Skip to content

Os 8 benefícios do chocolate para a saúde

Em entrevista com a nutricionistas Dra. Mariana Maciel pedimos para ela nos passar uma lista de 8 benefícios do chocolate para a saúde. Confira!

1) O cacau é rico em catequinas, um tipo de flavonóide que tem propriedades anti-inflamatórias e efeito protetor contra doenças cardiovasculares

2) Alguns estudos mostram que essas mesmas catequinas e a cafeína também estão relacionadas com a modulação do gasto energético e diminuição da gordura abdominal.

3) Numa pesquisa comparativa entre alimentos com propriedades funcionais, o chocolate foi o alimento que percentualmente promoveu mais efeitos positivos  na saúde com melhora do perfil lipídico e menor oxidação do LDL colesterol, devido a ação dos flavonoides contidos nele.

4) Os flavonóides contidos no cacau combatem a formação dos radicais livres no nosso organismo, estando por isso também relacionado ao combate do processo de envelhecimento.

5) O chocolate em barra contém vitamina B12, uma vitamina difícil de ser obtida na alimentação de pessoas que consomem poucas fontes de proteína animal, como os ovo-lacto-vegetarianos. Vale lembrar que o achocolatado em pó também contem tal vitamina, mas por ser enriquecido dessa e de outras vitaminas. Note que é um enriquecimento. Outros alimentos também podem ser adicionados de B12 industrialmente.

6) O chocolate  é rico em gorduras e também por isso tem elevado valor energético. Por outro lado, as gorduras também podem ser interessantes: nos proporcionam sensação de saciedade por mais tempo. Melhor se associarmos ao chocolate as castanhas e nozes de qualquer tipo. Elas são fontes das gorduras do tipo ômega, aquelas que estão relacionadas á boa saúde do coração.

7) O chocolate em barra também é boa fonte de Magnésio (uma barra de 30g fornece em média de 15 a 20% da recomendação de ingestão diária). O Magnésio está diretamente relacionado com a saúde óssea e também arterial.

8) A cafeína e teobromina contidas no chocolate são potentes estimulantes, podendo nos dar aquele “impulso” que nos falta ás vezes.

Observação: os chocolates mais utilizados nos estudos contém no mínimo 50% de cacau ou pasta de cacau,chegando até a 70% de cacau, sendo estes os mais recomendados para o tratamento ou prevenção.

Observação 2: O chocolate branco é isento de massa de cacau, por isso, não possui as mesmas propriedades.

Observação 3: Diabéticos: o chocolate diet com alta concentração de cacau contém todas as substâncias responsáveis pelo efeito benéfico do chocolate tradicional (exceto a b12).

Observação 4: Intolerantes a lactose e leite: nas versões de chocolate com soja e alto teor de cacau, também encontrarão as mesmas propriedades (exceto a b12).

 

Voltar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *