Skip to content

Ovos e gravidez

A gravidez aumenta significativamente as necessidades nutricionais da mulher, especialmente de nutrientes como energia, proteínas e ácidos graxos ômega-3, bem como de muitas vitaminas e minerais, incluindo cálcio, vitamina D, ácido fólico, ferro e zinco.

Graças à sua densidade de nutrientes, os ovos são uma excelente escolha alimentar durante a gravidez para ajudar a satisfazer as necessidades nutricionais adicionais da mãe e do bebé durante esta fase da vida.

As mulheres grávidas podem comer ovos?

É seguro para mulheres grávidas comer ovos, desde que estejam completamente cozidos ou pasteurizados. O governo de Nova Gales do Sul aconselha as mulheres a comerem ovos apenas se estes tiverem sido bem cozinhados a pelo menos 71°C. No caso de ovos cozidos, escalfados ou fritos, isso significa até que a clara endureça e a gema comece a engrossar.

Isso significa que as mulheres grávidas podem desfrutar de ovos cozidos, porém devem estar atentas para evitar ovos crus em alimentos como aioli, maionese caseira, massa de bolo ou mousse. Maionese e aioli comprados comercialmente são geralmente seguros, pois são tratados termicamente para destruir qualquer bactéria potencialmente prejudicial. Verifique os prazos de validade dos produtos antes de comprar e consumir.

Quantos ovos uma mulher pode comer durante a gravidez?

tirando ovos de uma caixa

Durante a gravidez, os ovos são uma ótima maneira de ajudar a atender às necessidades nutricionais diárias. As mulheres grávidas podem consumir ovos diariamente como parte de uma dieta saudável e equilibrada que também inclui muitos vegetais, frutas, grãos integrais e uma variedade de alimentos ricos em proteínas, como ovos, carne magra, frango, peixe, legumes, nozes e sementes, bem como gorduras saudáveis, como abacates e azeitonas.

Se você tem diabetes gestacional ou níveis elevados de colesterol LDL, a Heart Foundation recomenda limitar a ingestão de ovos a 7 ovos por semana.

Os benefícios de comer ovos durante a gravidez

Por serem repletos de proteínas de qualidade e nutrientes essenciais, os ovos são uma ótima maneira de ajudar a suprir as necessidades nutricionais diárias da mulher durante a gravidez. 

Os ovos contêm 13 vitaminas e minerais diferentes, gordura ômega-3 e também antioxidantes e são uma rica fonte de proteínas de qualidade, essenciais para o desenvolvimento saudável do bebê. Apenas uma porção de ovos fornece 90% das necessidades adicionais de proteína que as mulheres necessitam durante a gravidez.  

Eles também contêm grandes quantidades de colina, um nutriente que, juntamente com outros nutrientes essenciais, desempenha um papel importante no desenvolvimento do cérebro e da medula espinhal durante a gravidez.

Além de tomar suplementos de ácido fólico, consumir colina durante a gravidez pode reduzir o risco de defeitos do tubo neural. A colina, no entanto, raramente é encontrada em multivitaminas durante a gravidez, por isso é importante consumir regularmente alimentos que contenham colina, como ovos.

Os ovos contêm uma variedade de vitaminas, incluindo vitamina A, que auxilia no desenvolvimento saudável dos olhos e da pele e contribui para um sistema imunológico saudável. Eles também contêm outros nutrientes importantes para a gravidez, como iodo, ácido fólico e ferro. 

Como aproveitar os ovos durante a gravidez

Omlete na tábua de cortar

Para obter todos os benefícios nutricionais dos ovos durante a gravidez, mantendo a segurança alimentar, siga estas dicas:

  • Certifique-se de que todos os pratos com ovos estejam bem cozidos.

  • Verifique as datas de validade dos ovos embalados antes de comer.

  • Evite ovos com casca rachada ou suja. 

  • Guarde os ovos na geladeira, dentro da caixa onde você os comprou. 

  • Não guarde os ovos em uma tigela junto com outros alimentos; mantenha-os separados.

  • Coma ovos cozidos três dias após a fervura. 

  • Coma outras sobras de pratos com ovos 24 horas após o cozimento.

Saiba mais sobre como adicionar ovos à dieta do seu bebê

Como uma fonte fácil de proteínas, vitaminas e minerais, os ovos são uma adição valiosa ao plano alimentar diário da mãe e do bebê. 

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *