Skip to content

Embora não haja dados formais recentes sobre a popularidade dos pêlos faciais, não é preciso um estudo para perceber que a barba parece estar em toda parte. Cultivá-los parece ter muito pouco a ver com manter os rostos quentes e muito a ver com aparência e estilo.

Mas e aqueles de nós que têm problemas para cultivar pêlos faciais? Embora existam alguns truques para incentivar o crescimento geral do cabelo, no final do dia tudo se resume à genética.

É testosterona?

É uma resposta precipitada pensar que a testosterona, o hormônio sexual masculino, é responsável pelo crescimento da barba. Mas a maioria dos homens realmente tem níveis semelhantes de testosterona.

A baixa testosterona é caracterizada por uma série de outros sintomas, como:

  • disfunção erétil
  • infertilidade
  • diminuição da massa muscular
  • desenvolvimento de tecido mamário

Se você não estiver enfrentando esses sintomas, a terapia com testosterona do seu médico ou de um suplemento provavelmente não ajudará.

É uma condição de pele?

Em casos raros, uma condição de pele é a culpada pela falta de crescimento do cabelo. Certas condições da pele, como alopecia, causam calvície ou perda de cabelo. Se você tem sintomas de uma condição de pele, o que provavelmente afeta sua cabeça e seu cabelo, visitar um dermatologista pode ajudar.

Em alguns casos, cabelos finos ou de crescimento lento são o resultado do hipotireoidismo, uma tireoide hipoativa. No entanto, essa condição é mais comum entre mulheres com mais de 50 anos. Cabelo fino ou perda de cabelo também podem ser um sintoma de deficiência de ferro ou anemia.

Geralmente, barba é genética

Para a maioria dos homens que lutam para cultivar pêlos faciais, a culpa é da genética. Se o seu pai ou avô teve dificuldade com o crescimento de pêlos faciais, é possível que você também tenha. E para esses homens, realmente não há muitas soluções.

Embora os implantes de barba tenham atingido recentemente o mercado, eles são uma opção extrema para um problema relativamente menor.

Os suplementos para aumentar a barba funcionam?

Com a crescente popularidade das barbas e pêlos faciais, alguns fabricantes de suplementos estão aproveitando os homens que têm problemas para cultivar restolho. Essas empresas oferecem suplementos e cremes que prometem barbas mais grossas e cheias. No entanto, a maioria deles não tem credibilidade científica.

Há algumas evidências em estudo da Pubmed que a vitamina D pode ativar folículos pilosos que ficaram dormentes. Vitaminas do complexo B como B-12, biotina e niacina podem fortalecer e ajudar a condicionar o cabelo.

Um desses suplementos — Beardalizer — promete aumentar o crescimento da barba, fornecendo nutrientes como vitamina C, biotina e vitamina A. Como os suplementos capilares comercializados para mulheres, diz-se que essas vitaminas e minerais produzem cabelos mais grossos e saudáveis.

Mas se o seu corpo não foi feito para deixar a barba crescer — devido à genética — o suplemento pode não funcionar. Uma vitamina diária típica contém ingredientes semelhantes e provavelmente é mais barata.

Pequenas dicas que podem valer a pena

Antes de mais nada, você está achando difícil deixar a barba crescer, há uma pequena chance de ser porque você simplesmente não está cuidando de si mesmo. Bem como uma boa cabeça de cabelo, os pêlos faciais requerem uma dieta saudável e sono regular. Assim, seus primeiros passos para alcançar sua meta de pêlos faciais devem incluir o seguinte:

  • Reduza o estresse. De acordo com a Mayo Clinic, embora não haja uma resposta simples sim ou não, alguma perda de cabelo pode estar relacionada ao estresse.
  • Coma uma dieta saudável. Uma dieta equilibrada dará ao seu corpo todos os nutrientes de que precisa.
  • Descanse bastante. Quanto melhor você dormir, melhor será sua saúde.
  • Não fume. Fumar também pode levar à perda de cabelo, como aponta um estudo mais antigo.
  • Cuide da sua pele. Descubra seu tipo de pele e siga uma rotina de cuidados com a pele.

Takeaway

Como resultado, você não pode deixar a barba crescer se a genética para ela simplesmente não estiver lá. Mas, se você fornecer o ambiente mais saudável para o crescimento do cabelo, isso deve ajudar a equilibrar manchas irregulares ou engrossar o cabelo existente.

Assim, se nada parece funcionar, então se conforte com o fato de que as modas mudam a cada poucos anos. Afinal, em breve, um rosto liso estará de volta à moda, e as barbas serão ultrapassadas.

Foto Destaque: Getty Images 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *