Skip to content

Mas o que são alimentos transgênicos?

Hoje muito se fala sobre alimentos transgênicos, sempre desaconselhando seu consumo.
Realmente é importante ter cuidado, mas talvez nem tudo seja tão perigoso assim. E é muito provável que você já esteja consumindo alimentos transgênicos sem saber!

Mas o que são alimentos transgênicos?

São alimentos geneticamente modificados através da bioengenharia com o intuito de melhorar alguma característica. Essa característica pode ser referente a sabor, durabilidade, resistência a pragas, etc.

Porque são ruins?

Essa tecnologia é muito recente e a verdade é que não temos estudos de longo prazo para saber a real consequência dessas modificações para o meio ambiente e para a saúde humana.
O raciocínio mais lógico considera que se estamos consumindo um alimento que não existe na natureza e, por isso, há grande chance de o meu organismo não saber processá-lo e ter consequências negativas.
Obviamente, isso é possível, mas também existe a chance de não ser necessariamente assim. Os pesquisadores precisarão estudar por muito tempo ainda para chegar a uma conclusão.
Sem dúvida, o mais prudente seria não liberar tais alimentos para consumo humano enquanto não se sabe com certeza suas consequências.
Como isso não ocorre, é importante que você analise os alimentos que compra e procure optar, sempre que possível, por alimentos orgânicos e produtos que não contenham alimentos transgênicos em sua composição.

Alimentos orgânicos

Hoje já temos mercados e feiras só com produtos orgânicos. Além disso, muitos produtos em supermercados convencionais já têm o rótulo de organizações que certificam a produção desses alimentos, fique atento!
Ainda nos rótulos, outra dica é procurar as expressões: “livre de” ou “sem” aditivos; ‘livre de” ou “sem” corantes artificiais; “minimamente processado”; “feito com ingredientes orgânicos”. E verificar se há em algum lugar um triangulo amarelo com a letra “T” inscrita. Se houver, esse alimento pode conter mais de 1% de ingredientes transgênicos em sua composição.
Outra dica é olhar a lista de ingredientes contida no verso: – ela vai te dar duas informações:
1. quanto menos ingredientes, melhor!
2. veja se você conhece todos os ingredientes que vão nessa receita. quanto mais familiares, menor será o seu consumo dos aditivos químicos.

Onde estou consumindo transgênicos?

No Brasil, já temos muitos alimentos e produtos com ingredientes transgênicos, principalmente nos produtos que contenha ou sejam00 derivados da soja, milho e algodão.
Com certeza você já pensou no óleo que usa para cozinhar. Sim, ele pode ser feito a partir de matéria prima transgênica!
Fique atento aos rótulos e, sempre que possível, opte por algum produto que não os contenha.

 

Voltar

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *