desempenham um papel importante na determinação de quão rápida e completamente sua barba crescerá. Hábitos de saúde e estilo de vida também podem desempenhar um papel.

O que causa o crescimento de barba?

O crescimento dos pelos faciais é amplamente impulsionado pela testosterona, um hormônio. Os níveis de testosterona podem variar. Para homens entre 19 e 38 anos, a faixa normal é de 264 a 916 nanogramas por decilitro (ng/dL) . Isso representa cerca do 3º ao 98º percentil da testosterona.

Ter baixa testosterona pode afetar negativamente o crescimento da barba. Para homens com testosterona clinicamente baixa , tomar suplementos sob a supervisão de um médico pode ajudar a aumentar o crescimento da barba. Se sua testosterona estiver dentro da faixa normal, tomar suplementos provavelmente não ajudará.

Você também pode ser geneticamente predeterminado para uma barba escassa, mesmo que sua testosterona seja normal. Isto é em grande parte devido a variações genéticas, etnia e hereditariedade.

Tenha em mente que você herda genes de ambos os pais. A barba do seu pai pode indicar como será a sua, mas a do seu avô materno também. A plenitude do crescimento da barba também pode ser afetada pela testosterona. Há alguma evidência essa taxa de crescimento linear do cabelo, ou seja, a rapidez com que sua barba cresce, é determinada pela quantidade de diidrotestosterona (DHT) que você produz.

DHT é um subproduto da testosterona, ativado por uma enzima nas glândulas sebáceas do folículo piloso. As taxas de crescimento da barba podem variar consideravelmente. Uma vez que seu padrão de crescimento de barba esteja totalmente estabelecido, você pode notar que sua barba cresce cerca de 1,2 cm por mês.

Dicas para crescer barba

Sua saúde geral afeta tudo, incluindo sua barba. Você não pode alterar sua genética, mas existem hábitos de vida que podem torná-lo mais saudável e ajudá-lo a obter uma barba mais cheia mais rapidamente.

Exercício

O exercício melhora o fluxo sanguíneo, o que ajuda a estimular o crescimento do folículo piloso. Exercícios como levantamento de peso e treinamento de força também podem aumentar temporariamente a testosterona. Tente variar os treinos que você faz, bem como a hora do dia em que você os faz. Os níveis de testosterona flutuam naturalmente em homens jovens durante o dia, aumentando pela manhã e diminuindo à tarde.

Dieta

Uma boa nutrição de uma dieta saudável e equilibrada pode beneficiar sua barba e seu corpo. É importante manter o índice de massa corporal na faixa normal, pois a obesidade pode diminuir a testosterona .

Certos nutrientes, como o zinco, também podem ser benéficos para os níveis de testosterona. Uma dieta saudável não anulará a genética, mas pode ajudar seu cabelo existente a crescer mais saudável e mais brilhante. Inclui o seguinte:

  • proteína magra, como frango e salmão
  • ferro , como fígado
  • grãos integrais e outros carboidratos saudáveis
  • alimentos ricos em zinco , como nozes e grão de bico
  • gorduras saudáveis , como as dos abacates
  • frutas e vegetais, como aqueles ricos em vitaminas do complexo B e vitaminas A, C, D e E ; essas vitaminas podem ajudar no crescimento do cabelo

Vitaminas e suplementos para o crescimento da barba

Muitos suplementos são direcionados especificamente para o crescimento da barba. Tal como acontece com a dieta, não há cura milagrosa capaz de anular a hereditariedade.

Se você não conseguir obter todos os nutrientes de que precisa através da dieta, tomar um suplemento ou multivitamínico completo com ferro e zinco pode ser igualmente benéfico.

Dorme

O sono é essencial para uma saúde geral ideal. Também pode ser benéfico para o crescimento da barba. A testosterona em seu sistema é liberada principalmente durante o sono. Não descansar o suficiente, apneia do sono e sono fragmentado podem afetar negativamente esse processo.

Assim, a PMC descobriu que a restrição diária do sono reduziu os níveis de testosterona em homens jovens saudáveis. Outro estudo descobriu que pico dos níveis de testosterona por volta do início do primeiro ciclo de sono REM e permanece nesse nível até acordar.

Lavar e hidratar

Manter a pele e a barba limpas e hidratadas pode ter um efeito positivo na aparência da barba. Assim, mantenha os poros abertos esfoliando o rosto. Isso ajudará a remover as células mortas da pele e detritos ao redor de cada folículo piloso. Também ajudará a reduzir a ocorrência de pêlos encravados sob a barba.

Os condicionadores leave-in projetados especificamente para barba podem ajudar a nutrir o cabelo, mantendo-o macio e hidratado. Isso eliminará a caspa da barba e fará com que sua barba pareça mais cheia. Você pode experimentar cremes, óleos e loções para ver qual é o melhor para seu tipo de pele e barba.

Crescimento de barba mais espessa

Antes de mais nada, manter a barba limpa e hidratada ajuda a parecer mais espessa. No entanto, não existe um regime específico que tenha sido cientificamente comprovado para engrossar o cabelo da barba. Assim, evidências anedóticas apontam para o azeite e o óleo de abacate como potenciais espessantes da barba.

É possível, no entanto, que esses hidratantes ricos funcionem da mesma maneira que os condicionadores sem enxágue – mantendo o cabelo da barba nutrido, tornando-o mais exuberante e espesso.

Então, minoxidil (Rogaine) é um produto desenvolvido para estimular o crescimento do cabelo no couro cabeludo. Embora também possa funcionar no rosto, não use para essa finalidade. Aliás, também pode não ser prático usar dessa maneira, pois deve permanecer na pele por cerca de quatro horas de cada vez.

Leve embora

Como resultado, a taxa em que sua barba crescerá, bem como sua plenitude, é amplamente determinada pela genética. Assim, testosterona e DHT também desempenham papéis importantes.

 

Afinal, manter-se saudável por meio de dieta e exercícios pode ajudar sua barba a ser mais saudável também. Como resultado, dormir o suficiente e manter uma boa higiene também pode ajudar.

Foto Destaque: Getty Images

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.