Carboidratos (ou carboidratos para abreviar) são quebrados em açúcares dentro do corpo…
O boldo é uma das plantas medicinais mais conhecidas e utilizadas. É famoso por suas propriedades digestivas e hepáticas, que ajudam como um remédio caseiro para o fígado. Isso acontece por conta das substâncias ativas, o ácido rosmarínico ou boldina.
Além disso, pode ser usado por conta de suas propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e antioxidantes. No entanto, o boldo possui algumas restrições. É contraindicado para mulheres grávidas ou para pessoas com pedra na vesícula, inflamação nas vias biliares ou pancreatite. Por isso, conheça 5 benefícios da planta.
Estimular o funcionamento do fígado
Duas propriedades do boldo são grandes responsáveis para o estimulo do funcionamento do fígado. Assim, a boldina, mais encontrada no boldo do Chile, e a forscolina, presente no boldo brasileiro, ajudam na produção da bile para a vesícula biliar. Dessa forma, colaboram para o fígado trabalhar melhor. Além disso, se faz útil em casos de problemas do fígado que causam dor de cabeça, mal-estar e suor frio.
Auxiliar no tratamento de gastrite e pedra na vesícula
Assim como dito anteriormente, o boldo ajuda na produção de bile. Por isso, consegue ajudar no tratamento de problemas da vesícula biliar. Além disso, pode normalizar o funcionamento do mesmo. Enquanto isso, os alcaloides do boldo controlam os ácidos do estômago, diminuindo os sintomas da gastrite, reduzindo a acidez e auxiliando no tratamento da azia.
Melhora a digestão
O boldo é muito importante para quem sofre com problemas no fígado e no estômago. Por isso, ajuda a melhorar a digestão. A ação acontece quando se toma o chá antes das refeição. Além disso, a boldina melhora a ação da bile no intestino. Dessa maneira, as gorduras acabam sendo melhores digeridas e alivia a má digestão.
Tem ação antioxidante
Por conta de sua composição, como a presença de boldina e forscalina, é possível, ao consumir a planta medicinal, uma ação antioxidante no corpo. Assim, combate os radicais livres e diminuem os danos. Além disso, previne e combate doenças associadas ao estresse oxidativo, como a aterosclerose.
Melhora a ressaca
Bebeu um pouco a mais no dia anterior e quer melhorar da ressaca? O boldo consegue digerir e eliminar o acetaldeído, uma substância produzida após o consumo de álcool. O mesmo é o responsável pelos sintomas da ressaca, como dor de cabeça e mal-estar. Além disso, protege e restabelece o fígado.
Farmacêutica, Bioquímica e Nutricionista
Graduanda em farmácia estética
Pós graduação em farmácia clínica e atenção Farmacêutica
Pós graduação em fitoterapia clínica
Formada em nutrição
Atua como farmacêutica há mais de 10 anos no mercado
magistral, Com Inscrição no Conselho Regional de Farmácia N.46216
This Post Has 0 Comments